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Frutas oleaginosas

Saiba como preparar um mix saudável e delicioso de frutas oleaginosas #2

Conforme visto no post anterior, as frutas oleaginosas, além de serem saborosas, possuem muitos benefícios para a nossa saúde.

Misturadas em um mix diário elas são capazes de prevenir contra doenças cardíacas, controlar o colesterol, o triglicérides, os níveis glicêmicos (diabetes), prevenir doenças neurológicas como o Parkinson e o Alzheimer, além de retardar o processo do envelhecimento, melhorar o sistema imunológico, a saúde da pele, a saúde dentária, dos olhos e até mesmo prevenir contra o câncer de próstata.

Nesse post veremos os benefícios de outras frutas oleaginosas como o amendoim, a avelã e a amêndoa.

  •  Amendoim: possui ácidos graxos monoinsaturados que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e aumenta os níveis do colesterol bom (HDL). O amendoim também tem uma alta concentração de polifenóis antioxidantes que auxiliam a retardar os efeitos do envelhecimento. O maior benefício do amendoim está na presença do resveratrol, um fitonutriente que é capaz de prevenir contra derrames por auxiliar na melhora da circulação do sangue no nosso cérebro, além do conhecido efeito afrodisíaco. Mas não se esqueça, é muito importante sempre verificar muito bem a qualidade do amendoim, pois ele pode conter uma aflotoxina gerada por fungos que pode trazer muitos problemas para a saúde.

 

  • Avelã: é rica em cálcio, nutriente mineral que previne contra problemas nos ossos, como a osteoporose e ainda melhora a saúde dos dentes. O maior benefício da avelã é para grávidas e crianças, pois possui folato, uma substância que diminui o risco de doenças/má formação neurológica e doenças cardiovasculares. A avelã também possui esqualeno, um nutriente anticancerígeno, redutor do colesterol ruim e vitamina B9 que melhora o funcionamento da memória. Além disso, esse fruto é rico em fibras e proteínas, melhorando o sistema intestinal e sendo muito indica nas dietas dos diabéticos. Duas avelãs são o suficiente para obter a quantidade certa desses nutrientes por dia.

 

  • Amêndoa: é rica em manganês e cobre, dois minerais muito importantes na luta contra os radicais livres e dão muita energia para o nosso corpo, mas o melhor benefício da amêndoa está na presença de gorduras monoinsaturadas responsáveis por controlar os níveis de açúcar no sangue e acelerar o metabolismo, auxiliando na perda de peso e prevenindo contra a obesidade, mas vale lembrar que para obter esse benefício é necessário uma dieta de consumo de calorias controlada e atividades físicas, pois essa gordura monoinsaturada transforma as gorduras corporais em energia e essa energia também deve ser queimada. Indica-se comer cinco amêndoas antes das principais refeições, pois elas dão saciedade e já começam a atuar na queima de outras gorduras.

O consumo dessas frutas oleaginosas é extremamente importante para a nossa saúde, mas nunca abuse da quantidade por dia. Apenas um pouco do amendoim natural (sem sal ou açúcar), duas avelãs e 5 amêndoas são o necessário para se obter diversos benefícios sem correr o risco de ganhar peso (por serem calóricas) ou ainda ter uma dose exagerada dos nutrientes que essas maravilhas contém.

Você pode encontrar essas frutas em todas as lojas Relva Verde de Produtos Naturais em Londrina.

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Publicado em 08/02/2012 na categoria Alimentos Funcionais - Comentários: nenhum
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