A semente de melancia e seus benefícios

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 30/01/2018 | Seja o 1º a comentar!

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A melancia é uma fruta consumida por muitos de nós. Além de ser deliciosa e refrescante, possui diversos nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio.

As sementes de melancia também são benéficas para o organismo, portanto, não devemos descartá-las.

Seus nutrientes e benefícios incluem:

  • Magnésio: necessário para a manutenção das funções nervosas e musculares do organismo, além de ser importante para a saúde do coração, dos ossos e do sistema imunológico;
  • Gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas: gorduras boas para o organismo, protege o coração e diminui os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim);
  • Ferro: é um componente importante da hemoglobina, uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos, cuja função é absorver e transportar o oxigênio no sangue, sua falta causa a anemia, entre outros problemas;
  • Vitaminas do complexo B: B1, B2,B3 B5, B6, B7,B9, dão suporte ao sistema nervoso;
  • Ação diurética: não deixa o organismo acumular água em excesso, combatendo o inchaço;
  • Têm propriedades antimicrobianas: age contra infecções bacterianas e fúngicas;
  • Fibras: auxilia na motilidade intestinal;
  • O chá da semente controla a hipertensão arterial por conter substâncias vasodilatadoras, o que facilita a circulação do sangue no organismo. Também auxilia no aumento da libido sexual e na circulação sanguínea.

Como consumir as sementes de melancia

Para ser consumida torrada, basta colocar as sementes em uma forma e levar ao forno por aproximadamente 20 a 30 minutos, até que fiquem secas e crocantes.

Pode ser triturada e misturada a farinha e usada em bolos, vitaminas, pães e sopas.

Para fazer o chá, coloque 1 colher de chá da semente triturada em uma xícara de água fervente sem açúcar.

 

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