Açafrão e Seu Poder Anti-Inflamatório

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 25/09/2015 | Seja o 1º a comentar!

O açafrão (cúrcuma) é uma especiaria amplamente utilizada como condimento na culinária e para dar cor aos alimentos, devido sua cor amarelo intenso. Também é usado na Índia há muitos anos, com propriedade medicinal. Isso se deve graças a curcumina, nome do pigmento presente nele que possui ação antioxidante e anti-inflamatória. Muitos estudos de alta qualidade demonstram os seus benefícios para o corpo e para o cérebro.

  • Saúde para o coração: a curcumina, presente no açafrão, reverte muitos dos passos do processo patológico das doenças do coração, melhora o funcionamento do endotélio, revestimento dos vasos sanguíneos. A curcumina reduz também as inflamações e a oxidação, importantes para as doenças de coração.
  • Prevenir Alzheimer: a curcumina consegue atravessar a barreira hematoencefálica, o que permite melhorias no processo patológico da doenças de Alzheimer. 
  • Aumenta a capacidade antioxidante do corpo: os antioxidantes do açafrão protegem o organismo dos radicais livres e dos danos oxidativos, neutralizando-os graças à sua estrutura química. 
  • Poder anti-inflamatório: o açafrão consegue inibir algumas das moléculas e enzimas que são responsáveis por inflamações crônicas. Em alguns estudos o seu consumo apresentou melhoras em pacientes com atrite. 
  • Benefícios contra a depressão: um estudo demonstrou que o consumo do açafrão apresentou melhoras em um grupo de pessoas depressivas. 

Ainda estão sendo estudadas a relação do açafrão com os níveis de colesterol, atuação contra o câncer reduzindo a metástase e tratamento da artrite por ser anti-inflamatório.

O açafrão pode ser utilizado para temperos, inclusive os de carnes, também pode ser utilizado salpicando uma colher de chá em saladas, sopas, arroz e legumes. 

Consulte um nutricionista e adquira o hábito de consumir essa especiaria, que além de proporcionar um tempero especial ao alimento, possui ótimos benefícios para a saúde. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *