Agave – O Adoçante Aliado De Uma Alimentação Saudável

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 13/01/2015 | Seja o 1º a comentar!

De origem mexicana, esse adoçante é extraído através da planta Agave Tequiliana (Agave azul), sendo um substituto do açúcar refinado. É um grande aliado da alimentação saudável, por conter minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio, sua coloração é amarela clara, possui um sabor agradável parecido com o mel.

O Agave possui um poder adoçante maior do que o açúcar, ele já adoça com pequenas quantidades, o que resulta em menor quantidade calórica. Possui baixo índice glicêmico, ou seja, não provoca aumento rápido da glicemia e é ideal para pessoas que desejam substituir o açúcar comum por opções mais saudáveis.

É livre de conservantes e corantes, sem glúten e sem lactose, em duas colheres de sopa possui aproximadamente 80 calorias.

Como recomendação de uso, sugere-se que substitua uma colher de sopa de açúcar por uma colher de sobremesa de Agave. Pode ser utilizado para adoçar cafés, chás, sucos, iogurtes e vitaminas, até mesmo no preparo de bolos, panquecas e vários tipos de sobremesa. Mas atenção, mesmo sendo um adoçante mais natural e com menor índice glicêmico, os diabéticos e pré diabéticos devem consumir com moderação.

Diante de tantos benefícios do Agave, este deve sim ser incluído em uma alimentação saudável cotidiana, substituindo o açúcar refinado por um adoçante mais natural e mais rico em nutrientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *