Alimentos essenciais para a saúde da mulher

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 08/03/2017 | Seja o 1º a comentar!

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08 de março é considerado o Dia Internacional da Mulher. Essa data é tida como símbolo de uma série de reivindicações e conquistas de direitos, sobretudo no âmbito trabalhista.

As mulheres estão conquistando cada vez mais espaço na sociedade, por isso, cuidar da sua saúde, alimentação e bem-estar é muito importante. Segue abaixo algumas orientações nutricionais para a saúde da mulher:

Soja

A utilização da soja em mulheres em fase de menopausa, seja soja em grão ou em forma de proteína isolada (isoflavona), é benéfica no sentido de reduzir o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer, pois suas concentrações de fitoestrógenos (que apresentam estrutura semelhante ao estrógeno), segundo estudos, protegem o surgimento de demências no cérebro das mulheres, pois o estrógeno aumenta a atividade de neurotransmissores, que estão relacionados à memória.

Ômega Mulher 3,6 e 9

São uma combinação de óleos de origem vegetal que são ricos em ácidos graxos benéficos para nossa saúde, pois contém óleo de linhaça, óleo de prímula, óleo de borragem, essenciais para as mulheres com sintomas de tensão pré-menstrual ou aquelas com sintomas de menopausa.

Colágeno

Toda mulher deseja ter uma pele bonita, sem rugas e sem flacidez e o colágeno vem para isso, pode ser consumido em (hidrolisado), balas, sachês ou cápsulas. Uma de suas principais funções é formar as fibras que dão sustentação à pele, cabelos e unhas. Além de todos os benefícios estéticos, ele ainda protege os ossos e articulações.

Quinoa

Fonte de proteína e todas as mulheres precisam dela, a proteína está ligada com o processo de cicatrização, massa magra e desempenho da musculação. Além da quinoa temos outras fontes de proteína como leguminosas que são importantíssimas: grão de bico, ervilha, feijão e lentilha.

Castanhas e Oleaginosas

As oleaginosas como castanhas do Pará, castanhas de caju, avelã, amêndoas, nozes pecan, nozes chilenas, pistaches e amendoim, são excelentes fontes de ácidos graxos insaturados, ômega 3, que colaboram para uma ótima saúde. Vale lembrar que essas oleaginosas possuem alto teor de vitamina E, que é um antioxidante e previne o envelhecimento.

Cereais integrais

Cereais integrais como aveia, linhaça dourada ou marrom, amaranto em grão ou flocos, arroz integral, arroz 7 ou 9 grãos, cevada, chia e psyllium, possuem alto teor de fibras e vários nutrientes essenciais para a saúde, traz aquela sensação de saciedade no organismo, fazendo com que o intestino funcione melhor e promova o controle dos índices de glicemia do sangue.

Todas as mulheres devem manter uma boa nutrição para uma melhor qualidade de vida e os produtos naturais são essenciais para isso.

Consulte sempre seu médico/nutricionista.

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