Alimentos Importantes Para a Saúde do Homem

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 02/11/2015 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

Depois do “Outubro Rosa”, período dedicado à conscientização da mulher no combate e prevenção ao câncer de mama, inicia-se a campanha “Novembro Azul”, desta vez, visando promover o combate do câncer de próstata, incentivando os homens à realização do exame.

Antigamente muito se falava que os homens não se preocupavam com a saúde, inclusive a alimentação. Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) revela que homens vivem em média 7 anos menos que as mulheres. As doenças que mais acometem os homens são as doenças cardiovasculares, hipertensão, obesidade e câncer de próstata. No entanto, percebemos que atualmente a realidade é outra, com o acesso às informações houve um aumento de interesse dos homens por uma melhor qualidade de vida.

Como os homens já se interessam por uma vida saudável, abaixo seguem alguns alimentos que não devem faltar em sua dieta:

Suco de uva: fonte de polifenóis, flavonóides, resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes, que eliminam os radicais livres e relaxam os vasos, auxiliando no controle da pressão arterial.

Alimentos integrais: fonte de fibras, auxilia no combate ao colesterol, diabetes e funcionamento do intestino reduzindo o risco de câncer de intestino.

Linhaça e chia: fontes de ômega 3, auxiliam na inibição da agregação plaquetária e inibição do colesterol LDL, conhecido como o ruim.

Chocolate amargo: o cacau é fonte de catequinas de efeito antioxidante, previne várias doenças relacionadas ao coração.

Castanhas e nozes: gordura monosaturada, um tipo de gordura saudável para o coração que ajuda a reduzir o colesterol e o risco de diabetes e obesidade.

Vegetais verdes: espinafre, alface, rúcula, brócolis, couve, couve-flor, repolho são ricos em vitaminas, minerais e fibras e ainda contém luteína e zeaxantina, que são importantes para a saúde das células e dos olhos. Também ajudam na prevenção de doenças cardíacas.

O importante é sempre consultar um nutricionista e fazer exercícios físicos. Cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas, o aumento da gordura abdominal pode favorecer problemas cardiovasculares em homens.

Leia Também

Saúde do Homem: previna-se com estes produtos naturais Os homens normalmente se preocupam com a saúde depois do aparecimento de alguma doença, como colesterol elevado, triglicérides alto, diabetes, entre outras. Alguns procuram se cuidar por estética, outros poucos pela saúde, mas o sedentaris...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *