Alimentos Que Ajudam Na Digestão

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 04/05/2016 | Seja o 1º a comentar!

Comer demais e sentir aquela sensação de estômago pesado e cheio, onde muitas vezes exageramos não é fácil. Os problemas de digestão mais comuns são a azia, dor de estômago e prisão de ventre, entre outros desconfortos comuns. E mais uma vez os alimentos podem se tornar remédios, melhorando a digestão.

Alimentos que auxiliam na digestão:

Gengibre: auxilia na secreção gástrica e tem um poder anti-inflamatório natural, auxiliando na digestão e em quadros de gastrite, além de melhorar a sensação de queimação, dor e náusea. Pode ser consumido na forma de chás, ralado, em sopas, saladas e sucos.

Azeite: o azeite pode inibir a formação excessiva de ácido gástrico, melhorando a digestão e prevenindo a azia, estimula a produção de suco pancreático e a bile, facilitando a digestão. Use o azeite em saladas.

Mamão e abacaxi: o abacaxi e o mamão possuem naturalmente enzimas em sua composição chamadas bromelina e papaína, respectivamente, que auxiliam na digestão principalmente de proteínas. Pesquisas apontam que consumir uma fatia de abacaxi ou um quarto de mamão papaya após uma refeição rica em proteínas, como o churrasco, seria o ideal para uma digestão eficiente.

Couve: essa verdura contém substâncias que auxiliam no processo de cicatrização da mucosa, desintoxicando o aparelho digestivo e acalmando os sintomas da indigestão. O ideal é que a couve seja consumida crua em forma de saladas.

Carnes e peixes magros: as carnes magras e peixes são digeridas muito mais facilmente do que um bife. Cuidado com carnes vermelhas que apresentam alto teor de gordura.

Chás: alguns tipos de chás sem adição de açúcar também auxiliam no processo da digestão:

Como recomendações básicas estão comer devagar, mastigar bem os alimentos, não ingerir líquido junto às refeições, bem como tomar cuidado com a ingestão de alguns alimentos como pimenta, chocolate, refrigerante e carnes vermelhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *