Alimentos que alcalinizam o sangue

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 07/10/2016 | 2 comentários

Print Friendly, PDF & Email

Quando se fala em ph do sangue não podemos esquecer que é em torno de 7,35 à 7,45. Um pH ácido pode ocorrer devido a uma dieta ácida, estresse emocional, acúmulo de toxinas a qualquer processo que priva as células de oxigênio e outros nutrientes.

Então devemos pensar também em alimentos alcalinizantes, ou seja, aqueles que são capazes de equilibrar a acidez do sangue, esses alimentos favorecem a saúde e desintoxicação do corpo, conseguindo proteger melhor o organismo de fungos ou de gripes e infecções.

Alguns exemplos de alimentos alcalinos:

•    Sementes de abóbora, feijão branco, soja;
•    Salsa, coentro, alho (além disso é um antibacteriano natural);
•    Cebola, cenoura, alface, pepino, nabo, couve, germinados, lentilha;
•    Abacate, laranja azeda, limão e tomate (muitos acham que as frutas cítricas teriam um efeito acidificante no corpo, porém o ácido cítrico que elas contêm na verdade tem um efeito alcalinizante no sistema);
•    Maçã, abacate e uva;
•    Temperos: açafrão, ervas finas, manjericão e orégano;
•    Amêndoas, castanhas do Pará;
•    Pólen de abelha;
•    Água mineral;
•    Vinagre de maçã;
•    Cevada, aveia, amaranto.

Um dos problemas típicos da alimentação moderna, composta principalmente de alimentos embalados, refinados e processados, proteínas animais e açúcares, é que esta tende a ter um efeito acidificante sobre o corpo, com consequências para a saúde.

Alimentos industrializados são inimigos de qualquer dieta. Comemos muitos alimentos processados que produzem ácidos, como farinha e açúcar e tomamos bebidas que produzem ácido, como café e refrigerantes. Usamos muitos medicamentos, que formam ácidos, usamos adoçantes artificiais que são um veneno e formam muitos ácidos.

Alimentos muito ácidos:
•    Adoçantes artificiais, carne, cerveja, pães, açúcar, refrigerantes, chocolate, cigarros e tabaco, café, creme de trigo, peixe, farinha, sucos de frutas com açúcar, geleias e gelatina.

Segundo especialistas “todas as doenças são meramente o ponto-final de uma progressiva saturação ácida”. Fica aí então a pergunta: como estamos cuidando do nosso corpo? Será que a vida moderna, o sedentarismo, estresse elevam a acidez do meu sangue?

Procure um nutricionista para adequar a dieta de acordo com a sua necessidade, adquira hábitos saudáveis. Seu organismo agradece!

 

Leia Também

Dicas de lanches saudáveis para as crianças na volta às aulas Com o fim das férias, as crianças voltam à rotina e começa a preocupação dos pais com a alimentação dos filhos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de crianças e adolescentes obesos no país já c...
A semente de melancia e seus benefícios A melancia é uma fruta consumida por muitos de nós. Além de ser deliciosa e refrescante, possui diversos nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio. As sementes de melancia também são bené...
Benefícios da Moringa Moringa Oleífera (Moringaceae) é uma planta comum de regiões como Índia, Paquistão, África, Ásia, América do Sul e Central. A planta pode ser usada como suplemento dietético e vem sendo alvo de muitos estudos científicos. Possui vitaminas ...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (2)

  1. postado por Debora Martins em 11/10/2016

    Muito bom o artigo! Thanks 😉

    Osb.: A opção "curtir" não funciona

  2. postado por Heimara Oliveira em 16/11/2016

    Gostei muito, esclareceu minhas muitas dúvidas, principalmente em pensar que as frutas ácidas são causadoras da acidez do organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *