Alimentos que diminuem a ansiedade e nervosismo

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 21/07/2017 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

A ansiedade provoca uma desordem nas emoções refletindo na saúde. Quando em excesso, ela desencadeia a sensação de mal-estar e angústia em relação ao que ainda está por vir. Os ataques de gula também são comuns nesse período. Existem tratamentos psicológicos, medicamentos e também a alimentação.

Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento.

Alimentos que ajudam a combater a ansiedade e nervosismo

Vitamina C: laranja, limão, acerola, gojiberry, cranberry, blueberry, entre outros, diminuem a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.

Leite, ovos e derivados: é fonte de triptofano, um aminoácido que alivia os sintomas da ansiedade.

Banana seca: estudos comprovaram que a fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade.

Cacau: o chocolate (cacau) é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina que melhora a ansiedade. Chocolates em barra devem ser pelo menos 70% cacau e sem açúcar, ou seja, quanto mais amargo, melhor.

Espinafre: O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Pode ser consumida em folha ou em pó.

Magnésio e vitaminas do complexo B: contribuem para a formação de serotonina, substância química relacionada ao humor.

Cereais e grãos integrais, abacate, nozes, castanhas do Pará e caju, amêndoas também podem ajudar.

Uva: além de ser uma fruta energética, é fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam no funcionamento do sistema nervoso central.

Mel: ajuda o organismo a produzir a serotonina para melhorar a ansiedade.

Alguns chás calmantes também podem ajudar como camomila, valeriana, capim limão, melissa, mulungu, jasmim e erva de São João. Dois copos por dia de algum desses chás já diminuem a ansiedade e melhora a qualidade do sono.

Evite os alimentos à base de cafeína, os embutidos, comidas industrializadas e beba muita água, atividade física também é fundamental.

Leia Também

Dicas de lanches saudáveis para as crianças na volta às aulas Com o fim das férias, as crianças voltam à rotina e começa a preocupação dos pais com a alimentação dos filhos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de crianças e adolescentes obesos no país já c...
A semente de melancia e seus benefícios A melancia é uma fruta consumida por muitos de nós. Além de ser deliciosa e refrescante, possui diversos nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio. As sementes de melancia também são bené...
Benefícios da Moringa Moringa Oleífera (Moringaceae) é uma planta comum de regiões como Índia, Paquistão, África, Ásia, América do Sul e Central. A planta pode ser usada como suplemento dietético e vem sendo alvo de muitos estudos científicos. Possui vitaminas ...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *