Alimentos que Previnem o Câncer de Mama

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 30/09/2015 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

Outubro é o mês da luta mundial contra o câncer de mama, sendo, por isso, conhecido como Outubro Rosa

O câncer de mama é basicamente um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Caracteriza-se através do crescimento anormal das células mamárias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano.
Os fatores de risco para se desenvolver a doença de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) são idade, fatores endócrinos, genéticos e comportamentais, este inclui o tabagismo, obesidade e alimentação inadequada.
Sabemos que uma alimentação saudável pode prevenir muitas doenças, com o câncer de mama não é diferente. Abaixo seguem alguns alimentos fundamentais para prevenir a doença:

  • Uva: Flavonoides presentes na uva tem o poder de retardar o crescimento das células cancerígenas. Prefira os sucos de uva integrais, estes garantem 100% da fruta.
  • Vinho tinto: consumido com moderação, o resveratrol presente no vinho faz com que as células cancerosas fiquem mais suscetíveis ao tratamento de radiação.
  • Tomate: riquíssimo de licopeno, que por seu poder antioxidante auxilia a diminuir o risco de câncer.
  • Blueberry ou Mirtilo: seus fotoquímicos impedem o crescimento das células cancerígenas.
  • Romã: Estudos comprovam que pode combater as células do câncer preservando-as saudáveis. 
  • Óleo de linhaça: possui lignanas que protegem contra o câncer.
  • Chá verde: reduz o risco de desenvolver câncer de mama e evita a sua propagação em mulheres que já tem a doença. 
  • Abacate: possui ácido oleico que previne o câncer.
  • Peixes – ômega 3: sardinha, salmão, bacalhau, entre outros peixes são ricos em ômega 3, este componente reduz o colesterol ruim (LDL), com isso previne o câncer, visto que o aumento do colesterol também é um fator de risco.

Adote estilos de vida saudáveis, alimente-se bem, faça exercícios físicos e lembre-se, prevenir é sempre o melhor remédio!

 

Leia Também

Dicas de lanches saudáveis para as crianças na volta às aulas Com o fim das férias, as crianças voltam à rotina e começa a preocupação dos pais com a alimentação dos filhos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de crianças e adolescentes obesos no país já c...
Como substituir o arroz nas refeições O arroz é um alimento tradicional e juntamente com o feijão constitui o típico prato brasileiro. Para quem quer perder peso e não quer deixar de comer o arroz, o ideal é optar pelo arroz integral, onde estão presentes as fibras em maiores q...
Por mais temperos naturais na dieta Todos sabem que o sal em excesso é um grande vilão para o coração, pode causar hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e sobrecarregar os rins. Segundo a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o sal de c...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *