As Propriedades do Chá de Oliveira

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 07/05/2015 | Seja o 1º a comentar!

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A oliveira (Olea europaea L.é uma planta de origem mediterrânea. O chá de oliveira nada mais é do que a mesma planta que dá o fruto azeitona, do qual se pode tirar o azeite.

Os nutrientes presentes na folha são potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco. Possui três propriedades importantes que são antifúngica, antibacteriana e anti-inflamatória.

Abaixo segue mais algumas das propriedades do chá de oliveira:

  • Algumas pesquisas afirmam as propriedades medicinais da folha de oliveira, entre elas contribuir com a prevenção de doenças cardiovasculares, suas folhas contém alta concentração de mineirais e antioxidantes que previnem a ação dos radicais livres. O chá também é utilizado no alívio do cansaço, fadiga, estresse, prisão de ventre e auxilia no fortalecimento dos cabelos e unhas.
  • A folha também contém flavonoides, elemento comum a muitos vegetais e que apresenta ação hormonal, anti-inflamatória e antialérgica, além de ajudar a absorver a vitamina C no organismo. Vale lembrar que também possui propriedades antioxidantes, melhora o aspecto da pele, prevenindo contra o envelhecimento, além estimular o metabolismo a eliminar gordura (efeito termogênico), auxiliando na redução de peso e dietas para emagrecimento. Atua no combate aos radicais livres e previne doenças degenerativas e o envelhecimento precoce.
  • É considerado um diurético natural, o que significa que ele pode ajudar a reduzir a retenção de água e de toxinas no corpo. Além disso, melhora a digestão e evita as infecções e irritações no trato digestivo.
  • O extrato da folha de oliveira inibe ou destrói todas as formas do vírus da herpes.

O modo de preparo é fácil, basta um litro de água e 2 colheres de sopa cheia de folhas de oliveira seca. Ferva a água e despeje as folhas, tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Coe o chá e já está pronto para beber! Não use açúcar, mas pode acrescentar folhas de hortelã para valorizar o sabor. Beber de 3 a 4 xícaras ao dia. 

Gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos devem evitar o uso do chá.

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