Benefícios da Farinha de Amêndoa

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 09/05/2017 | 3 comentários

Print Friendly, PDF & Email

Amêndoas são extremamente nutritivas, sendo ricas em fibras, proteínas, vitamina E, magnésio, vitamina B2, fósforo, entre outros nutrientes importantes para a saúde.

A farinha da amêndoa tem sido muito utilizada em receitas para bolo ou pães devido seu alto valor nutricional e por não conter glúten, ou seja, pode ser utilizada no lugar da farinha de trigo em receitas. Para alérgicos ao glúten a farinha de amêndoa é uma excelente opção.

Na etiqueta do produto contém a informação que pode conter traços de glúten e derivados de amendoim, aveia, trigo e soja.
Essa informação está na etiqueta por conta da nova lei da ANVISA. De acordo com a nova exigência, a indústria deve declarar nos rótulos a presença dos principais alimentos que podem causar alergias. Como os produtos são armazenados e processados no mesmo ambiente e equipamentos em que são processados outros alimentos que contém estes ingredientes, por mais que os equipamentos sejam higienizados corretamente, devemos informar a possível presença dos mesmos, mesmo que a "contaminação" seja molecular.

Benefícios e propriedades da farinha de amêndoa

  • Ajuda a diminuir o colesterol ruim, preservando o bom colesterol, dessa maneira o risco de ter um ataque cardíaco é reduzido consideravelmente. De acordo com algumas pesquisas divulgadas recentemente, introduzir as amêndoas no cardápio diário reduz o risco de ter um ataque cardíaco.
  • Possui ação antioxidante e auxilia no tratamento do câncer que são provocados pelos radicais livres, responsáveis por danificar o DNA, justamente por seu poder antioxidante, que acaba por neutralizar a produção dos radicais livres, ajudando inclusive a reparar as células que já estejam prejudicadas.
  • Protege as células cerebrais.

Por possuir baixa quantidade de carboidrato (em média 10 gramas em uma xícara), a farinha de amêndoa pode ser utilizada na dieta LowCarb (baixa ingestão de carboidrato).

Segue abaixo uma receita de pão lowcarb com farinha de amêndoa, bem fácil e prática:

Ingredientes:

Misture tudo e por último adicione o fermento, coloque em uma frigideira untada com óleo de coco em fogo baixo, tampe, quando dourar vire e pronto!

 

Leia Também

Dicas de lanches saudáveis para as crianças na volta às aulas Com o fim das férias, as crianças voltam à rotina e começa a preocupação dos pais com a alimentação dos filhos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de crianças e adolescentes obesos no país já c...
A semente de melancia e seus benefícios A melancia é uma fruta consumida por muitos de nós. Além de ser deliciosa e refrescante, possui diversos nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio. As sementes de melancia também são bené...
Benefícios da Moringa Moringa Oleífera (Moringaceae) é uma planta comum de regiões como Índia, Paquistão, África, Ásia, América do Sul e Central. A planta pode ser usada como suplemento dietético e vem sendo alvo de muitos estudos científicos. Possui vitaminas ...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (3)

  1. postado por Fernanda em 23/05/2017

    Adoro amendoas.

    Muito boa a Dica.

  2. postado por Magda Aparecida Santos lima em 14/11/2017

    quantas calorias essa receita acima/ tem mais receitas praticas assim????

    obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *