Benefícios da Lecitina de Soja

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 18/04/2017 | 2 comentários

Print Friendly, PDF & Email

A lecitina é um composto químico onde temos a mistura de várias outras gorduras como os glicolipídeos, os triglicerídeos e os fosfolipídeos.

Em uma dieta saudável o nosso fígado consegue sintetizar essa substância que passa a ser utilizada tanto pelo sistema nervoso quanto pelo circulatório, ou seja, nós também produzimos a lecitina, que é uma gordura importante, pois compõe a membrana celular.

Existem três tipos de lecitina: a gema do ovo, germén de trigo e a soja.

Desta vez falaremos da lecitina de soja que apresenta os seguintes benefícios:

Reduz o colesterol

Durante muito tempo a lecitina de soja era usada para combater o colesterol. Ela previne o depósito de gordura na parede das artérias. Assim, esse lipídeo consegue prevenir outras diversas doenças como infartos do coração e acidente vascular cerebral.

Auxilia a saúde mental

Recentes pesquisas científicas têm demonstrado que a lecitina de soja tem a capacidade de melhorar a memória, por meio de estímulos ao cérebro.

Emagrecimento

A lecitina de soja é considerada um termogênico natural capaz de acelerar o metabolismo. Como consequência, há maior gasto calórico, contribuindo, assim, para o emagrecimento. Mas é claro, juntamente com uma alimentação equilibrada e exercícios físicos.

Auxilia a saúde da pele

Por ter como consequência a quebra das partículas de gorduras, a lecitina de soja elimina grande parte das impurezas que a nossa pele absorve. Dessa forma, problemas relacionados à acne, por exemplo, podem ser diminuídos.

Melhor funcionamento do fígado

Por ser emulsificante, a lecitina de soja quebra as partículas de gorduras presentes no organismo, auxiliando, assim, no funcionamento do fígado.

A lecitina de soja é encontrada em ou em cápsulas.

Contraindicação

Mulheres grávidas e indivíduos alérgicos à soja.

Consulte um nutricionista e inclua a Lecitina de soja em sua dieta.

Leia Também

Dicas de lanches saudáveis para as crianças na volta às aulas Com o fim das férias, as crianças voltam à rotina e começa a preocupação dos pais com a alimentação dos filhos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de crianças e adolescentes obesos no país já c...
A semente de melancia e seus benefícios A melancia é uma fruta consumida por muitos de nós. Além de ser deliciosa e refrescante, possui diversos nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio. As sementes de melancia também são bené...
Benefícios da Moringa Moringa Oleífera (Moringaceae) é uma planta comum de regiões como Índia, Paquistão, África, Ásia, América do Sul e Central. A planta pode ser usada como suplemento dietético e vem sendo alvo de muitos estudos científicos. Possui vitaminas ...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (2)

  1. postado por The Gluten Free Shop em 27/04/2017

    Ja havíamos lido uma matéria sobre a leticina de soja e sabiamos dos benefícios que ela traz para o colesterol, porém esse post é mais completo e comenta sobre outros beneficios que até entao desconheciamos como os cuidados na pele e fígado. É um potente alimento orgânicos, porém alergicos a soja devem tomar cuidado.

    Muito bom o post, parabéns.

  2. postado por Jorge Elías Filho. em 26/09/2017

    Lecitina de soja é otima. melhora o cabelo, a pele, limpa o sangue. purifica o sangue. ajuda no emagrecimento saudavel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *