Benefícios das nozes para o organismo

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 18/11/2016 | Seja o 1º a comentar!

Quando falamos em nozes lembramos das oleaginosas, são aquelas que se caracterizam por seus diversos nutrientes.

A árvore nogueira é aquela que produz as nozes, encontrada na América e na Ásia. As nozes possuem importantes nutrientes em sua composição como ômega 3, ômega 6, vitamina C, vitamina E, zinco, potássio e o aminoácido arginina.

Existem dois tipos de nozes: a noz, que é originária das regiões montanhosas da Ásia Central, onde ainda existem florestas de nozes. E a pecan, nativa do centro e do sul dos Estados Unidos. Seu nome botânico, Caryaillinoinensis, significa “Nozes de Illinois”. A pecan possui um formato similar ao da noz, porém é mais marrom e possui sabor mais adocicado e textura mais suave.

Os dois tipos de nozes possuem propriedades e benefícios muito semelhantes, gorduras boas como ômega 3 são as principais características dela, fazem bem ao coração, previnem doenças fortalecendo o sistema imunológico, além de eliminar os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce).

Utilizada como opções de lanche, as nozes são tipicamente incluídas entre as refeições.

Porém, cuidado, como toda castanha, as nozes também são calóricas, 50g (meia xícara de nozes) possui 200 calorias, portanto, não devem ser ingeridas em excesso. O ideal é consumir apenas três nozes por dia, isso nos faz usufruir dos nutrientes sem prejudicar a dieta, pessoas que estão em dietas devem procurar um nutricionista para melhor adequação na dieta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *