Benefícios do gergelim para a saúde

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 12/07/2017 | 2 comentários

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O gergelim possui variações como torrado, sem pele, com casca e o preto. Apesar destas diferenças apresentadas, possuem praticamente o mesmo valor nutricional, podendo então ser consumidos para benefícios à saúde.

Seus nutrientes incluem:

Benefícios do Gergelim para a saúde

O cálcio é o principal nutriente do gergelim. Pessoas que não ingerem leite, podem incluir o gergelim na dieta para evitar a osteoporose.

O gergelim é rico em cobre, que tem propriedades anti-inflamatórias, aliviando a dor nos ossos, músculos e diminuindo a dor causada pela artrite. O cobre ainda é conhecido por fortalecer os vasos sanguíneos e melhorar a circulação.

O zinco ajuda a produzir colágeno, dando mais elasticidade para a pele e ajudando a reparar os tecidos do corpo em geral. As sementes ainda são ricas em vitamina B, que mantém cabelo, pele e olhos saudáveis.

O gergelim ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois é rico em gorduras insaturadas, ideal para reduzir fatores de risco e proteger o coração.

Como usar

1 colher de sopa de gergelim tem aproximadamente 95 calorias. Pode ser usado em vitaminas, sopas, sucos, sanduiches ou em forma de pasta de gergelim, a chamada Tahine (uma massa densa e oleosa feita de sementes de gergelim moídas. É também chamada de manteiga, pasta ou purê de semente de gergelim, pode ser usada em tapiocas, pães, torradinhas, etc).

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Comentário (2)

  1. postado por silvia salazar em 14/07/2017

    Adoro gergelim !!! Sempre coloco na omelete, tapioca, suco verde, salada, pão…

    Ótimo saber mais sobre seus benefícios. 

    Obrigada pelas informações.

  2. postado por The Gluten Free Shop em 22/07/2017

    Gergelim é sempre uma ótima combinação com qualquer alimento, especialmente em pães e saladas. É ótimo saber que além de trazer um sabor especial em comidas, ele também traz todos esses benefícios.

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