Como substituir a carne nas refeições

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 20/10/2017 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

Muitos são os que não consomem a carne por vários fatores como costumes, crenças ou religião. Nas últimas décadas tem-se aconselhado diminuir o consumo de carnes vermelhas por causa de suspeitas de que a gordura saturada presente em grande quantidade nesses alimentos aumenta a taxa de colesterol e, com isso, ocasiona problemas cardiovasculares. Por isso, muitos optam por abolir a carne de suas refeições.

Segundo Ellen G. White, todos os elementos de nutrição se acham contidos nas frutas, verduras e cereais. Quando se abandona a carne, deve-se substitui-la com uma variedade de cereais, nozes verduras e frutas.

Quando pensamos em carne logo nos vem à cabeça as proteínas, mas também encontramos outras fontes de proteínas ótimas para nosso organismo que substituem a carne, seguem alguns exemplos abaixo:

  • Grão-de-bico: é considerado uma das melhores fontes de proteína vegetal, possui muitas fibras. Auxilia no controle do colesterol alto e previne derrames e doenças cardíacas.
  • Ovos: um ovo de galinha pode ter até 9 gramas de proteínas, poucas calorias, além de vários nutrientes, como a vitamina b12. Prefira o ovo cozido ou omelete
  • Cogumelos: shitake e funghi são excelentes fontes proteicas.
  • Feijão azuki: é rico em vitaminas do complexo B, essenciais para produzir energia e reparar os tecidos corporais e ainda tem vantagem sobre outros tipos de feijões em sua composição, pois possui mais fibras e é mais proteico.
  • Lentilha: além de ser rica em proteínas, ela contribui para liberação mais lenta do açúcar no sangue, estabilizando o nível de energia.
  • Chia: a chia nos fornece cerca de 6 gramas de proteína e 10 gramas de fibras em duas colheres de sopa.
  • Quinoa: excelente fonte de proteína, o único grão comparado ao leite materno de tantos benefícios que possui, use a quinoa em grão cozida em saladas, adicione quinoa em flocos no iogurte ou farinha de quinoa nas preparações como bolos e pães.
  • Soja: a soja pode ser consumida de várias maneiras: grão, extrato de soja, isoflavona, proteína de soja ou bife de soja. Todas elas proporcionam uma grande quantidade de proteína na nossa alimentação.

Para as opções de lanches entre as refeições consuma castanhas como (Pará, caju, nozes, avelã), pois trazem vitaminas e minerais essências para nosso organismo.

Um exemplo de um prato excelente em fontes proteicas e vitaminas: arroz, feijão azuki, bife de soja, grão de bico e saladas variadas para acompanhar. Lembrando que se pode alternar com os diversos alimentos que expliquei acima.
Consulte um nutricionista e veja as diversas opções para substituir a carne nas refeições de acordo com a individualidade de cada um.

Referência:

White, Ellen G. Conselhos sobre o regime alimentar. 12 ed. SP: Casa publicadora brasileira, 2007.

Leia Também

Dicas de lanches saudáveis para as crianças na volta às aulas Com o fim das férias, as crianças voltam à rotina e começa a preocupação dos pais com a alimentação dos filhos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de crianças e adolescentes obesos no país já c...
A semente de melancia e seus benefícios A melancia é uma fruta consumida por muitos de nós. Além de ser deliciosa e refrescante, possui diversos nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio. As sementes de melancia também são bené...
Benefícios da Moringa Moringa Oleífera (Moringaceae) é uma planta comum de regiões como Índia, Paquistão, África, Ásia, América do Sul e Central. A planta pode ser usada como suplemento dietético e vem sendo alvo de muitos estudos científicos. Possui vitaminas ...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *