Como substituir o arroz nas refeições

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 29/11/2017 | Seja o 1º a comentar!

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O arroz é um alimento tradicional e juntamente com o feijão constitui o típico prato brasileiro. Para quem quer perder peso e não quer deixar de comer o arroz, o ideal é optar pelo arroz integral, onde estão presentes as fibras em maiores quantidades. Mas, para quem deseja cortar de vez o arroz por sua grande quantidade de carboidrato ou por não gostar de arroz, temos muitas opções favoráveis que também contribuem para uma alimentação saudável.

Opções de alimentos que podem substituir o arroz:

  • Quinoa: essa é uma ótima fonte de proteína, ferro e fibras. Cozida, pode ser usada em saladas ou preparada como risoto. Tem também a quinoa vermelha e o mix de quinoa, as propriedades são iguais, mas possuem uma cor diferente que dão um colorido bonito nos pratos;
  • Couve flor ou brócolis cozido: pode usar o processador para deixá-los mais finos, ótima opção é um vegetal rico em vitaminas e minerais;
  • Amaranto: parecido com a quinoa, esse grão também nos fornece proteína, fibras, cálcio, magnésio e potássio. Pode ser cozido como o arroz.
  • Cevada: auxilia na diminuição do colesterol ruim e melhora a imunidade.
  • Batata doce: possui baixo índice glicêmico, ótima opção para os pré treinos.

Além disso, tem a batata, a mandioca, mandioca salsa, milho, inhame e cará. Esses são os substitutos gerais.

Atenção, se o objetivo for diminuir carboidrato, nem todos esses alimentos devem ser consumidos. Consulte um nutricionista para adequar a sua dieta.

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