Como substituir o ovo nas suas receitas

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 28/09/2017 | 1 comentário

Print Friendly, PDF & Email

Muitas pessoas buscam alternativas para substituir o ovo na preparação de suas receitas, mas para fazer uma substituição adequada é preciso saber qual o papel do ovo nestas receitas.

Basicamente, o ovo tem o papel de dar a “liga” na receita, além disso, ele também pode ajudar a massa a crescer deixando-a úmida e fofinha. A gema do ovo tem a função de emulsificação, igual dos óleos. Já a função da clara é para aerar a massa, deixando-a mais leve e mais macia para que o bolo cresça.

Para substituir a clara do ovo:

  1. Dissolver 1 xícara de polvilho azedo em duas xícaras de água fria. Depois leve ao fogo até dissolver completamente ou coloque no micro-ondas por até dois minutos, até dar o ponto de clara de ovo, em seguida adicione na preparação.

Para dar liga às receitas e acrescentar fibras e gorduras boas para o organismo:

  1. Semente de Linhaça: as sementes de linhaça devem ser moídas, depois coloque 1 colher de sopa de linhaça de molho em 3 colheres de sopa de água por quinze minutos. O gel que se forma equivale a um ovo na receita.
  2. Semente de Chia: coloque uma colher de sopa de chia em meio copo de água e deixe de molho por 30 minutos, seu efeito parece da gelatina auxiliando na liga da receita.
  3. Frutas (Maçã e Banana): o purê de frutas, principalmente maçã e banana também é uma ótima opção. Meia xícara de banana ou outra fruta amassada equivale a um ovo.
  4. Bicarbonato de Sódio: três colheres de chá de bicarbonato de sódio diluído em água também podem substituir o ovo.
  5. Amido de milho: acrescente duas colheres de sopa de amido de milho misturadas a duas colheres de sopa de água para substituir um ovo. Se já houver muitos líquidos presentes na receita, retire a água e acrescente o amido de milho. Ele servirá para dar liga e consistência ao alimento.
  6. Farinha de grão de bico: para cada ovo utilize 1 colher de sopa da farinha de grão de bico com um pouco de água. Bata bem antes de acrescentar na receita.

Para pincelar massas

  1. Açafrão ou Cúrcuma: Se o objetivo é dar aquela cor amareladinha à massa que vai ao forno use açafrão. Dilua 1 colher de sopa de açafrão em uma colher de sopa água.
  2. Açúcar mascavo com farinha de linhaça dourada: misture bem 1 colher de sopa de açúcar mascavo, 1 colher se sopa de farinha de linhaça dourada e 2 colheres de sopa de água e pincele sobre a massa.

O importante é identificar qual a função do ovo na receita e assim diversificar e aproveitar as diferentes opções naturais que temos a favor.

Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (1)

  1. postado por Luiz Paulo de Oliveira em 26/10/2017

    Sensacional, eu que não gosto de colocar ovos nas receitas de pães e similares, deverá ser de ótima utilidade. Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *