Como substituir o pão no café da manhã

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 07/11/2017 | 1 comentário

Print Friendly, PDF & Email

Farinha branca nem pensar! Esse é um dos motivos pelos quais muitos abandonam o pão, o que não está errado, pois a farinha branca refinada separa do trigo a casca e o gérmen, ou seja, onde se concentra a maior parte dos nutrientes. Além de ser pobre em fibras e nutrientes, aumenta o índice glicêmico e possui ação semelhante ao açúcar no organismo, aumentando a taxa de glicose no sangue e, por isso, o consumo em excesso está associado ao aumento de triglicérides e incidência de diabetes, obesidade e doenças crônicas.

Caso não queira deixar de comer o pãozinho no café da manhã, prefira sempre os pães feitos com farinha integral que não passa por refinamento, preservando os nutrientes, onde a maior parte são as fibras.

Se decidir tirar o pão da alimentação por motivos como intolerância ao glúten ou dietas com baixo carboidrato, é possível sim ter outras opções saudáveis que supram a necessidade, claro que depende da necessidade de cada um, do tipo da dieta e dos objetivos, mas existem excelentes opções:

  • Granolas (mel, açúcar mascavo, sem açúcar) que ficam uma delícia com iogurte ou em combinação com uma fruta.
  • Omelete: é mais proteína para começar bem o dia, pode usar temperos que o enriquecem ainda mais como açafrão, chimichurry, curry, cheiro verde, orégano, ervas finas, páprica, pimenta caiena, entre outros.
  • Tapioca: doce ou salgada, é um sucesso, rápido e prático de preparar. O recheio pode ser com pasta de amendoim (ótima opção pré – treino), banana com canela, geleia diet, morangos, mel, melado de cana, agave, alfarroba, queijo, proteína de soja, etc. Dá pra agregar a semente de chia no preparo da tapioca que é excelente fonte de fibras e ômega 3.
  • Crepioca: feita com duas colheres de sopa de goma de tapioca e um ovo inteiro. O ovo torna o omelete mais proteico e o recheio pode ser o mesmo citado acima.
  • Panquecas integrais: pode ser recheada com queijo ou proteína de soja. Abuse dos temperos também. Se não estiver consumindo glúten, substitua a farinha integral pela farinha de arroz.
  • Mingau: use 200ml de leite desnatado e 3 colheres de sopa de aveia flocos finos ou farelo de aveia, leve ao fogo e mexa até engrossar, pode incrementar com canela em pó ou cacau em pó. Se quiser usar açúcar, prefira o mascavo ou demerara ou, ainda, adoçantes como xilitol ou eritritol.
  • Frutas secas e in natura: ameixa seca, banana passa, uva passa, figo seco, tâmara e damasco, trazem nutrientes e benefícios à saúde.
  • Castanhas e nozes: castanha do Pará, castanha de caju, avelã, macadâmia, nozes pecan e nozes chilena, contém vitaminas, minerais e gorduras boas como a monoinsaturada e a poliinsaturada.
  • Biscoito de arroz: sem glúten e lactose, leve e prático, pode rechear com a pasta de amendoim de sua preferência.
  • Vita Sã: shake natural feito somente com farinhas integrais e naturais, pode ser adicionado ao leite desnatado, batido com frutas, sucos naturais ou iogurte, tomar 1 copo todas as manhãs. Fornece saciedade e muitos nutrientes para o seu dia.

Lembrando que essas são opções gerais, se estiver com qualquer restrição específica de carboidratos ou glúten procure um nutricionista para adequar a sua dieta.

Não pule o café da manhã, é a refeição mais importante do dia que traz energia e evita a hipoglicemia.

Leia Também

Dicas de lanches saudáveis para as crianças na volta às aulas Com o fim das férias, as crianças voltam à rotina e começa a preocupação dos pais com a alimentação dos filhos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de crianças e adolescentes obesos no país já c...
A semente de melancia e seus benefícios A melancia é uma fruta consumida por muitos de nós. Além de ser deliciosa e refrescante, possui diversos nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio. As sementes de melancia também são bené...
Benefícios da Moringa Moringa Oleífera (Moringaceae) é uma planta comum de regiões como Índia, Paquistão, África, Ásia, América do Sul e Central. A planta pode ser usada como suplemento dietético e vem sendo alvo de muitos estudos científicos. Possui vitaminas ...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (1)

  1. postado por Neusa em 11/11/2017

    Eu coloco duas ou três colheres de aveia de molho no leite vegetal ( qquer um: coco, aveia, soja,….) e deixo de molho à noite td. No dia seguinte é só misturar com frutas picadas, uva passa, Damasco ou só adoçar com mel vegetal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *