Como Substituir o Whey Protein?

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 02/07/2015 | 4 comentários

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Os suplementos a base de proteína atualmente são muito utilizados por atletas e pessoas que buscam um corpo em forma. O whey protein consiste na retirada de uma das proteínas presentes no leite de alto valor biológico para o corpo humano. 

O whey protein tornou-se um dos suplementos mais difundidos no mundo todo, seja na área esportiva ou na nutrição geral, possibilitando um aporte protéico adequado e capaz de suprir necessidades específicas de cada indivíduo, resultando na recuperação muscular pós-treino. 

Uma das perguntas mais comuns são se podem substituir um determinado suplemento de proteína, o mais conhecido é o whey protein, por um alimento que proporcione uma quantidade semelhante e, portanto, os mesmos benefícios.

Essa procura por outra alternativa pode ser por diversas razões, entre elas alergia a alguma composição do suplemento, razões econômicas, enjoados do sabor ou simplesmente por preferir alimentos fontes de proteínas. É necessário entender que não há nenhum protocolo que obrigue o indíviduo a consumir suplemento protéico, nem mesmo um requisito para obter progressos de massa muscular. 

A maioria dos suplementos de proteína são derivados ou extraídos de alimentos, pois a proteína whey é um subproduto da produção do queijo e está presente no leite, constituindo cerca de 20% da proteína total do leite, sendo que os restantes 80% são constituídos pela caseína.

Seguem alguns substitutos para os suplementos a base de proteína (Whey Protein):

  • Ricota light ou requeijão magro: este tipo de queijo é diferente da grande maioria, pois é produzido a partir do soro de leite.
  • Soja em grão: a soja fornece cerca de 36 gramas de proteína em 100 gramas. De ótimo sabor, pode acompanhar pratos e variar temperos.
  • Frango assado sem pele: ótima alternativa, fornece 33 gramas de proteína por porção, deve ser preparado sempre assado, não frito.
  • Sardinha assada: 32 gramas de proteína em uma porção de 100 gramas, mas vale lembrar que devem ser frescas, evitar as enlatadas.
  • Fígado de boi: além de ser super saudável, possui alta quantidade de ferro e carrega 30 gramas de proteína por porção.
  • Merluza e bacalhau: 26 gramas de proteína por porção, pode ser feito com legumes, batatas ou ovos.

Lembre-se sempre que as carnes em geral são as maiores fontes protéicas de alto valor biológico. Se consumir carne na refeição pós-treino, escolha sempre carnes magras, como o peito de frango. Se preferir carnes vermelhas (bovina), opte pelos seguintes cortes: patinho, músculo, miolo da paleta, coxão mole, que são os mais magros.

Além de proporcionar proteínas, os alimentos contêm nutrientes essenciais para nosso organismo. Uma pessoa focada em ter bons resultados, com base na alimentação, treinos e descanso irá conseguir uma boa estrutura muscular. 

Procure sempre um nutricionista, pois somente ele poderá montar sua dieta e avaliar se existe a necessidade de um suplemento protéico. 

 

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Comentário (4)

  1. postado por Luciene em 26/04/2016

    Posso em uma receita substituir a proteina isolada da sija por proteina do leite?

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 26/04/2016

      Olá Luciene,

      Pode substituir sim, sem problemas. Apenas não é recomendado para quem tem intolerância à lactose, alergia à proteína do leite.

      Estamos à disposição 😉

  2. postado por Luis em 03/07/2018

    Faltou informar que a soja tem uma grande quantidade de estrogênio, um hormônio feminino que é péssimo para os homens, além disso a soja é transgênica e ainda há uma grande dúvida acerca dos problemas que alimentos transgênicos podem causar.

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 06/07/2018

      Olá Luis,

      Realmente muitos tem dúvidas em relação ao consumo da soja.
      A soja não possui estrogênio (hormônio feminino), ela contém a isoflavona que é um fitoestrogênio de origem vegetal que possui a estrutura química parecida com o estrogênio, porém, para que o estrogênio possa exercer sua função ele precisa “se ligar” ao receptor específico da célula que é só dele, ou seja, o fitoestrogênio não consegue se ligar. Portanto, ainda será preciso muitos estudos para essa conclusão.

      Agradecemos seu contato e estamos à disposição.

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