Dicas Práticas Para Uma Alimentação Saudável

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 03/09/2015 | 1 comentário

Print Friendly, PDF & Email

Atualmente, a correria do dia a dia acaba nos levando a procura por alimentos mais fáceis de preparar, optando muitas vezes pelo já preparado, mas sabemos que o consumo de alimentos naturais, livres de conservantes e corantes deve ser priorizado em nossa dieta.

Seguem abaixo algumas dicas para alimentar-se bem de maneira que não ocupe muito tempo, apenas dedicação e força de vontade.

  • Inclua frutas todos os dias: podem ser aquelas práticas (banana, maçã, pera, morango, goiaba).
  • Verduras e legumes não podem faltar: inclua nas principais refeições, capriche no prato de verduras (alface, couve, almeirão, rúcula, tomate, agrião, acelga, repolho) isso deixa sua dieta rica em vitaminas, minerais e fibras.
  • Cozinhe seus legumes em pouca água ou no vapor para preservar os nutrientes: quanto mais água for utilizada, maior pode ser a perda de vitaminas.
  • Prefira os sucos não coados e as frutas com casca: assim, o consumo de fibras será maior e você terá a sensação de saciedade por mais tempo.
  • Consumir carnes grelhadas, assadas ou cozidas, evitando as frituras: antes de prepará-las, retire as gorduras aparentes.
  • Opte por iogurtes sem gordura e sem açúcar juntamente com granola: fica uma delícia!
  • Faça um mix de castanhas (caju, Pará, amêndoas, avelã) com frutas secas (banana passa, damasco, ameixa, goji berry, cranberry, uva passa) são uma ótima opção para os lanches entre as refeições, assim você “engana” a fome e auxilia naquela vontade de comer doce, além de possuir vários nutrientes como vitamina E, C, A, selênio, entre outros.
  • Tapioca é fácil de fazer: adicione semente de chia na massa pronta para tapioca e recheie com queijo branco, muçarela de búfala ou geleia sem açúcar.
  • Omelete é prático e pode ser saudável se adicionado de vegetais, como cenoura ou abobrinha ralada.
  • Inclua na dieta a linhaça, chia, gergelim e quinoa: são fibras e ricas em ômega 3.
  • Não consuma macarrão instantâneo, não compre comida congelada processada, evite consumir pizzas e lanches e muito cuidado com o excesso de açúcar e sal.
  • Para finalizar, consuma muita água, abuse da água dos chás e sucos naturais: líquidos são importantíssimos para a saúde do nosso organismo. Leve sempre sua garrafinha de água pra onde for.

Leia Também

Dicas de lanches saudáveis para as crianças na volta às aulas Com o fim das férias, as crianças voltam à rotina e começa a preocupação dos pais com a alimentação dos filhos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de crianças e adolescentes obesos no país já c...
A semente de melancia e seus benefícios A melancia é uma fruta consumida por muitos de nós. Além de ser deliciosa e refrescante, possui diversos nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio. As sementes de melancia também são bené...
Benefícios da Moringa Moringa Oleífera (Moringaceae) é uma planta comum de regiões como Índia, Paquistão, África, Ásia, América do Sul e Central. A planta pode ser usada como suplemento dietético e vem sendo alvo de muitos estudos científicos. Possui vitaminas ...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (1)

  1. postado por etiqueta de alimentos em 15/09/2015

    Dicas maravilhosas.

    Nos mulheres estão sempre ligadas em informações que podem nos ajudar na redução de gordura,perda de peso.

    Mais temos que pensar em uma qualidade de vida melhor.Principalmente na questão dos alimentos.O que comer?Quais os produtos que realmente fazem bem para saúde.

    Ler atenciosamente os rotulos dos produtos que estamos comprando.

    Então alimentos naturais são a melhor pedida no que diz alimentação saudavel.

    Lembrando também que hoje temos um grande problema em nossas frutas e verduras,que é chamado de agrotoxicos.

    Vamos procurar nos alimentar com produtos organicos o que acham?Livres dessas substancias.

     

    Parabéns pelo post…adorei as dicas vou seguir todas!!!!

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *