Farinha de Coco Emagrece?

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 05/02/2015 | 2 comentários

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Nos países tropicais o coco se destaca de várias maneiras, a partir dele temos o coco ralado, água e o óleo de coco. Mas o mais novo produto formado dele é a farinha de coco, do qual vem se destacando através de sua imensa qualidade nutricional, a quantidade de fibras presentes na farinha se destaca, pois contém uma quantidade maior que a da farinha de trigo, grande percentual da sua gordura é composta pelas triglicérides de cadeia média (TCM), que são metabolizadas direto no fígado, se tornando energia mais rapidamente e não se acumula depois no tecido adiposo. 

Quais os benefícios da farinha de coco?

  • Auxilia no bom funcionamento do intestino, afinal é riquíssima em fibras, forma uma camada de gel em torno do bolo alimentar que facilita sua circulação pelo sistema digestivo;
  • Possui baixo índice glicêmico comparado a outras farinhas;
  • Reduz os níveis de coleterol, pois o aumento de fibras solúveis auxilia na absorção de colesterol;
  • Melhora a imunidade, pois os ácidos graxos de cadeia curta estão intimamente ligados ao sistema imunológico ao impedir que as bactérias ruins da microbiota fiquem na corrente sanguínea.

E enfim, a pergunta que não quer calar… Farinha de Coco Emagrece?
Por ser rica em fibras, essas substâncias entram em contato com a água no sistema digestivo e se tornam um gel volumoso, esse aumenta a distensão do estômago, promove maior saciedade e nos impede de exagerar nas refeições. Além disso, esse gel envolve o bolo alimentar, o que torna a liberação da glicose mais lenta na corrente sanguínea, reduzindo a vontade por carboidratos por algum tempo. Com menos glicose sendo liberada de uma vez, o pâncreas produz menos insulina, hormônio responsável por colocar esse açúcar para dentro das células. Então é claro que a farinha de coco, juntamente com uma alimentação saudável e atividade física regular auxilia sim no emagrecimento.

Lembrando que nada é milagroso, tudo depende primeiramente de nós e da nossa força de vontade que aliados com um estilo de vida saudável nos ajuda a conquistar nossos objetivos.

Use a farinha em iogurtes, leites ou sucos, no máximo duas colheres de sopa ao dia, faça seu consumo sempre em conjunto com a ingestão de água, pois sem ela pode haver um favorecimento a constipação intestinal.

 

 

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Comentário (2)

  1. postado por fernando em 01/03/2016

    Posso usar a farinha de coco para fazer pães? Caso positivo qual o percentual a ser utilizado?

    Obrigado

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 01/03/2016

      Olá Fernando,

      A farinha de coco pode ser adicionada em diversas preparações como vitaminas, salada de frutas, iogurtes e granolas, além de ser usada como substituto da farinha de trigo em pães, bolos e biscoitos. A quantidade a ser utiizada dependerá da receita/quantidade que deseja fazer.

      Estamos à disposição 😉

       

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