Festa junina: é possível manter uma alimentação saudável?

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 05/06/2018 | Seja o 1º a comentar!

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Quando começam as esperadas festas juninas, muitas vezes pensamos: e agora, como não fugir da dieta?

A resposta é simples: aposte em alimentos que proporcionam mais nutrientes e é claro, tudo com moderação.

Fugir de todas aquelas guloseimas que nos são ofertadas pode ser fácil quando temos outras opções:

O amendoim traz diversos benefícios à saúde, pois contém vitamina E, é um poderoso antioxidante e sua gordura é muito importante. É através dessa gordura que as vitaminas A, D, E, K são absorvidas, pois essas são as vitaminas lipossolúveis. Pode ser consumido na paçoca e no pé de moleque, em pequenas porções, sem exagero.

O milho usado na preparação do bolo de milho, pamonha e milho cozido é fonte de folato que é necessário para produzir glóbulos vermelhos e a tiamina que auxilia no metabolismo da energia e as funções nervosas em equilíbrio, possui vitamina A e C, potássio, ferro e fibras.

Pipoca com pouco sal, de preferência o sal rosa do Himalaia, pode ser uma boa opção. Utilize o lemon pepper como tempero.

Canjica ou arroz doce não pode faltar, pode-se utilizar o xilitol ou o eritritol para adoçar, pois adoça como o açúcar e não altera a glicemia. Dispense o leite condensado e prefira o açúcar mascavo, demerara ou açúcar de coco. Adicione canela a gosto, é um anti-inflamatório natural.

Não consuma bebidas alcoólicas. Prefira suco de uva integral que é excelente fonte de antioxidantes, previne o envelhecimento precoce e ainda ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Se quiser se aquecer, opte pelo quentão de hibisco (receita abaixo) ou chás de preferência que contenham gengibre, pois é um ótimo aliado à imunidade, previne e combate infecções.

Quentão de hibisco fácil e rápido!

Ingredientes

Modo de preparo

Para fazer o quentão coloque os ingredientes na água fervente e deixe por 15 minutos. Está pronto para saborear!

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