Ghee – manteiga clarificada

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 04/01/2017 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

Devido à procura por alimentos mais saudáveis, a manteiga Ghee, também conhecida como manteiga clarificada, vem se destacando nos dias atuais.

É utilizada na Índia, tanto na culinária como nos tratamentos medicinais, pois é considerado um alimento que promove longevidade e rejuvenescimento.

Sem sal e sem adição de nenhum produto químico, a Ghee é tradicionalmente produzida ao aquecer manteiga fresca e de boa qualidade até que ela se torne um líquido dourado, translúcido e com perfume característico. Durante esse processo, a lactose coagulada e outros sólidos do leite são removidos, podendo então ser consumida por pessoas que tenham intolerância à lactose.

Após a filtragem das impurezas, transforma-se em um óleo puríssimo. Graças a isso, a Ghee suporta temperaturas superiores à da manteiga e de outros óleos sem criar toxinas.

Benefícios

  • Digestão – Equilibra a acidez gástrica. A Ghee também é rica em butirato, um ácido graxo saturado de cadeia curta, ligado a uma resposta imunológica que pode diminuir a inflamação e ajudar a melhorar o sistema digestivo.
  • Absorção – distribui e conduz os nutrientes para todos os tecidos do organismo com maior eficácia.
  • Purificação – Estimula o metabolismo. Os alimentos são melhor digeridos e absorvidos, evitando formação de toxinas oriundas de restos alimentares, além de auxiliar em sua queima.
  • Inteligência – Ao distribuir melhor o alimento, nutre camadas mais refinadas do sistema nervoso, expandindo memória e capacidade de aprender.
  • Fertilidade – Aprimora a absorção dos alimentos pelo tecido reprodutor.
  • Hepático – Alivia e fortalece o fígado.
  • Longevidade – Pelas suas propriedades de nutrição e purificação é uma aliada poderosa na obtenção de qualidade de vida ao envelhecer.

Com sabor agradável, pode ser usada em diversas preparações. Legumes, verduras, tortas e outros alimentos preparados com a Ghee são nutritivos e deliciosos. Também é uma ótima opção para comer com pão ou torradas integrais e bolachas de arroz integral.

via GIPHY

Mesmo sendo uma gordura saudável, deve ser consumida com moderação. Consulte um nutricionista para adequar a sua dieta para o consumo da manteiga Ghee.

Leia Também

Benefícios da Ora-Pro-Nóbis Originária do continente americano e encontrada em abundância na região Sudeste do Brasil, a ora-pro-nóbis é cientificamente chamada de Pereskia aculeata. Do latim, seu nome significa “rogai por nós”. As flores da planta são brancas, pequen...
Festa junina: é possível manter uma alimentação saudável? Quando começam as esperadas festas juninas, muitas vezes pensamos: e agora, como não fugir da dieta? A resposta é simples: aposte em alimentos que proporcionam mais nutrientes e é claro, tudo com moderação. Fugir de todas aquelas guloseim...
Alimentação saudável para corredores Para praticantes de corrida, a alimentação deve ser regrada e abastecida de energia, pois a demanda é muito grande. A alimentação, além de ser balanceada, precisa contar com alguns alimentos que fazem com que melhore o seu desempenho na cor...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *