Ginseng: Saúde Para Seu Cérebro

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 06/08/2015 | 2 comentários

Print Friendly, PDF & Email

Uma planta medicinal que é conhecida como ginseng coreano ou ginseng chinês. Seu nome científico é PanaxginsengC.A.Meyer e origina-se de uma raiz cultivada no oriente.

Os principais nutrientes encontrados nesta raiz são vitaminas do complexo B, ferro, cobalto, magnésio, este necessário para o funcionamento dos neurotransmissores.

Benefícios do Ginseng

  • Possui alta concentração de saponinas responsáveis pelo efeito anti-inflamatório, pois diminuem as citocinas pró-inflamatórias.
  • Previne a aterosclerose, distúrbio que ocorre quando há o acúmulo de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias que formam placas. Além disso, a planta proporciona a dilatação dos vasos sanguíneos.
  • Ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, o que pode até melhorar a concentração. Além disso, a planta diminui as inflamações dos neurônios, evitando assim a degeneração cerebral e doenças como o Parkinson e o Alzheimer, a qual hoje em dia tem muita incidência. 
  • Diminui o estresse do dia a dia e reduz a fadiga ao estimular o sistema nervoso central regulando as funções cerebrais. 
  • Alguns estudos também chegaram a conclusão que o consumo do ginseng melhorou a qualidade de sono e apetite em pacientes com câncer. 

Pode ser encontrada em forma de raiz ou em pó.

Os efeitos colaterais de alto consumo pode alterar a pressão arterial, causar diarreia ou interferir na coagulação sanguínea, por isso é necessário a orientação de um profissional.

 

Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (2)

  1. postado por Maria Helena em 08/02/2016

    Boa tarde, fiz recentemente uma histeroscopia e perdi uma quantia considerável de sangue, por este episósio estou um pouco anêmica. Estou tomando sulfato ferroso, mais, gostaria de saber de algum produto natural que eu pudesse tomar, para uma recuperção mais rápida.

    Muito obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *