Hortelã: Benefícios e Como Usar

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 31/07/2018 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

A hortelã pode ser usada em sucos, chás, saladas, verduras e legumes, pois proporciona um sabor refrescante e agradável nas preparações. Possui poderes antibacterianos, antifúngicos e anti-inflamatórios.

Benefícios da Hortelã:

  • Prevenção do Alzheimer: alguns estudos comprovaram que os benefícios da hortelã podem contribuir com o melhor funcionamento cognitivo, favorecendo a capacidade de concentração e agilidade mental.
  • Redução de cólicas: mulheres que sofrem com cólicas menstruais podem tomar uma xícara de chá de hortelã, pois a planta pode aliviar e ainda reduzir as náuseas causadas durante esses dias.
  • Redução de dores de cabeça: as folhinhas de hortelã podem ser esfregadas na região da testa, para a redução de inflamações, enxaquecas, com efeito calmante.
  • Calmante natural: o chá de hortelã é indicado para quem quer dormir melhor, ajuda a relaxar e aliviar o estresse.
  • Atua no intestino: a hortelã ajuda na absorção dos nutrientes pelo intestino, reduz qualquer irritação das paredes intestinais, fortalece a flora bacteriana e alivia dores e incômodos na região intestinal.
  • Fortalece o sistema imunológico: contém vitaminas e minerais que podem ajudar na proteção do corpo contra possíveis inflamações e infecções. É fonte de vitaminas de complexo B, C, D, e E, além de minerais como Fósforo e Cálcio.
  • Reduz o colesterol: a hortelã é uma erva que promove a melhora do funcionamento do fluxo da bile, ajudando na quebra de moléculas de gordura, auxiliando no controle do colesterol ruim (LDL).

Além desses benefícios, a hortelã é utilizada na composição de cremes dentais oferecendo frescor para os dentes e melhora do mau hálito. Também é usada nos cosméticos como tônico capilar.

Como fazer o de chá de hortelã:

  • 1 xícara (chá) de folhas frescas ou duas colheres de sopa das folhas desidratadas de hortelã;
  • 500 ml de água.

Aqueça a água e, após levantar a fervura, adicione as folhas de hortelã. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe em repouso por 5 até 10 minutos. Coe e sirva.

Utilize a hortelã em seu dia a dia e aproveite seus benefícios!

 

Leia Também

Melhores farinhas para receitas Lowcarb É muito comum ao iniciarmos uma dieta lowcarb (baixo carboidrato) sentirmos muita falta dos pães, bolos e doces. Isso porque a farinha branca no nosso organismo tem um poder viciante que nos faz ficar dependentes dela. Na alimentação comum...
Produtos Naturais para Combater a Insônia Depois de um dia cansativo, o que mais queremos é uma boa noite de sono. Mas muitas vezes, por ansiedade, problemas hormonais ou vários motivos nos vem a insônia, que é um distúrbio do sono que causa diversos outros problemas de saúde, aume...
Benefícios da Ora-Pro-Nóbis Originária do continente americano e encontrada em abundância na região Sudeste do Brasil, a ora-pro-nóbis é cientificamente chamada de Pereskia aculeata. Do latim, seu nome significa “rogai por nós”. As flores da planta são brancas, pequen...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *