Isoflavona e Sua Relação Com a Menopausa

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 30/04/2015 | 2 comentários

Print Friendly, PDF & Email

De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) as isoflavonas são substâncias presentes na soja e seus derivados, denominados de fitoestrógenos por apresentarem semelhança estrutural com os hormônios estrógenos, encontrados em maior concentração nas mulheres.

A soja é um alimento fornecedor de proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, ácidos graxos saturados e insaturados, além disso possui a isoflavona que é considerada um estrogênio natural.

A menopausa  ou climatério é um período da vida da mulher onde elas se tornam menos férteis, ou seja, é o período de transição entre a vida reprodutiva e o fim da fertilidade, onde os ovários vão parar de liberar óvulos. O que mais incomoda na menopausa são os sintomas desagradáveis que aparecem como dores de cabeça, aumento de peso, irritabilidade, perda de densidade óssea e o principal, as ondas de calores.

Para se prevenir dos sintomas do climatério recomenda-se tratamentos com fitoestrogênios como a isoflavona, pois auxilia no tratamento dos sintomas presentes na menopausa e pode prevenir outras doenças crônicas como o aumento do colesterol. Na soja a isoflavona está distribuida em todo o grão.

O consumo diário recomendado de 60 a 100g de soja é suficiente para combater os sintomas da menopausa. Porém, é necessário lembrar que sempre consulte um médico ou nutricionista, pois a soja pode apresentar um potencial alergênico, o que pode acarretar em malefícios para alguns indivíduos, por isso, a avaliação nutricional com um profissional qualificado é importante. 

Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (2)

  1. postado por Silas em 14/05/2015

    Em caso de homens utilizar a sofa como fonte de proteina ao inves de investir em proteinas isoladas. A isoflavona pode prejudicar? Alguns amigos meus tem receio de consumir soja como fonte de proteina por isso. 

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 18/05/2015

      Olá Silas,

      O uso da soja em homens é um assunto que gera muita polêmica devido a molécula da isoflavona ser muito semelhante ao estrogênio (hormônio feminino), 
      o que gera insegurança por parte dos homens em consumí- la. Porém, vários estudos demonstraram que homens podem consumir a soja sem receio, 
      pois não foi observado nenhuma alteração no que diz respeito a fertilidade ou na produção de  hormônios masculinos. 
      Alguns estudos até incentivaram o uso da isoflavona em homens para a prevenção contra o câncer de próstata. Mas é claro, como todo alimento, deve ser consumida com moderação e em dias variados.

      Estamos à disposição! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *