Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Consultar frete
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

É muito comum ao iniciarmos uma alimentação lowcarb (baixo carboidrato) sentirmos muita falta dos pães, bolos e doces. Na alimentação comum, a recomendação, de forma geral, é que 50% a 60% do que é ingerido no dia seja carboidrato; já na lowcarb, a redução pode variar de 5% a 30% do que se consome de carboidrato ao longo do dia.

Por isso encontrar boas opções de farinhas lowcarb é fundamental para poder preparar bolos e sobremesas! As vezes até fazer um pão, pizza ou torta lowcarb também!

A Farinha de amêndoas é a farinha lowcarb mais utilizada!

Primeiro por ser uma das que possuem menor percentual de carboidratos, segundo por possuir um sabor mais neutro e terceiro por ter uma textura que se adapta melhor para substituição.

Como usar a farinha de amêndoas: é a melhor opção para substituir a farinha de trigo em receitas de bolos e pães, também é muito boa para fazer tortas doces e salgadas e panqueca, além disso você pode compor um mix de farinhas para bolo e pães. Por ser a mais cara, uma opção bacana para receitas doces é fazer um mix de farinha de amêndoas com farinhas de coco, amendoim ou castanhas (ótimas opções para bolos). Para pães e tortas salgadas você também pode utiliza-la com farinha de linhaça dourada.

Para receitas de pães e bolos pode utilizar na mesma proporção da farinha de trigo, mas diminua em pelo menos 10% a adição de óleo/manteiga/margarina, pois ela é mais úmida e oleosa.

Farinha de amendoim, castanha de caju e castanha do Pará

A segunda melhor opção para receitas lowcarb, principalmente porque são mais baratas que a farinha de amêndoa. A ressalva fica por conta de 2 itens: a farinha de castanha de caju é a que tem mais carboidrato das 3 e a farinha de amendoim é a que tem o sabor mais marcante, então pode não funcionar bem em todas as receitas.

Como usar: elas são mais úmidas que a farinha de amêndoa, então é preciso ter cuidado com os demais ingredientes úmidos (a receita pode precisar de menos leite, água ou ovos por conta disso)! Elas podem ser utilizadas sozinhas em receitas de bolos, embora deixarem um sabor mais acentuado da castanha/amendoim, e também podem fazer parte de um mix de farinhas para pães. Também são ótimas opções para fazer cookies e empanar filés de frango!

Para receitas de pães e bolos pode utilizar na mesma proporção da farinha de trigo!

Farinha de linhaça dourada

Aqui é preciso bastante atenção, já que ela não é uma substituta integral, ou seja, não dá para trocar a farinha de trigo por ela, é preciso fazer um mix. Seu uso é mais indicado para "empanar", você pode usá-la para empanar peixe, frango e até as coxinhas feitas totalmente de frango!

Como usar: não é adequada para substituição total de uma farinha comum, mas vai muito bem em mix com outras farinhas como a de amêndoas e de coco para fazer pães e bolos e até pãezinhos de frigideira.

Farinha de coco - a farinha lowcarb mais barata

É uma das farinhas lowcarbs mais práticas e baratas, mas a mais complexa de fazer a substituição, já que ela absorve muito mais os líquidos das receitas e continua absorvendo ao longo do tempo.

Como usar: como se trata de uma farinha mais seca, ela ajuda a equilibrar (em pequenas quantidades) a umidade presente em outra farinha como a de amendoim ou castanhas, compondo uma excelente opção de mix para pães, bolos, tortas e panquecas! Fica muito saborosa quando combinada com a farinha de amêndoa para fazer panquecas! Também vai bem em outros doces lowcarbs, bolos de cenoura e cupcakes. Dica extra! Ela fica ótima também para empanar filés de peixe!

A sua proporção para substituição, no entanto, é bem pequena 1/3 de xícara de farinha de coco para cada 1 xícara de farinha de trigo! Por isso é preciso utilizar com outra farinha, pois sozinha ela vai diminuir muito o volume da receita.

Farinha de Berinjela

Apesar de ser a opção com mais carboidrato da lista, ela é a menos calórica.

Como usar: Pode compor mix para tortas salgadas, pães e é especialmente boa para fazer pizza lowcarb, utilizando-a na mesma proporção da farinha de trigo, é só substituir 1:1 (ótimo para quem não curte muito a pizza com massa de couve-flor).

O importante é saber que existem opções e que novos estilos de vida podem ser adotados, priorizando sempre a alimentação saudável. Consulte sempre um nutricionista.

Compre farinhas lowcarb na Relva Verde