Melhores farinhas para receitas Lowcarb

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 11/07/2018 | 1 comentário

Print Friendly, PDF & Email

É muito comum ao iniciarmos uma dieta lowcarb (baixo carboidrato) sentirmos muita falta dos pães, bolos e doces. Isso porque a farinha branca no nosso organismo tem um poder viciante que nos faz ficar dependentes dela.

Na alimentação comum, a recomendação, de forma geral, é que 50% a 60% do que é ingerido no dia seja carboidrato; já na lowcarb, a redução pode variar de 5% a 30% do que se consome de carboidrato ao longo do dia.

Farinhas lowcarb para incluir no seu cardápio

Farinha de amêndoas

Benefício: além de ser fonte de fibras, vitamina E e antioxidantes, possui também gordura monoinsaturada e poli-insaturada. É a mais utilizada pois sua textura é a que fica melhor.

Como usar: é a melhor opção para substituir a farinha de trigo em receitas de bolos e pães, também é muito boa para fazer tortas doces e salgadas e panqueca, além disso você pode compor um mix de farinhas para bolo e pães. Por ser a mais cara uma opção bacana para receitas doces é fazer um mix de farinha de amêndoas com farinhas de coco ou amendoim ou castanhas (ótimas opções para bolos). Para pães e tortas salgadas você também pode utiliza-la com farinha de linhaça dourada.

Para receitas de pães e bolos pode utilizar na mesma proporção da farinha de trigo!

Farinha de amendoim, castanha de caju e castanha do Pará

Benefício: são ótimas fontes de gordura monoinsaturada e fibras.

Como usar: elas são mais úmidas que a farinha de amêndoa, então é preciso ter cuidado com os demais ingredientes úmidos (a receita pode precisar de menos leite, água ou ovos por conta disso)! Elas podem ser utilizadas sozinhas em receitas de bolos, embora deixarem um sabor mais acentuado da castanha/amendoim, e também podem fazer parte de um mix de farinhas para pães. Também são ótimas opções para fazer cookies e empanar filés de frango!

Para receitas de pães e bolos pode utilizar na mesma proporção da farinha de trigo!

Farinha de casca de Maracujá (Fibra de Maracujá) 

Benefício: ela é riquíssima em fibras que ajudam no controle do colesterol ruim (LDL) e também do diabetes.

Como usar: pode ser consumida em sucos, vitaminas, saladas ou ser adicionada à mix de farinhas para pães e bolos.

Farinha de linhaça dourada

Benefício: auxilia na saúde do coração, no controle da glicemia e saciedade. É ainda fonte de gorduras saudáveis, como o ômega 3.

Como usar: não é adequada para substituição total de uma farinha comum, mas vai muito bem em mix com outras farinhas como a de amêndoas e de coco para fazer pães e bolos e até pãezinhos de frigideira.

Farinha de coco

Benefício: apresenta fibras, proteínas, carboidratos em pequena proporção, gordura monoinsaturada e é isenta de glúten.

Como usar: como se trata de uma farinha mais seca, ela ajuda a equilibrar (em pequenas quantidades) a umidade presente em outra farinha como a de amendoim ou castanhas, compondo uma excelente opção de mix para pães, bolos, tortas e panquecas! Fica muito saborosa quando combinada com a farinha de amêndoa para fazer panquecas! Também vai bem em outros doces lowcarbs, bolos de cenoura e cupcakes. Dica extra! Ela fica ótima também para empanar filés de peixe!

A sua proporção para substituição no entanto é bem pequena 1/3 de xícara de farinha de coco para cada 1 xícara de farinha de trigo!

Farinha de Berinjela

Benefício: a berinjela é rica em fibras insolúveis, minerais, vitaminas e alcaloides que contribuem para a redução dos níveis de colesterol. Ela também é muita digestiva, diurética e laxante.

Como usar: apesar de ser a opção com mais carboidrato da lista, ela é a menos calórica. Pode compor mix para tortas salgadas, pães e é especialmente boa para fazer pizza lowcarb, utilizando-a na mesma proporção da farinha de trigo, é só substituir 1:1 (ótimo para quem não curte muito a pizza com massa de couve-flor).

O importante é saber que existem opções e que novos estilos de vida podem ser adotados, priorizando sempre a alimentação saudável. Consulte um nutricionista.

Leia Também

Produtos Naturais para Combater a Insônia Depois de um dia cansativo, o que mais queremos é uma boa noite de sono. Mas muitas vezes, por ansiedade, problemas hormonais ou vários motivos nos vem a insônia, que é um distúrbio do sono que causa diversos outros problemas de saúde, aume...
Benefícios da Ora-Pro-Nóbis Originária do continente americano e encontrada em abundância na região Sudeste do Brasil, a ora-pro-nóbis é cientificamente chamada de Pereskia aculeata. Do latim, seu nome significa “rogai por nós”. As flores da planta são brancas, pequen...
Festa junina: é possível manter uma alimentação saudável? Quando começam as esperadas festas juninas, muitas vezes pensamos: e agora, como não fugir da dieta? A resposta é simples: aposte em alimentos que proporcionam mais nutrientes e é claro, tudo com moderação. Fugir de todas aquelas guloseim...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (1)

  1. postado por rebeca miceli souza em 13/07/2018

    FIZ UM BOLO COM FARINHA DE COCO NAO FICOU BOM, MASSA FICOU MUITO PESSADA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *