O grão-de-bico e suas propriedades

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 10/07/2017 | Seja o 1º a comentar!

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O grão-de-bico (Cicerarietinum) é uma leguminosa rica em proteínas e fibras, entre outros nutrientes essenciais. Cultivado pelos egípcios, gregos e romanos.

Propriedades do Grão de Bico

Uma porção de 100g de grão-de-bico cozida e sem sal, possui aproximadamente 160 calorias e contém 8,86g de proteínas. Possui 6g de fibras na porção, sendo em sua maioria fibras solúveis, que auxiliam no funcionamento do intestino.

A leguminosa é rica em ácido fólico e vitaminas do complexo B. O grão-de-bico também possui as vitaminas K, E e C e minerais como fósforo, ferro, zinco, magnésio, potássio e cálcio.

O grão-de-bico possui ainda uma grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar.

Pessoas que apresentam anemia ferropriva (falta de ferro), podem consumir o grão-de-bico para aumentar os níveis de ferro no organismo.

Por ser fonte de potássio, é utilizado para melhorar a circulação, regular a pressão arterial, sendo recomendado para aqueles que sofrem de hipertensão, também para prevenir doenças reumáticas, artrite e câimbras.

O zinco aumenta a imunidade, prevenindo infecções e auxilia na cicatrização de feridas.

A vitamina K auxilia a coagulação do sangue, ela ajuda as proteínas a se transformarem em substâncias que contribuem para a coagulação correta do sangue. Por isso, esta vitamina também contribui para melhor cicatrização.

A gordura encontrada é a poli-insaturada que faz bem ao coração, prevenindo assim doenças cardiovasculares.

O grão-de-bico oferece uma grande versatilidade na culinária, fazendo muito sucesso em pratos como a pasta de grão-de-bico, sopa de grão-de-bico, salada de grão-de-bico e muito mais.

Confira esta deliciosa receita de Puchero Vegetariano!

Inclua essa leguminosa em sua alimentação.

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