O grão-de-bico e suas propriedades

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 10/07/2017 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

O grão-de-bico (Cicerarietinum) é uma leguminosa rica em proteínas e fibras, entre outros nutrientes essenciais. Cultivado pelos egípcios, gregos e romanos.

Propriedades do Grão de Bico

Uma porção de 100g de grão-de-bico cozida e sem sal, possui aproximadamente 160 calorias e contém 8,86g de proteínas. Possui 6g de fibras na porção, sendo em sua maioria fibras solúveis, que auxiliam no funcionamento do intestino.

A leguminosa é rica em ácido fólico e vitaminas do complexo B. O grão-de-bico também possui as vitaminas K, E e C e minerais como fósforo, ferro, zinco, magnésio, potássio e cálcio.

O grão-de-bico possui ainda uma grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar.

Pessoas que apresentam anemia ferropriva (falta de ferro), podem consumir o grão-de-bico para aumentar os níveis de ferro no organismo.

Por ser fonte de potássio, é utilizado para melhorar a circulação, regular a pressão arterial, sendo recomendado para aqueles que sofrem de hipertensão, também para prevenir doenças reumáticas, artrite e câimbras.

O zinco aumenta a imunidade, prevenindo infecções e auxilia na cicatrização de feridas.

A vitamina K auxilia a coagulação do sangue, ela ajuda as proteínas a se transformarem em substâncias que contribuem para a coagulação correta do sangue. Por isso, esta vitamina também contribui para melhor cicatrização.

A gordura encontrada é a poli-insaturada que faz bem ao coração, prevenindo assim doenças cardiovasculares.

O grão-de-bico oferece uma grande versatilidade na culinária, fazendo muito sucesso em pratos como a pasta de grão-de-bico, sopa de grão-de-bico, salada de grão-de-bico e muito mais.

Confira esta deliciosa receita de Puchero Vegetariano!

Inclua essa leguminosa em sua alimentação.

Leia Também

Cardápio vegetariano para o dia a dia Se você pretende diminuir ou cortar de vez o consumo de carne, frango e até de peixes saiba que a dieta vegetariana é uma maneira comprovada de emagrecer com saúde e as proteínas vegetais são capazes de nutrir o corpo perfeitamente. Suge...
Qual a diferença do Cacau em pó Natural e o Cacau em pó Alcalino? O cacau em pó é o resultado das sobras secas e sólidas de cacau fermentado, ressecado e torrado. A amêndoa de cacau é quebrada em nibs e depois moída até virar uma pasta. Os sólidos do cacau sobem e ficam sobre a manteiga de cacau. Um proc...
Alimentação saudável para gestante e lactante O período da gestação requer cuidados especiais. Durante a gestação até a amamentação, a mulher deve se alimentar muito bem, pois as necessidades de nutrientes nessas fases são de extrema importância. Dietas restritas não são recomendas pa...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *