O que é dieta low carb? Cortar o carboidrato emagrece mesmo?

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 15/12/2017 | Seja o 1º a comentar!

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Dieta low carb nada mais é do que uma estratégia nutricional, ou seja, um estilo de dieta que para muitos pode dar certo, não sendo a única, mas uma das estratégias nutricionais.

É uma dieta muito mais reduzida e restrita em carboidrato, ou seja, não é zero porque qualquer alimento possui carboidrato, o que seria impossível zerar o carboidrato. Com isso, o paciente vai consumir mais proteínas e gorduras.

Nota-se que atualmente muitos indivíduos fazem a dieta low carb sem acompanhamento nutricional e muitas vezes fazem errado, pois acham que o problema é só o carboidrato e consequentemente consomem gorduras que fazem mal à saúde, como as saturadas presente nos embutidos e enlatados e as hidrogenadas como a margarina, ou seja, estes também vão prejudicar a dieta. Não adianta só cortar o carboidrato, por isso a orientação do nutricionista é importante.

Muitos que fazem a low carb de maneira errada continuam engordando porque comem outros alimentos em excesso e se esquecem que caloria também conta em uma dieta, claro que não é só a caloria que conta no processo de emagrecimento, mas ela também é importante.

Uma dieta low carb, ao todo, deve ter menos de 40% de carboidrato, ou seja, não é zerada de carboidrato.

De maneira geral, o primeiro passo é eliminar totalmente todos os alimentos processados e industrializados, os doces, frutas doces e raízes e consumir mais vegetais e proteínas (leite e derivados, soja, quinoa) e gorduras boas (castanha do Pará, castanha de caju, amêndoa, nozes pecan e chilena, avelã, macadâmia, abacate, etc).

Retirar o açúcar da dieta e preferir os adoçantes xilitol ou eritritol, não beber refrigerante, preferir água (muita água), chá de hibisco, chá verde, cavalinha, oliveira).

Excluir farinha, trigo e centeio. Preferir as frutas menos doces como kiwi, maracujá e morango e abusar dos vegetais.

Os ovos são excelentes fontes proteicas, podem ser feitos omeletes com óleo de coco extravirgem e abusar dos temperos naturais como chimichurri, açafrão, curry, orégano, ervas finas, manjericão).

Como substituto da farinha de trigo, temos outras opções como as farinhas das oleaginosas: farinha de amêndoa, farinha de castanha de caju, farinha de castanha do Pará, farinha de amendoim e farinha de coco. Você pode utilizar essas farinhas para fazer as preparações low carb, pois são baixas em carboidratos e muito saudáveis.

A dieta low carb geralmente emagrece porque os níveis de insulina são reduzidos, pois a insulina alta estimula a produção de gordura (lipogênese) e inibe a queima de gordura (lipólise). Por isso, um ambiente sem insulina favorece a queima de gordura.

Lembre-se sempre, é necessário consultar um nutricionista para adequar a dieta, pois como já dito, nem todo indivíduo pode aderir a low carb.

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