Ômega 3 e Seus Benefícios para a Saúde Feminina

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 28/10/2015 | Seja o 1º a comentar!

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O ômega 3 faz parte do grupo de gorduras boas, as chamadas poliinsaturadas, representam uma família de compostos lipídicos que não podem ser sintetizados pelo organismo humano e por isso devem ser obtidos pela dieta, ou seja, através da nossa alimentação.

Ao ser absorvido pelo organismo, o ômega 3 atua na formação da membrana das células e passa a interferir no transporte e na produção de inúmeras substâncias no corpo, atua como um fator anti- inflamatório. Esse ácido graxo também tem papel fundamental na redução dos níveis de triglicérides e colesterol ruim do sangue, colaborando para o aumento do colesterol bom, chamado HDL.

Para a saúde feminina, o ômega 3 pode ajudar no combate ao estresse, até mesmo naqueles sintomas desagradáveis da TPM, possui ação anti-inflamatória, melhora as funções cerebrais prevenindo o Alzheimer, diminui os riscos de doenças cardíacas, ajuda no combate do colesterol ruim, o LDL, como já dito, favorecendo o colesterol bom, chamado HDL. Vários estudos comprovaram que a ingestão de alimentos fontes de ômega 3 também auxiliam no combate a depressão, doença que acomete tantas pessoas atualmente.

A principal fonte de ômega 3 são os peixes de águas profundas, como salmão, bacalhau, atum e sardinha. As sementes de linhaça e de chia, com potente ação anti-inflamatória e antioxidante, também são riquíssimas nesta gordura boa. Vegetais escuros como brócolis, couve de Bruxelas, espinafre e rúcula contêm ômega 3, mas em menores quantidades, assim como os óleos de soja, milho e girassol.

Insira esses alimentos em seu dia-a-dia, consulte um nutricionista, caso seja preciso ele pode suplementar também o ômega 3 em cápsulas, de duas a três gramas diárias, dependendo da necessidade de cada um. Alimente-se bem e adquira hábitos saudáveis.

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