Pimenta Faz Bem à Saúde?

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 15/01/2016 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

Além do sabor especial que a pimenta proporciona, vários são seus benefícios para a saúde.

A pimenta faz parte da família Solanaceae. Ela é tipicamente usada em muitas receitas por todo o mundo, em várias formas, tais como molhos quentes, sopas, pratos de carne ou em alimentos grelhados para ganhar o seu sabor distinto. Por isso, graças a essas vantagens, a planta já está classificada como alimento funcional, o que significa que, além de seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a saúde.

É considerada um alimento de baixa caloria, onde fornece apenas 40 calorias por 100 gramas de seu consumo. Em relação aos nutrientes ela é rica em carboidratos e fibras alimentares. A pimenta possui as vitaminas A, B6 e C, além de alguns minerais como Magnésio, Ferro e Potássio.

Um dos benefícios do consumo da pimenta é a perda de peso, pois é pouco calórica e contém capsaicina, que ajuda a aumentar a taxa de digestão e também ajuda na redução de gordura.

A pimenta ainda ajuda na estimulação da produção de saliva, que auxilia no processo de desintegração de alimentos e de digestão.

Possui ação anti-inflamatória: a capsaicina pode ajudar a restringir doenças como a artrite.

Melhora a imunidade devido as vitaminas A e C, auxilia a manter a mucosa saúdavel.

Para os diabéticos, a pimenta pode reduzir o nível de açúcar no sangue. A hiperinsulinemia pode ser reduzida em pacientes que sofrem de diabetes tipo 2.

Facilita a digestão e a secreção gástrica potencializando a produção de enzimas e suco gástrico.

Dentre as pimentas temos a malagueta, dedo-de-moça, rosa, branca, cayenna, chili, síria, jamaica, entre outras. Use as pimentas em temperos e proporcione saúde para seu organismo!

Leia Também

Dicas de lanches saudáveis para as crianças na volta às aulas Com o fim das férias, as crianças voltam à rotina e começa a preocupação dos pais com a alimentação dos filhos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de crianças e adolescentes obesos no país já c...
A semente de melancia e seus benefícios A melancia é uma fruta consumida por muitos de nós. Além de ser deliciosa e refrescante, possui diversos nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio. As sementes de melancia também são bené...
Benefícios da Moringa Moringa Oleífera (Moringaceae) é uma planta comum de regiões como Índia, Paquistão, África, Ásia, América do Sul e Central. A planta pode ser usada como suplemento dietético e vem sendo alvo de muitos estudos científicos. Possui vitaminas ...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *