Qual a diferença do Cacau em pó Natural e o Cacau em pó Alcalino?

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 09/04/2018 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

O cacau em pó é o resultado das sobras secas e sólidas de cacau fermentado, ressecado e torrado. A amêndoa de cacau é quebrada em nibs e depois moída até virar uma pasta. Os sólidos do cacau sobem e ficam sobre a manteiga de cacau.
Um processador extrai a manteiga de cacau desta pasta e o que sobra são estes sólidos, que em seguida são moídos até virarem pó. Portanto, o cacau em pó é o puro sabor de chocolate, sem a adição de mais nenhum ingrediente, ou seja, diferente dos achocolatados que têm misturas de ingredientes como o leite em pó, açúcar, gordura e outros.

Existem dois tipos de cacau: o Natural e o Alcalino

O cacau natural é, naturalmente ácido com pH em torno de 5,0, ou seja, possui um sabor mais amargo e intenso, quase cítrico, é esse o sabor das barras de chocolate meio amargas, cookies e alguns bolos de chocolate. É mais clarinho também e necessita de uma base alcalina para reagir, como por exemplo, o bicarbonato de sódio, onde ocorrerá uma reação que fará com que o bolo cresça adequadamente,resultando naquelas bolhas, deixando a receita mais aerada e leve. Cuidado, não use fermento em pó porque é ácido e junto com cacau natural que também é ácido não vai reagir bem.

O cacau alcalino, também chamado de belga ou holandês, consegue alcançar um pH em torno de 7,0 a 8,0. Ele passa por uma alcalinização através do processamento com carbonato de potássio, que neutraliza sua acidez. Apresenta tonalidade mais escura, sabor mais suave e se mistura mais facilmente em substâncias líquidas. Como o cacau alcalino não é ácido, ele não vai reagir com o bicarbonato de sódio ou qualquer outro produto alcalino, e por isso, as receitas que pedem pelo seu uso geralmente utilizam fermento químico em pó. O cacau alcalino é melhor para fazer bolos, biscoito e doces e você deve ter o cuidado de usar sempre fermento em pó na receita.

Para acertar a receita, basta seguir a recomendação:

Como utilizar no dia a dia:

Acrescente em vários alimentos: leite de amêndoas, leite de soja, leite de coco, leite de aveia, misture na pasta de amendoim para dar o sabor do chocolate natural, mingau de aveia e com sucrilhos fica muito bom!!!

O importante é utilizar o cacau, aproveitar seus benefícios e evitar os achocolatados que possuem muito açúcar.

Leia Também

Cardápio vegetariano para o dia a dia Se você pretende diminuir ou cortar de vez o consumo de carne, frango e até de peixes saiba que a dieta vegetariana é uma maneira comprovada de emagrecer com saúde e as proteínas vegetais são capazes de nutrir o corpo perfeitamente. Suge...
Alimentação saudável para gestante e lactante O período da gestação requer cuidados especiais. Durante a gestação até a amamentação, a mulher deve se alimentar muito bem, pois as necessidades de nutrientes nessas fases são de extrema importância. Dietas restritas não são recomendas pa...
Alimentos que previnem (e os que agravam!) a enxaqueca A enxaqueca ou dores de cabeça é um mal que atinge muitas pessoas. Segundo estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), 75% dos adultos entre 18 e 65 anos já sofreu com esse sintoma ao longo da vida. E pode ser causada por diversos fat...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *