Que tal substituir a farinha de trigo branca pela farinha de arroz?

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 21/06/2017 | 5 comentários

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O tradicional arroz é um cereal muito consumido desde a antiguidade. Considerado uma excelente fonte de energia para o nosso corpo, é um alimento muito nutritivo, fonte de proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, manganês, fósforo e possui baixo teor de gorduras.

O arroz branco, integral, preto, cateto, cateto vermelho ou cateto misto todos estão sempre na mesa das pessoas e fazem parte do cardápio diário. Podemos encontrar o arroz na sua forma natural (grão), em farelo de arroz, farinha de arroz e a farinha de arroz integral.

A farinha de arroz é um produto obtido pela moagem do grão, sem qualquer processo químico. Pode ser uma alternativa para a substituição da farinha de trigo, principalmente para os intolerantes ao glúten, pois não contém glúten.

A farinha de arroz integral é aquela que não passa por nenhum processo de refinamento, preservando assim as suas propriedades nutricionais.

A farinha de arroz pode substituir a farinha de trigo em qualquer tipo de receita, seja ela doce ou salgada, já que não tem sabor ou cheiro. Pode ser usada em receitas como bolos, pães e tortas, as receitas que vão farinha de arroz são mais leves ao organismo, pois o arroz é digerido rápido.

Outra vantagem da farinha de arroz é que ela não possui glúten. O glúten é um proteína encontrada em cereais como trigo, cevada, aveia e seus derivados. Em dietas com restrição ao glúten, como no caso de portadores da doença celíaca, a farinha de arroz é uma excelente opção para substituição, pois é rica em fibras e menos calórica que a farinha de amêndoas.

A maior dificuldade de quem adota uma dieta sem glúten por opção ou necessidade está em substituir a farinha de trigo por outras farinhas sem glúten.

Nenhuma farinha substitui a de trigo com o mesmo resultado no que se refere à estrutura e textura, justamente porque o glúten é que fornece a elasticidade necessária para que a massa se desenvolva e não fique farelenta.

Tabela de Conversão da Farinha de Trigo por Farinhas sem Glúten em Receitas

A tabela abaixo pode ser usada na culinária sem glúten. Ela faz a conversão da farinha de trigo nas receitas convencionais, podendo ser usada em qualquer receita. A tabela de conversão da farinha de trigo para farinhas sem glúten deve ser usada seguindo as informações na horizontal.

Exemplo: para 1 xícara de farinha de trigo é preciso substituir por ½ xícara de farinha de arroz + 3 colheres de sopa de fécula de batata + 1 colher de sopa de fécula de mandioca + ½ colher de chá de goma xantana ou CMC.

Importante: cada xícara equivale a 128 gramas de farinha.

Tabela de Conversão da Farinha de Trigo por Farinhas sem Glúten em Receitas

Fonte: www.cellifood.com.br

A farinha de arroz é rica em fibras, essa é a principal diferença entre a farinha de trigo branca e a farinha de arroz. Quanto mais fibras você tiver na sua alimentação, mais você se sentirá saciado. Outra função importante é que a fibra melhora o trânsito intestinal, mas cuidado, pois deve-se aumentar a ingestão de água para que ela não cause o efeito oposto, que é o da constipação.

Consulte um nutricionista e inclua a farinha de arroz na sua dieta.

 

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Comentário (5)

  1. postado por Adailton Aureliano Da Silva em 21/06/2017

    Ola bom dia! Gostaria de saber quais alimentos cerealistas ajuada no aumento da massa muscular magra e definição??

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 22/06/2017

      Olá Adailton,

      Alguns produtos como a quinoa, levedo de cerveja, albumina e colágeno poderão ajudar, mas aconselhamos sempre a consultar o seu médico/nutricionista.

      Estamos à disposição 😉

  2. postado por SANDRA NASCIMENTO em 22/06/2017

    Qual é a proporçao para a substituiçao?!

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 23/06/2017

      Olá Sandra,

      Para 1 xícara de farinha de trigo é preciso substituir por ½ xícara de farinha de arroz + 3 colheres de sopa de fécula de batata + 1 colher de sopa de fécula de mandioca + ½ colher de chá de goma xantana.

      Adicionamos a tabela de conversão da farinha de trigo por farinhas sem glúten em receitas no artigo também.

      Estamos à disposição 😉

  3. postado por The Gluten Free Shop em 24/06/2017

    Ótima dica Cassia, principalmente para as pessoas com intolerância ao glúten. Vale a leitura.

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