Quinoa e seus Benefícios

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 25/05/2016 | Seja o 1º a comentar!

Quando se fala em proteína e aminoácidos essenciais não se pode esquecer da quinoa, do qual consiste em uma pequena semente redonda que pode variar da cor amarelo para vermelho. Para os vegetarianos é uma ótima opção, pois fornece os aminoácidos essenciais, bem como uma excelente fonte de proteína.

Na quinoa também encontramos as vitaminas e minerais como Vitamina B1 (Tiamina), Vitamina B2 (riboflavina), Vitamina B6, Vitamina B9 (ácido fólico), fibra, magnésio, fósforo, manganês, selênio, ferro, potássio, cobre e zinco.
Cada 100 gramas de quinoa equivale a cerca de 12 gramas de proteínas que tem papel importante na formação dos músculos e na manutenção da saúde do tecido muscular, com a função de reparar as lesões que acontecem normalmente nos músculos.

Entre os inúmeros benefícios da quinoa incluem:

  • Ganho de massa muscular: as proteínas tem papel fundamental na formação de músculos;
  • Ajuda na perda de peso: possuem fibras que auxiliam na absorção da gordura e auxilia muito na saciedade;
  • Proteção cardíaca;
  • Prevenção de Alzheimer;
  • Prevenção da osteoporose;
  • Antioxidante;
  • Auxilia no transito intestinal.

A quinoa é encontrada em forma de grão, flocos ou farinha, é importante incluir na alimentação todos os dias.
O grão pode ser misturado em sopas, saladas, sucos, risotos, pães, bolos e tortas. Se for consumir em forma de flocos, polvilhe no iogurte, em vitaminas e na salada de frutas. Já a farinha de quinoa pode ser usada como base para pães, pudins, mingaus e biscoitos.

 

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