Rindo à Toa: Alimentos que Ajudam a Melhorar o Humor

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 12/02/2016 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

Quando se pensa em mau humor, tristeza ou estresse o que se vem primeiro na cabeça é o famoso chocolate. Porém, é possível melhorar o humor com alimentos nutritivos e que não sejam tão calóricos como o chocolate.

Nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções cerebrais. Um destes neurotransmissores, a serotonina, é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regulando nosso humor. A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão.

Veja os alimentos que auxiliam no melhoramento do humor:

  • Castanha-do-pará, nozes e amêndoas: são ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante, colaboram para a melhoria dos sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. As quantidades diárias recomendadas são duas unidades de castanha-do-pará ou cinco unidades de nozes ou 5 de amêndoas.
  • Frutas: Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão são conhecidos como agentes do bom humor, pois são ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina. Consuma 3 a 5 porções de frutas ao dia.
  • Leites e iogurtes: Eles são ótimas fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão. O cálcio, por exemplo, ajuda a reduzir e controlar o nervosismo e a irritabilidade. Ele participa também das contrações musculares, dos batimentos cardíacos e da transmissão de impulsos nervosos e regulariza a pressão arterial. Consuma leites e iogurtes de preferência desnatados e sem açúcar.
  • Banana e Abacate: A banana é rica em carboidrato, potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, que produz energia. Assim como a abacate auxilia no humor e no sono.
  • Ovos: Eles são uma boa fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que colaboram com o bom humor. Cuidado com os fritos, prefira os cozidos.
  • Aveia: Cereal que contém altas doses de triptofano, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia.
  • Chocolate: Este é o mais famoso, além do açúcar, contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina – e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio. Auxilia na produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento. Os mais recomendados são os com 70% de teor de cacau pelo alto poder antioxidante. Evite chocolates com açúcar.

Leia Também

A semente de melancia e seus benefícios A melancia é uma fruta consumida por muitos de nós. Além de ser deliciosa e refrescante, possui diversos nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio. As sementes de melancia também são bené...
Benefícios da Moringa Moringa Oleífera (Moringaceae) é uma planta comum de regiões como Índia, Paquistão, África, Ásia, América do Sul e Central. A planta pode ser usada como suplemento dietético e vem sendo alvo de muitos estudos científicos. Possui vitaminas ...
Benefícios das farinhas de frutas, verduras e legumes Fontes de fibras, minerais e vitaminas, muito práticas para consumir! As farinhas de frutas, verduras e legumes mantém todos as propriedades e permitem vários usos! Confira a Dica da Nutricionista As farinhas são obtidas através da moagem ...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *