Saúde Mental: Alimentos Que Auxiliam Na Memória e Concentração

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 29/04/2016 | Seja o 1º a comentar!

Muitas vezes precisamos de maior poder de concentração, atenção, memória, disposição e combater o estresse. Nosso cérebro é essencial para o bom estado de todo nosso organismo, pois é ele que comanda tudo, necessitamos previnir o envelhecimento cerebral melhorando a nossa memória. E como sempre a nossa alimentação tem tudo a ver, uma alimentação adequada, rica em antioxidantes também faz parte das ações para prevenir as chamadas doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Café da manhã: não pule essa refeição, pois se faltar glicose pode levar à fadiga mental, a glicose é o principal combustível para o funcionamento dos neurônios cerebrais.

Blueberries (mirtilos): rica em vitamina C e antioxidantes, essa frutinha pode combater a perda de memória a curto prazo, além de contribuir para a coordenação e equilíbrio. Consuma as frutas em forma de suco, farinha ou cápsulas.

Ômega 3: essa substância é essencial para o desenvolvimento e manutenção do tecido cerebral. É ótimo para a concentração, além de prevenir muitas doenças degenerativas.

Ginkgo Biloba: é conhecido por auxiliar no tratamento de algumas doenças, sendo conhecida sua capacidade tônica, revigorando o cérebro, reduzindo tonturas, ativando a memória, também acabando com o zumbido nos ouvidos, sendo excelente em casos de labirintite e com dores nas pernas e braços.

Abacate: o que era o vilão agora é muito indicado para a saúde cerebral, uma gordura saudável, esse mesmo tipo de gordura também está presente na linhaça, girassol, gergelim, castanhas, nozes e amêndoas.

Cacau: poderoso antioxidante, o verdadeiro chocolate, ou seja, aqueles sem adição de açúcar são ótimos para a saúde cerebral.

Tomate: contém um antioxidante chamado licopeno que previne que os radicais livres danifiquem as células cerebrais.

Açafrão: inibe a morte dos neurônios, use todos os dias uma colher de sobremesa no arroz, carnes ou em qualquer preparação. Açafrão é rica em curcumina, um composto que pode impedir a doença de Alzheimer.

Canela: a canela pode proteger contra uma série de doenças neurológicas relacionadas à idade. Use esse alimento em sua alimentação diariamente.

Consulte um nutricionista e cuide sempre da saúde mental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *