TEFF – Pequeno grão com grandes benefícios

Nutricionista Cássia GivegierPor:
Categoria : Dicas da Nutricionista | 28/03/2017 | 1 comentário

A farinha é obtida através de um grão bem pequeno originado da Etiópia e Eriteia. Cultivado há muitos anos, esse grão veio ganhando espaço atualmente. É uma semente pequena com colorações variadas do branco passando pelo vermelho até o marrom escuro.

Considerado o novo superalimento, Teff possui minerais e aminoácidos essenciais, é rico em cálcio, magnésio, cobre, potássio, manganês, zinco, ferro e vitamina C. Rico em proteínas, participa da regeneração e cicatrização do organismo, além de ser antioxidante e auxiliar na saciedade.

Com seus oito aminoácidos essenciais para nosso organismo e maior quantidade de lisina, é rico em carboidratos de digestão lenta, ideal para atletas que buscam alto rendimento. Esta é uma das explicações do sucesso dos africanos em provas de atletismo.

O Teff é um grão que não contém glúten e pode ser usado para produzir qualquer alimento à base de farinha, uma ótima opção para o consumo dos celíacos e pessoas com intolerância à farinha de trigo. Não possui corantes nem conservantes.

A farinha de Teff tem excelentes propriedades de panificação e permite saborosos produtos com uma textura flexível e elástica. Pode ser usada numa grande variedade de produtos, que vão de pães até lanches, massas e panquecas. Também é adequada para uso como um espessante para sopas e molhos.

O grão de Teff possui um sabor suave e pode ser adicionado a receitas de peixes, sopas, saladas, cuscuz, bolinhos, tabules, frutas, shakes e inclusive em receitas doces.

Comentário (1)

  1. postado por Márcia em 02/11/2019

    Muito boas as dicas e os esclarecimentos.
    Gistei muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *