Sofrendo com as Dores Crônicas? Aprenda a fazer um Chá mais eficiente que o do Globo Repórter.

28/11/2011
Avaliação da Receita

(3.4 / 5)

3.4 5 39
Avalie esta receita

39 pessoas avaliaram esta receita

Não foram encontradas mais imagens para esta receita!

  • Rendimento : 2 porções
  • Tempo de Preparo : 20m
  • Print Friendly, PDF & Email

É comprovado que a maioria da população sofre com algum tipo de dor física crônica. Essas dores podem ter inúmeras causas, mas todas elas podem ser amenizadas com o simples hábito de tomar chá.

Nesta sexta-feira dia 25/11/2011 o Globo Repórter passou uma matéria sobre as dores crônicas e indicou um chá que ajudou muita gente a se livrar desse incomodo, mas é possível fazer um chá ainda mais poderoso com resultados melhores e mais rápidos.

O chá mostrado no programa de televisão leva canela em pau, erva doce e semente de mostarda. Esses ingredientes realmente fazem muito bem à saúde, além da ação anti-inflamatória que ajuda a diminuir as dores crônicas, ainda ajudam a reduzir os índices de colesterol e diabetes.

Para que esse chá fique muito mais poderoso, basta acrescentar outros dois ingredientes fáceis de encontrar e que são específicos para o tratamento das dores.

Um deles é a unha de gato, nativa da Amazônia, tem ácido quinóvico que a transforma numa das plantas com maiores poderes anti-inflamatórios que melhora os sintomas de processos inflamatórios articulares e outras inflamações. É um excelente cicatrizante e aumenta a imunidade evitando doenças infecciosas.

O outro ingrediente é a semente de sucupira, nativa do cerrado, possui beta-cariofileno, outra substância anti-inflamatória poderosa. A ótima notícia é que também é antioxidante, por isso ajuda a retirar os radicais livres que prejudicam nosso corpo. Retira o excesso de ácido úrico do corpo, auxilia no tratamento de dores de garganta, reumatismo, artrite, inflamações das vias respiratórias como a sinusite e rinite, entre muitas outras inflamações.

Esse chá além de ser muito bom para a saúde não apresenta nenhum efeito colateral, apenas é contra-indicado para lactantes e gestantes.

Ingredientes


Preparo

Passo 1

Pegue três sementes de sucupira e quebre com o auxílio de um martelo de cozinha, ferva em 500 ml de água por dez minutos.

Passo 2

Acrescente a água quente em um recipiente com os outros ingredientes e deixe em infusão (tampado) por 5 minutos.

A unha de gato pode ser encontrada em lascas finas do tronco da árvore ou em pedaços grandes, para que ela seja usada no chá o melhor é que esteja em lascas finas, por isso, se não encontrar dessa forma basta tirar as lascas do pedaço grande do tronco com a ajuda de uma faca.

Os resultados efetivos podem demorar entre uma ou duas semanas para aparecer, mantenha-se firme e continue tomando o chá todos os dias. Uma ou duas xícaras são suficientes.

Veja aqui a matéria do globo repórter do dia 25/11/2011

Veja nosso post sobre chás.

Tipos de Receita: Tags:, , ,

Comentários da Receita

Comentário (78)

  1. postado por Clélia em 24/05/2012

    Ótimo, tudo que é planta, raizes, pó etc. natural, fazem que nos sentimos bem melhores, podemos aplicar esses ingredientes junto com algumas medicações que pessoas tomam, claro! com certa cautela. Parabéns! E, muito obrigada…

  2. postado por Ivani em 28/05/2012

    Gostaria de saber se pde retirar a semente de mostarda ,dessas outras ervas.
    porque eu tenho pangastrite.
    muito obrigada!

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 28/05/2012

      Olá Ivani, mesmo a dose de mostarda nesta receita sendo pequena, já que você conhece o seu problema e sabe que a mostarda neste sentido pode ser prejudicial, é interessante que retire somente a mostarda da receita, o resultado positivo do chá não terá tanta alteração. Esperamos que a receita seja mesmo positiva para você. Obrigado pelo contato e estamos à disposição.

  3. postado por Dolorosa em 25/06/2012

    Olá, gostaria de saber se o chá de canela em pau, erva-doce e semente de mostarda pode causar impotência sexual.

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 28/06/2012

      Olá Monica! Na literatura popular e científica não encontramos referências de que estas 3 ervas causem este sintoma, então aconselhamos uma consulta médica.

  4. postado por francisca zilar em 18/11/2012

    Ola, estou com muitas dores proveniente da artrose, quantos dias deve aliviar a dores, depois q começar a tomar o chá? pois só vou passar no medico daqui a três meses, pois não tem vaga. obrigada desde já

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 29/11/2012

      Olá Francisca, primeiramente nos perdoe pela demora em responder o seu comentário tivemos um problema com o sistema de controle de spam que acabou enviando sua mensagem para a caixa de lixo eletrônico acidentalmente. O tempo de ação do chá depende da causa da sua dor e intensidade, mas você consegue perceber melhoras já nos primeiros dias de uso.

  5. postado por Valdir em 16/02/2013

    esse chá serve para dores de fibromialgia e também quem tem depresão pode tomar, seria para meu pai que tem 72 anos.

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 18/02/2013

      Olá Valdir! Você pode acrescentar a Erva de São João para aliviar os sintomas da depressão. Tomar 1 xícara, 3 vezes ao dia. Agradecemos seu contato e estamos à disposição.

  6. postado por Marister em 01/05/2013

    quem toma remedio controlado pode tomar este cha

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 03/05/2013

      Olá Marister, Por serem ingredientes naturais, com relação ao medicamento não há problema. Agradecemos seu contato e estamos à disposição.

  7. postado por Tata em 06/06/2013

    olha ate então eu não tomei ainda porque me disseram que essa combinação e para emagrecer, e é isso que eu mas quero hoje pra minha vida engordei 15kg não sei mas oque fazer para emagrecer a não ser tomar remedio que é o mais dificil que não encontra mas com antes. obrigada

  8. postado por Sirley em 08/03/2014

    ola tudo bem gostaria de saber se quem tem pressao alta pode tomar este cha.

  9. postado por Angelica em 20/03/2014

    Olá, Após alguns anos sofrendo com muitas dores de artrose resolvi tomar este chá e foi muito bom. aliviaram bastante minhas dores.

  10. postado por Ivonete scs e silva em 17/06/2014

    Olá eu gostaria de saber se quem tem lúpus pode tomar este chá, porque quando chega o inverno as dores vem com tudo . meu nome é Ivonete

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 24/06/2014

      Olá Ivonete, Neste caso não há contra indicação. Porém, cada organismo reage de uma maneira, qualquer alteração procure seu médico. Estamos à disposição! 😉

    • postado por Rosa em 17/10/2015

      Olá! Gostaria de saber se serve pra hérnia de disco? Pois estou sofrendo com dor há 6 meses. Já passei com  2 especialista tomei corticoide, estou fazendo fisioterapia e acupuntura. Obrigada! 

      • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 19/10/2015

        Olá Rosa,

        O chá poderá ajudar no alívio das dores, mas por ser um problema anatômico aconselhamos mesmo a consulta com um médico especialista.

        Estamos à disposição! 😉

  11. postado por Eliana em 06/07/2014

    Boa noite!meu marido sofre de dores crônicas intermitentes,dores essa causada por arma de fogo na médula ele é paraplégico tem dores fortissimas gostaria de saber se esse chá também serve para isso ,mto obrigado

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 07/07/2014

      Olá Eliana! Sentimos muito pelo seu marido. Pode ser que este chá ajude-o sim, mas ele precisa sempre seguir o tratamento que o médico indicar. Pode ser tomado todos os dias, uma ou duas xícaras são suficientes. Estamos à disposição! 😉

  12. postado por Eliete Francisco em 12/07/2014

    Boa noite! Gostaria de saber se a canela pode ser em pó, pois na receita diz canela em pau moída.

  13. postado por Luciana em 21/07/2014

    Olá, gostaria de saber como armazenar este chá depois de pronto e se posso fazer a receita em quantidade dobrada para render mais

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 21/07/2014

      Olá Luciana, O chá deve ser armazenado em uma jarra de vidro e consumido em até 24 horas, manter refrigerado. Estamos à disposição! 😉

  14. postado por Oliveira em 15/08/2014

    Olá, Tenho um zumbido crônico no ouvido, esporão calcâneo e fascite plantar no lado esquerdo do pé esse chá poderá amenizar tanto a dores quanto como o zumbido também.

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 20/08/2014

      Olá Oliveira! Este chá poderá ajudar a diminuir as dores do pé, mas não podemos garantir que ajudará também no zumbido crônico no ouvido. Estamos à disposição! 😉

  15. postado por luciana em 21/12/2014

    pode ser erva doce normal sem ser desidratada

  16. postado por hannah em 20/01/2015

    Gostaria de saber se esse chá auxilia no emagrecimento, pois 90% das dores que sinto são causadas por sobrepeso. Obrigada!

  17. postado por Relva Verde Produtos Naturais em 21/01/2015

  18. postado por CLÁUDIA em 26/01/2015

    NOSSA SUPER INTERESSANTE IREI FAZER O CHÁ, ESTOU SOFRENDO MUITO COM FIBROMIALGIA A DOR É CONSTANTE E OS MEDICAMENTOS JÁ ACOSTUMARAM AO MEU ORGANISMO EXISTE MAIS ALGUMA COISA QUE POSSA SER ASSOCIADO TIPO UM EXERCICIO ESPECIFICO OU ALGUM ANALGESICO OU ANTIFLAMATORIO, OU O CHA DISPENSARA ESTES OUTROS ITENS. CAUSA SONOLENCIA POIS TRABALHO, QUAL MELHOR HORARIOS PARA TOMAR

  19. postado por Relva Verde Produtos Naturais em 27/01/2015

    Olá Cláudia! Com certeza poderá ajudá-la, uma ou duas xícaras ao dia são suficientes, não causa sonolência pois contém canela, que possui propriedade estimulante.
    Você pode acrescentar também 1 colher de chá da Erva de São João, que possui propriedades relaxantes: http://www.lojarelvaverde.com.br/erva-de-sao-joao-20g-mil-ervas-p473
    Estamos à disposição! 🙂

  20. postado por NILTON ALONSO em 24/07/2015

    Bom Dia!

    Tenho muitas dores na coluna e na musculatura das coxas, doi muito para andar, essas combinações de ervas podem aliviar essa dor.

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 28/07/2015

      Olá Nilton!

      Sim, esse chá poderá ajudá-lo, pode ser tomado todos os dias, uma ou duas xícaras são suficientes.

      Estamos à disposição! 😉

  21. postado por Jaqueline em 25/08/2015

    Olá, gostaria de saber se essa quantidade (500ml) é a quantidade que deverá ser tomada por dia. Obrigada desde já.

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 26/08/2015

      Olá Jaqueline!
      Duas xícaras ao dia são suficientes. O restante deve ser armazenado em uma jarra de vidro e consumido em até 24 horas, manter refrigerado. 
      Estamos à disposição 😉

  22. postado por Marlene ragazzi em 26/08/2015

    Mto legal tdas as informações. Vou fazer o chá. Obrigada.

  23. postado por edilanje em 07/10/2015

    Minha mae tem 87 anos, vai fazer 88 em Novembro, ela tem Halzaimer, hernia Hiatal e esta em tratamento de 06 meses devido a una trombose ña perna direita, falta dois meses para terminar o tratamento, ela esta acamada desde o chadezembro de 2014 pode tomar oochaosem problemas para aliviar as dores

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 09/10/2015

      Olá Edilanje,

      Ela pode tomar o chá sem problemas, porém, devido à hernia Hiatal, verifique com o médico a quantidade a ser tomada.

      Estamos à disposição! 😉 

  24. postado por Marcelo Pinto em 23/10/2015

    Olá Boa Tarde. Tenho 29 anos e estou com tendinite no Joelho há 1 ano, já fui no médico, já tomei diversos tipos de antiflamatório e apenas aliviou, nada adiantou. Já estou na 20ª sessão de fisioterapia e nada também. Vi a matéria sobre esse chá e comprei hoje e vou experimentar pra ver o resultado. Será q resolverá meu problema?

     

    Obrigado.

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 26/10/2015

      Olá Marcelo,
      O chá poderá ajudar no alívio das dores, mas aconselhamos mesmo a consulta com um médico especialista.
      Estamos à disposição! 😉

  25. postado por Rozeneia Gomes Rabello Àvila em 02/12/2015

    Minha mãe (83 anos) está sofrendo com dores nos pés devido a artrite e artrose e está com muita dificuldade para andar. Gostaria de fazer o uso desse chá para ela, mas tenho receio de misturá-lo com as medicações de uso contiínuo conforme abaixo:

    ZETSIM, CLORANA (25mg), LOSARTANA (50mg), AEDÊ (cálcio) e  RISEDRONATO.

    Ela tem diverticulite e uma leve gastrite.

    Gostaria de fazê-lo com canela, semente de mostarda, erva doce e semente de sucupira.

    Por favor me oriente.

    Obrigada.

     

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 09/12/2015

      Olá Rozeneia!

      O chá é muito bom e poderá ajudá-la, até aumenta a diurese, melhora as dores, etc. Mas é imprescindível a consulta com o médico!

      Estamos à disposição 😉

  26. postado por shirley aparecida da silva em 09/12/2015

    Boa noite ..Meu pai tem cancer de prosteta vem sofrendo muita com dores no joelho, nas pernas ele esta com anemia e tem muita dificuldade para andar as pernas ficam inchado devido anemia…SE ele tomar o chá sera que alivia sua dor? obrigado

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 17/12/2015

      Boa noite Shirley,

      Sempre ressaltamos que cada caso é um caso. Afinal de contas nossos organimos são diferentes.

      Esse chá tem sido muito utilizado, pois para a maioria os resultados foram muito bons.

      Recomendamos que experimente, busque utilizar de forma contínua, por pelo menos 15 dias para os resultados irem se tornando mais evidentes.

      Reforçamos que é sempre melhor consultar com um médico especialista para cada caso.

      Obrigado pelo comentário, estamos à disposição. 😉

  27. postado por francisco rufino em 20/01/2016

    boa noite tenho dor joelho dereito com este cha pode melhorar.obrg.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    tenho dor no joelho direito tomando este cha pode melhorar.

     

     

     

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 21/01/2016

      Olá Francisco!

      O chá poderá ajudar no alívio das dores, mas aconselhamos mesmo a consulta com um médico especialista.

      Estamos à disposição! 😉

  28. postado por Marly lago em 19/03/2016

    Parabéns, amei para cada pergunta a resposta logo abaixo, muito bom!!!!!

  29. postado por André dor na coluna em 12/05/2016

    conteúdo de qualidade parabens, hoje em dia está difícil, vou compartilhar e fiz questão de deixar meu comentário, obrigado!

  30. postado por Fatima em 24/06/2016

    Gostaria de saber se o chá ajuda nas dores causadas por distúrbios na ATM. 

    Obrigada

     

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 24/06/2016

      Olá Fatima,

      Esse chá poderá ajudar, pois tem ação anti-inflamatória que ajuda a diminuir as dores, pode ser tomado todos os dias, uma ou duas xícaras são suficientes.

      Consulte sempre o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

  31. postado por Aurilene em 08/11/2016

    Boa noite!! Tenho hérnia e muitas dores musculares, ví o artigo e resolví fazer o uso desse chá.Queria saber se posso acrescentar alguma outra erva pois tenho insônia.,E qual seria o melhor horário para tomar esse chá.? Esse chá é antiinflamatório também?

    desde já agradeço

  32. postado por SONIA MARIA ALVES em 01/12/2016

    Boa noite!

    Gostaria de saber se posso tomar esse chá, pois quando o medico me receitou que tomasse oleo de semente de sucupira em cápsulas minha pressão subiu.

    me interessei pelo chá pois tenho muita dor nas articulações e musculos.

    No aguardo de uma resposta desde já agradeço.

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 12/12/2016

      Olá Sonia!

      Esses ingredientes normalmente não alteram a pressão. Você pode tomar o chá e caso sinta qualquer alteração, apenas suspenda o uso.

      Aconselhamos sempre a consultar o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

  33. postado por Elizangela costa em 21/12/2016

    Olá gostei dá receita porque sofro com a fibromialgia mas sou cardiopata, posso tomar todos esses ingredientes?

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 22/12/2016

      Olá Elizangela,

      Agradecemos seu contato.

      Depende de sua cardiopatia, se for de origem inflamatória poderá ajudar, mas aconselhamos sempre a consultar o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

  34. postado por Fatima Maia em 20/02/2017

    Minha mãe tem 83 anos e há 30 sofre de dor crônica. Ela operou CA de reto e intestino há 46 anos e após 16 anos da cirurgia as dores começaram a surgir no região onde foi retirado o reto e cada vez aumenta mais a intensidade. Já foi consultada por dezenas de médicos, já fez todos os exames disponíveis no mercado e já repetiu mais de 5 vezes, já fez tratamento com diversos remédios, inclusive morfina, ja fez acupuntura, já fez 2 bloqueios anestésicos, já fez rádio frequência, já implantou um aparelho de neuroestimulação e nada resolveu. É muito triste vê- lá  com as dores. Há dias que a dor está mais fraca e outros muito forte. Além disso, ela contraiu os vírus da hepatite C e HTLV numa transfusão que teve que fazer após cirurgia de prótese de fêmur. Às vezes sente muitas náuseas, não sei se é pelo fato da dor abalar o emocional e não consegue dormir bem, mesmo tomando Rivotril. As enzimas do fígado estão ok, apesar da hepatite C. Ela faz acompanhamento com hepatologista. Tenho esperança com esse chá. Algo que posso acrescentar para ela dormir bem?  Esse chá pode dar algum desconforto e enjoo? Pelo fato de ter anti-inflamatório, pode prejudicar os rins?
    Muito obrigada e obrigada pelas informações e iniciativa.

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 03/03/2017

      Olá Fatima!

      Este chá poderá ajudar, mas depende da aceitação do organismo dela. Vale a pena tentar, mesmo assim, informe o médico dela que está tomando o chá.

      Estamos à disposição 😉

  35. postado por Fatima Maia em 06/03/2017

    Agradeço o retorno. A unha de gato pode ser em pó?

  36. postado por evanildapereirasilvestre em 23/03/2017

    meu marido tem dores terrivel depois que teve zoster eu gostaria de saber se esse cha pode melhorar

  37. postado por Arão em 10/05/2017

    Sinto dores fortes no quadril… quero fazer o chá. Estou com dificuldade de encontrar  a semente da sucupira.

  38. postado por Rogerio Gondin em 07/06/2017

    Bom dia. Gostaria de saber duas coisas, se esse chá aliado com os demais medicamentos pode auxiliar numa dor tão forte quanto a do câncer. Estou com a minha mãe passando por isso é em metástase, teria algum chá pra ajudar a tratar o câncer dela? 

     

    Obrigado!

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 13/06/2017

      Olá Rogerio,

      Este chá poderá ajudar, mas depende da aceitação do organismo dela. Vale a pena tentar, mesmo assim, informe o médico dela que está tomando o chá.

      A romã é tida como antiangiogênica, ou seja, ela inibe a formação de novos vasos sanguíneos a partir de vãos preexistentes, condição que é necessária para o desenvolvimento de células tumorais. Evitando, desta forma, a formação e proliferação de tumores cancerígenos.

      Há indicativos de que por conta desta propriedade ela poderia auxiliar no tratamento do câncer ao impedir a metástase, mas ainda não há estudos conclusivos em humanos.

      Veja o artigo completo sobre os benefícios da romã: https://www.relvaverde.com.br/saude/roma-uma-fruta-com-multiplos-beneficios-para-sua-saude

      Estamos à disposição 😉

  39. postado por TCristina em 04/07/2017

    Boa noite.

    Interessante a mistura de ervas. Irei usá-las com meu pai (86 anos).

    Além do chá, fiquei admirada com a disposição em responder às indagações. Coisa rara nesses contatos virtuais.

    Paz e Bem!

     

  40. postado por Jonas Rodrigues em 08/01/2018

    Ola Boa tarde, Eu Sou JONAS RODRIGUES
    Eu Fiz uma Cirurgia de Luxacao no ombro tem mais ou menos uns 15 dias e eu comecei a tomar este chá,
    Gostaria de saber se este chá pode me ajudar na redução das Dores pós-cirurgia porque ainda estou sentindo muita dor mesmo tomando os remédios que o Dr. ortopedista me passou
    E outra coisa no lugar de semente de sucupira eu substitui pelo óleo de sucupira há algum problema ou não

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 16/01/2018

      Olá Jonas,

      Este chá tem ação anti-inflamatória e poderá ajudar no alívio das dores. Pode ser tomado todos os dias, uma ou duas xícaras são suficientes. Pode ser feito com o óleo de sucupira, já que é extraído da semente.

      Aconselhamos sempre a consultar o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

  41. postado por Elizangela Paula Botelho em 11/03/2018

    Eu Acrescentaria Canela de Velho, que também é um produto muito poderoso para dores nas articulações.

  42. postado por Rosangela Rodrigues Da Silva em 11/05/2018

    Bom dia ,gostaria de saber se quem toma remédio de uso continuo pode tomar este chá tenho pressão baixa uso glyfage pra diabetes e tiboclin para reposição hormonal estou na menopausa fiz 53 anos pesava 48K e hoje estou com 41K e não gostaria de emagrecer mas, me chamo Rosangela, desde ja grata pela atenção

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 11/05/2018

      Olá Rosangela,
      Por ser feito com ingredientes naturais, não tem problema.
      Esses ingredientes normalmente não alteram a pressão. Você pode tomar o chá e caso sinta qualquer alteração, apenas suspenda o uso.
      Aconselhamos sempre a consultar o seu médico.
      Estamos à disposição 😉

  43. postado por Elisabete em 24/07/2018

    Oi, boa noite! Me chamo Elisabete Rodrigues gostaria se saber se esse chá para fibromialgia serve tbm para quem tem sarcopenia e diabetes? Obrigada

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 07/08/2018

      Olá Elisabete,

      Este chá poderá ajudar. Possui ação anti-inflamatória que ajuda a diminuir as dores crônicas e ajuda a reduzir os índices de colesterol e diabetes.

      Consulte sempre o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

  44. postado por jair em 03/12/2018

    muito bom as receitas
    teria para dor no fêmo apos cirurgias

    • postado por Juliana em 03/12/2018

      Olá, Jair.
      Esse chá que ensinamos no post, pode auxiliar nas dores que está sentido.

      Estamos à disposição,
      Equipe Relva Verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas Relacionadas
  • Muffin Fit com Pasta de Amendoim

  • Pudim de chia com hibisco e morangos

  • Leite de Amêndoa: faça o seu em casa!

  • Leite de Arroz: faça o seu em casa!

  • Leite de castanha do Pará: faça o seu em casa!