Tofu Caseiro

29/10/2013
  • Rendimento : 800g
  • Tempo de Preparo : 45m
  • Print Friendly, PDF & Email

Você adora um tofu, mas acaba não se arriscando a fazer em casa porque acha muito difícil e demorado. Então essa receita vai revolucionar seus conceitos.

Aprenda a fazer tofu da forma mais simples que você já viu até agora.

Ingredientes

Preparo

Passo 1

Primeiramente você precisa diluir o leite de soja em pó em água pura. Para isso basta adicionar os 200g de leite de soja em pó numa panela alta e gradativamente adicionar a água (1 ½L) mexendo sempre.

Passo 2

Depois disso, ferva o leite por 10 minutos e tome muito cuidado para não queimar no fundo da panela. CUIDADO, a fervura do leite de soja pode subir muito rápido e derramar, terminada a fervura, desligue o fogo e aqueça um pouco de água para diluir o sal amargo.

Passo 3

Depois do sal amargo estar completamente diluído, volte a panela com o leite para o fogo e vá acrescentando o sal amargo aos poucos com agitação constante.

Passo 4

A hora que você observar o primeiro surgimento de coagulo não precisa mais adicionar o sal amargo.

Passo 5

Tampe a panela e deixe por 10 minutos no fogo controlando um pouco a temperatura (tirando um pouco do fogo e voltando de três em três minutos) para que ele não volte a ferver.

Passo 6

Desligue o fogo e coloque um pano muito limpo (de preferência ferva o pano por 15 minutos antes de usar) dentro de um escorredor de macarrão. Despeje o leite em cima do pano e deixe escorrer bem a água.

Passo 7

Depois, termine de embrulhar bem o tofu com o pano e coloque peso em cima dele. Quanto mais pesado mais consistente o tofu vai ficar.

Passo 8

Deixe o tofu com o peso por 25 minutos e para retirar do pano coloque-o em água gelada trocando a água pelo menos três vezes. Isso garante que não vai sobrar sal amargo no tofu.

Essa receita rende aproximadamente 800g de tofu, você ainda pode fazer apenas meia receita usando: 100g de leite de soja em pó, 750ml de água e 5g de sulfato de magnésio (sal amargo).

Atenção: o leite de soja em pó precisa ter qualidade. Sua textura deve lembrar a da maisena e não uma farinha. E essa qualidade é garantida em todas as lojas Relva Verde Produtos Naturais.

Gostou da receita do tofu caseiro? Então fique ligado que em breve você irá aprender receitas maravilhosas pra usar esse seu novo dote culinário.

Comentários da Receita

Comentário (3)

  1. postado por Takeko Motizuki Felix em 06/05/2016

    Adorei a receita. Vou fazer e comentar depois. Obrigada

    • postado por Erilda Schunk em 21/06/2018

      Qual o endereço, estou procurando Tofu p comprar.obrigado.

  2. postado por Jenifer Lima De Sousa em 11/04/2018

    Deu super certo, foi bem mais prático e rendeu bastante ! Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas Relacionadas
  • Leite de Amêndoa: faça o seu em casa!

  • Leite de Arroz: faça o seu em casa!

  • Leite de castanha do Pará: faça o seu em casa!

  • Leite de aveia: faça o seu em casa!

  • Leite de quinoa: faça o seu em casa!