A Importância das Vitaminas para o Nosso Organismo

Por:
Categoria : Alimentos Funcionais, Saúde | 20/11/2013 | 6 comentários

Print Friendly, PDF & Email
A Importância das Vitaminas para o Nosso Organismo

Para ter uma saúde perfeita precisamos de todos os nutrientes de forma balanceada. Cada um tem uma função diferente no nosso organismo.

Alguns exemplos são: fornecer energia (maioria dos carboidratos), melhorar e manter nossos tecidos como a pele e músculos (proteínas), entre outros.
Um desses nutrientes tem funções muito especiais para o nosso organismo e nós não conseguimos ter saúde sem eles. Esses nutrientes especiais são as vitaminas.

As vitaminas são compostos orgânicos considerados essenciais, isso quer dizer que não são produzidas pelo nosso próprio organismo e por isso precisamos consumi-las sempre. Temos que ter muito cuidado com as vitaminas, porque tanto os excessos como a falta podem causar sérias doenças.

Elas são divididas em dois grandes grupos, as lipossolúveis que só “dissolvem” na presença de gordura (lipídeo) e as hidrossolúveis que só são dissolvidas na presença de água.

No primeiro grupo estão as vitaminas A, D, K e E, elas não são facilmente excretadas pelo nosso corpo, por isso tendem a se acumular mais facilmente podendo causar algumas doenças.

No segundo grupo estão as vitaminas C e do complexo B. Essas permanecem no nosso organismo por pouco tempo, então devem ser consumidas todos os dias e a sua falta pode causar muitos prejuízos a saúde.

Ao todo, o nosso corpo precisa de 13 vitaminas que devem ser consumidas através dos alimentos ou com suplementos (conforme orientação médica) e somos capazes de produzir apenas a vitamina D (aquela vitamina “do sol”).

Cada pessoa tem uma necessidade de vitaminas diferente da outra. Idade, sexo, condição de saúde e estrutura física e até mesmo tipo de trabalho são fatores que alteram a quantidade de vitamina que deve ser ingerida. Por isso, é muito importante sempre consultar um médico.

Mulheres grávidas, crianças em pleno desenvolvimento, pessoas adoentadas e trabalhadores que fazem muito esforço físico precisam ingerir maior quantidade de vitaminas que as outras pessoas. Também existem valores diferentes de recomendação diária de ingestão para cada tipo de vitamina.

Todos esses detalhes você vai ficar sabendo no próximo artigo. Você irá conhecer algumas vitaminas, qual o benefício que elas podem trazer para o nosso organismo, em quais alimentos elas estão presentes e principalmente qual a quantidade média de ingestão de cada uma, fique atento!

Fonte: Livro – Vitaminas: aspectos nutricionais, bioquímicos, clínicos e analíticos; 2002.
Livro – Vitaminas e Sais Minerais; 1990.
A química dos alimentos: carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais; 2005. Disponível em: http://www.usinaciencia.ufal.br/multimidia/livros-digitais-cadernos-tematicos/A_Quimica_dos_Alimentos.pdf

Leia Também

Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – III Nas semanas anteriores vimos as diferenças entre alergia e intolerância, em que a legislação é feita apenas para proteger as pessoas que apresentam essas doenças. Uma das doenças mais graves de alergia é chamada de doença celíaca, que pode ...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – II No artigo anterior falamos um pouco sobre alergias e intolerâncias e começamos a falar das dietas sem glúten. Essa semana vamos nos aprofundar no assunto para você ficar craque e sair ajudando outras pessoas a entender sobre uma das legisla...
Normas da ANVISA para alimentos alergênicos – I Essa semana vamos falar de um assunto que está gerando muita polêmica: normas da ANVISA que influenciam diretamente na sua percepção do produto que está adquirindo. Uma delas é em relação ao conteúdo de glúten nos alimentos, mas antes vamo...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (6)

  1. postado por Marlene Tenorio em 23/07/2014

    D gostaria de saber em quais alimentos se encontra a vitamina

  2. postado por Emanuella Sena em 12/04/2015

    Olá !!! Eu gostaria de saber quais são as consequências da carência de vitaminas e sais minerais para o nosso organismo !!! Agradeceria se respondessem !!!!

  3. postado por herculano rque em 06/02/2016

    exmos senhores, 

    li o vosso comentario explicativo, adorei e me foi util.

    sem mais de momento a vossa, pagina para a ser o meu site preferido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *