Afinal, o que é Diabetes?

Por:
Categoria : Dietas, Saúde | 18/10/2011 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email
Afinal, o que é Diabetes?

Dentre as muitas disfunções causadas pela má alimentação a diabetes é uma das mais perigosas por causa dos diversos problemas secundários de saúde que essa doença pode desencadear. Mas afinal, o que é diabetes, como essa doença nos atinge e como lidar com ela?

No artigo dessa semana falaremos um pouco sobre essas dúvidas que são frequentes e muitas vezes mal esclarecidas.

Diabetes mellitus ou apenas diabetes é uma doença relacionada à função metabólica do nosso organismo que é responsável pela transformação dos alimentos que ingerimos em energia para que possamos realizar nossas atividades do dia a dia.

Normalmente nosso organismo absorve todos os nutrientes do alimento e converte isso em energia. Com a glicose (ou açúcar) é a mesma coisa. Mas no caso do diabético isso não ocorre como deveria ser; por causa de uma disfunção que pode ser causada pela hereditariedade (que passa através de parentes que tem a doença), por uma má alimentação ou outras causas o organismo não consegue capturar a glicose no sangue e transformar em energia, assim esse açúcar começa a acumular no sangue e causar problemas principalmente nos rins, olhos, coração e nervos.

Os sintomas iniciais mais comuns são:

  • Aumento do apetite.
  • Fadiga.
  • Má circulação, que geralmente causa dores nas pernas.
  • Perda de peso.
  • Diminuição da visão.
  • Dificuldade de cicatrização mesmo em feridas pequenas.
  • Aumento da sede.

Tenha cuidado, em alguns casos esses sintomas, entre outros, podem passar despercebidos ou até mesmo inexistentes, por isso é muito importante ficar sempre atento e realizar exames de rotina regularmente.

Existem vários tipos de diabetes a mais perigosa é a do tipo 1 na qual a pessoa não produz insulina e portanto deve tomar injeções diárias (ocorre com mais frequência em pessoas com menos que 38 anos) e a do tipo 2 que é mais relacionada com a obesidade, pressão arterial alta e sedentarismo, mas que também é relacionada com fatores hereditários (ocorre com mais frequência em pessoas acima dos 40 anos). É possível controlar a diabetes tipo 2 com uma dieta balanceada e atividades físicas.

Caso a diabetes não seja tratada pode trazer prejuízos muito maiores a nossa saúde, como o alto risco de AVC, taquicardia, paralisias dos órgãos internos e músculos, perda da visão e até mesmo problema circulatório com a necessidade da amputação de extremidades dos dedos dos pés com risco de evoluir para mais áreas.

Para controlar a diabetes é muito importante controlar o consumo de massas (o carboidrato se transforma em açúcar depois de ser ingerido), alimentos gordurosos e é claro alimentos com muito açúcar como refrigerantes e doces. Hoje em dia existem diversos tipos de alimentos que são voltados para as pessoas com diabetes, eles possuem uma redução ou ausência de açúcar e gorduras prejudiciais.
Os alimentos naturais integrais são importantes e fundamentais para o diabético por conterem muita fibra o que auxilia o melhor controle metabólico dos carboidratos. Há também ervas que podem auxiliar no controle da diabetes como a pata de vaca, folha de pitangueira, graviola, pau tenente, farinha de maracujá e muitos outros.

As lojas Relva Verde possuem grande variedade de alimentos para diabéticos e produtos integrais que auxiliam no controle da diabetes.

ATENÇÃO: é extremamente importante o acompanhamento médico e a realização de exames periódicos.

Leia Também

Cuidados com a Má Digestão: previna-se com estes produtos naturais O que normalmente chamamos de má digestão ou gastrite é conhecido no meio médico como dispepsia e é um conjunto de sintomas (dor, queimação, azia, empachamento, náuseas, vômit...
Cuidado com o Diabetes! Previna-se com estes produtos naturais Alimentação saudável e equilibrada A melhor forma de se prevenir contra o diabetes tipo 2 é manter uma alimentação saudável e equilibrada! Uma dieta com ingestão con...
Vita Sã, Seu Shake Da Saúde! O Vita Sã é um alimento 100% natural produzido pela Relva Verde, sua fórmula é ótima, com ingredientes nutritivos que só fazem bem à saúde, sem corantes e conservantes. Pens...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *