Alfarroba: O Chocolate Saudável Que Valia Ouro

Eng.ª de Alimentos Evelyn Marssola CastroPor:
Categoria : Alimentos Funcionais, Saúde | 10/07/2015 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

A alfarroba é um pó extraído das vagens da árvore alfarrobeira de cor marrom e sabor adocicado.

Apesar de parecer a mais nova moda saudável da nossa era moderna, a alfarroba é bem antiga. Muitos estudiosos afirmam que os egípcios já mascavam essas vagens e também a utilizavam para preparar as múmias.

Por um tempo ela foi chamada de “quilate” e o peso da sua semente era usado como parâmetro para dar valor às jóias valiosas. Nos países árabes ela é chamada de “alkarrub”, que significa “a vagem” e é muito utilizada em doces e bebidas. As alfarrobeiras são originárias de países mediterrâneos e tem a caraterística de resistir a ambientes secos.

Mas ela não é só valiosa nesse sentido. A alfarroba é muito valiosa para a nossa saúde. Segundo a nutricionista Cassia Givegier “a alfarroba é um excelente substituto do chocolate normal, porque é rica em proteínas do complexo B e minerais; além de não possuir açúcar e ser versátil, pode ser utilizada no preparo de achocolatados e até no preparo de pães e bolos”.

Nesse sentido, estudos científicos comprovaram o alto teor de proteínas e minerais na alfarroba que chegam a 20% da recomendação diária de ingestão do fósforo, ferro e manganês. Além disso, ainda têm mostrado que possui uma quantidade bem menor de gorduras e bem maior de fibras que podem trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Os estudos também mostram que a alfarroba não possui nutrientes que podem trazer malefícios à saúde (antinutrientes) como as metilxantinas que são estimulantes. Em comparação com o chocolate feito com o cacau, a alfarroba tem uma redução de 62% desses antinutrientes.

Dentre os benefícios da alfarroba estão a ação antioxidante pela alta concentração de taninos, semelhantes aos do vinho, proteção cardiovascular, depurador do colesterol e redução do envelhecimento das células.

Aproveite para adquirir mais esse presente para a sua saúde com a valiosa alfarroba. Visite a nossa loja virtual com distribuição para todo o Brasil ou passe em uma das lojas Relva Verde Produtos Naturais em Londrina, Paraná.

Sempre consulte um médico ou nutricionista e coloque a sua saúde em primeiro lugar!

Referências
MEDEIROS, M. L.; LANNES, S. L. da S. Avaliação química de substitutos de cacau e estudo sensorial de achocolatados formulados. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 29(2): 247-253, abr.-jun. 2009.
SABATINI, D. R.  et al. Composição centesimal e mineral da alfarroba em pó e sua utilização na elaboração e aceitabilidade em sorvetes. Alim. Nutr., v. 22, n. 1, p. 129-136, 2011.

 

 

 

Leia Também

Lactase: como funciona e quem pode utilizar A lactase é uma enzima produzida em nosso intestino delgado e tem como função hidrolisar (quebrar) a lactose o chamado ‘açúcar do leite’. Vários estudos apontam que após o desmame, algumas populações se tornam mais propensas à redução da pr...
Creatina: saiba se você precisa e quais os benefícios para sua saúde ou atividad... A Creatina é uma substância composta por 3 aminoácidos: arginina, glicina e metionina que é produzida no fígado e no pâncreas e pode ser encontra em carnes vermelhas e peixes, em quantidades bem pequenas por sinal. Ela é responsável por fo...
Como escolher o sabonete ideal para você? Escolher um sabonete ao mesmo tempo em que parece uma decisão simples também requer cuidados. O primeiro deles é reconhecer o seu tipo de pele: Pele seca: é aquela pele que tem aparecia opaca (fosca) que costuma descamar. Tem mais p...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *