Aprenda Tudo Sobre Mel e Saiba Se é Puro

Por:
Categoria : Alimentos Funcionais, Saúde | 20/12/2011 | 8 comentários

Print Friendly, PDF & Email
Aprenda tudo sobre Mel e saiba se é puro

O mel é uma delícia natural produzida por abelhas a partir dos néctares de flores e pode ser usado de diversas formas; puro, para fazer xarope, para fazer receitas doces e salgadas, para tratamento de beleza e muito mais.

Toda essa diversidade de uso do mel acontece por causa das ótimas características nutricionais desse alimento. Ele possui vitaminas A, B, C, D e E, ácido fólico, riboflavina e muitos outros que lhe dão uma qualidade terapêutica, além de ser muito saboroso.

Para ter todas essas qualidades, o mel precisa ser puro e, ao contrário do que as pessoas pensam, descobrir se o mel é puro ou não é muito fácil. Os órgãos responsáveis pela fiscalização e regulamentação desse produto não liberam a venda de méis impuros sem que essa informação seja colocada de forma clara no rótulo, portanto, preste atenção nas seguintes informações que devem estar nos rótulos de méis liberados e certificados como puros:

  • O selo do ministério da agricultura.
  • O nome da empresa produtora do mel.
  • Nos ingredientes não deve constar nenhum tipo de aditivo, apenas mel.

Para saber se um mel é puro você também pode observar o aspecto do mel, um mel de qualidade fica cristalizado caso a temperatura do ambiente seja mais baixa, mas atenção, alguns méis ficam açucarados que podem parecer com o processo de cristalização.

A grande diferença é que a cristalização acontece por inteiro no mel e ao ser esquentado em banho maria com temperatura de cerca de 40º, ele volta a ser líquido, o mel açucarado forma apenas uma faixa de açúcar no fundo da embalagem e esse processo não pode ser revertido. O mel açucarado também apresenta um sabor diferente, pequenos cristais que não dissolvem na boca.

Curiosidades:

  • A abelha produtora de mel mais comum no Brasil é a africanizada, uma mistura entre abelhas africanas e europeias.
  • O mel pode variar de sabor e composição nutricional dependendo do tipo de abelha e tipo de flores.
  • O mel de flores de laranjeira e de capixingui são com sabores mais suaves.
  • O mel de eucalipto e de assa-peixe podem conter uma composição nutricional que ajuda a aliviar sintomas de gripe e outras doenças relacionadas com as vias respiratórias. O mel de assa-peixe tem um sabor mais suave.

Nas lojas Relva Verde Produtos Naturais em Londrina você pode encontrar méis puros em sachê, embalagens e bisnagas de até 1kg ou através das nossa loja virtual.

Leia Também

Cuidados com as unhas, os cabelos e a pele: previna-se com estes produtos natura... Pele, unhas e cabelos sofrem com a falta de vitaminas, minerais e proteínas, por isso é tão importante ficar atento à alimentação e aos sinais de deficiências nutricionais para garantir que estejam sempre saudáveis! Unhas As unhas são óti...
Cuidados com a Menopausa/Climatério: previna-se com estes produtos naturais Segundo a Organização Mundial da Saúde, a menopausa é definida por 12 meses consecutivos de amenorreia, sem outra causa patológica ou psicológica evidente.Os sintomas presentes na síndrome climatérica são: ondas de calor, insônia, irritabil...
Benefícios e aplicações dos óleos essenciais para sua saúde e bem-estar Os óleos essenciais são conhecidos desde a antiguidade por possuírem atividades biológicas, como propriedades antibacteriana, antifúngica e antioxidante. As antigas civilizações já ...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (8)

  1. postado por Arnaldo Francisco do Nascimento em 12/02/2015

    infelizmente, existe pessoas gananciosas e irresponsáveis,que se dizem apicultores,e colocam açucar para as abelhas,próximo as caixas, e algumas colocam favo dentro  do recipientem para caracterizar legítimo.

    arnaldo

     

    • postado por Arnaldo em 25/07/2016

      Você sempre arrasa na construção lógica e originalidade das colocações, Arnaldo Lima.

  2. postado por Gabriela Braga em 01/03/2016

    Muito bom! excelente conteudo….

  3. postado por Gabriela Braga em 01/03/2016

    Muito Bom!

  4. postado por Camila em 19/05/2016

    Comprei dois vidros de mel aqui em Pinhais (região metropolitana de Ctba).

    comprei de um vendedor de porta a porta, mas o vidro não tem rótulo.

    o sabor do mel está bem cítrico, mto diferente de todos que já consumi. É normal? Característica de alguma espécie de mel???

    obrigada 

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 20/05/2016

      Olá Camila,

      Trabalhamos apenas com méis liberados e certificados como puros, contendo no rótulo o selo do ministério da agricultura e o nome da empresa produtora do mel, como você pode conferir neste link: http://www.lojarelvaverde.com.br/mel-e-acucares-mel-puro/

      O mel normalmente não tem um sabor cítrico, mas não podemos afirmar se o que adquiriu está normal por não conhecermos a procedência.

      Estamos à disposição 😉

  5. postado por Ronaldo em 13/07/2016

    Vergonhosa a diferença  de preço entre Paraná e Rio de Janeiro, será que podem me explicar.

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 25/07/2016

      Olá Ronaldo,

      Além da loja virtual temos mais 4 lojas físicas em Londrina-PR. Compramos em grande quantidade, por isso conseguimos colocar um preço mais acessível. Também somos distribuidores de algumas marcas que compramos direto da fábrica.

      Estamos à disposição 😉

       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *