Aproveite os benefícios dos chás para ficar com pele e cabelos mais bonitos

Por:
Categoria : Saúde | 12/09/2018 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

Você sabia que além dos benefícios de se tomar os chás, muitos deles podem ser utilizados de forma tópica, aplicando sobre a pele ou nos cabelos? Muitos deles possuem benefícios incríveis para auxiliar o crescimento dos cabelos, reduzir a oleosidade da pele, prevenir e tratar estrias e celulites.

Uma das grandes vantagens do uso de chás no tratamento estético é o fato de serem 100% naturais, não possuírem contra indicação e ainda serem muito mais baratos que cremes e cosméticos.

Ainda não sabe quais são esses benefícios e quais chás utilizar? Confira nossas dicas!

Chá de Camomila

O chá de camomila é o chá com maior número de usos e benefícios para o nosso bem-estar! Ele ajuda a aliviar o estresse, possui efeito cicatrizante e ainda ajuda a acentuar os cabelos claros. Veja como utilizá-lo:

  • Experimente colocar chá de camomila em água quente para fazer um escalda-pés para aliviar o estresse do dia a dia
  • Use gelado em compressas para combater inflamações e inchaços na pele (após depilação, limpeza de pele ou barba)
  • Reduza as olheiras aplicando compressas geladas de chá de camomila sobre os olhos
  • Use todas as manhãs como tônico facial, basta utiliza-lo em temperatura ambiente, especialmente depois de utilizar um sabonete de camomila!
  • Aplique o chá frio nos cabelos e depois deixe agir por 30 minutos no sol (mas não esqueça de passar o protetor solar no rosto e no corpo!)
  • O Chá de Camomila também é uma ótima opção para utilizar na máscara de argila para promover uma esfoliação suave da pele

Chá verde

O chá verde tem ação adstringente, então é perfeito para limpar e tonificar a pele! Só tome cuidado se sua pele for seca, pois ele combate a oleosidade e pode ressecar ainda mais!

  • Use como tônico facial para combater a oleosidade e ajudar a remover maquiagem e impurezas da pele
  • Uma compressa fria sobre os olhos ajuda a reduzir as olheiras
  • Também é excelente para ser utilizado com máscara de argila, promovendo uma ação esfoliante
  • Nos cabelos ajuda a reduzir a seborreia e controlar a caspa, auxiliando ainda no crescimento dos cabelos. Se o cabelo for muito oleoso você não precisa enxaguar, basta deixar agindo!

Chá de hortelã

O chá de hortelã também possui ação adstringente, sendo ideal para peles oleosas ou mistas. Seu uso diário em compressas frias ajuda a evitar o aparecimento de cravos e espinhas. Pode ser utilizado em máscaras de argila, em especial a argila verde, para reduzir a oleosidade.

Chá de Cravo

Com efeito analgésico, o chá de cravo quando utilizado em compressas geladas, ajuda a aliviar as dores e reduzir o inchaço na pele. É muito útil para quem apresenta problemas circulatórios como varizes e sente muita dor e inchaço nas pernas.

Também pode ser utilizado em cabelos secos para fortalecer e dar brilho.

Chá de Cavalinha

O chá de cavalinha é muito utilizado na prevenção e tratamento de estrias. O ideal é colocar algumas folhas da cavalinha dentro de um recipiente com óleo de amêndoas e deixar descansar por 30 dias. Após este período você pode utiliza-lo para hidratar a pele e assim prevenir as estrias.

Chá de Capim limão

Conhecido por ser desintoxicante e calmante, o chá de capim limão também pode ser aplicado como tônico (após lavar o rosto) ou em compressas frias, ajudando a reduzir manchas, controlar a oleosidade e tratar a acne.

Chá de Calêndula

A Calêndula ajuda a curar ferimentos e queimaduras, agindo também em inchaços e picadas de inseto, nestes casos você pode fazer a compressa fria.

Use o chá de calêndula também para fazer máscaras de argila, em especial argila rosa ou branca, para controlar a rosácea e auxiliar na hidratação.

Chá de Alecrim

O Alecrim ajuda a dar mais brilho aos cabelos escuros, também age como anticaspas. Uma outra opção é utiliza-lo em conjunto com a babosa (Aloe Vera) para garantir cabelos mais fortes, brilhantes e compridos!

Chá de Hibisco

Assim como o chá de camomila ajuda a clarear os cabelos, o chá de hibisco pode ser utilizado para conseguir reflexos avermelhados em cabelos mais claros. Passe o chá e deixe agir no sol para acentuar os reflexos acobreados. Não precisa enxaguar!

Chá preto

Outra opção para quem quer escurecer os cabelos é utilizar o chá preto no final do banho e deixar secar naturalmente.

Sempre que aplicar um chá em compressas ou sobre o cabelo deixe agir de 15 a 30 minutos!

Leia Também

A Laranja Vermelha (Laranja Moro) e seus benefícios para a saúde Você já ouviu falar na Laranja Moro (citrus sinensis (L.))? Ela também é conhecida como Laranja Vermelha ou Laranja de Sangue e recebe esse nome justamente porque diferente das outras espécies de citrus ela tem gomos avermelhados. A colora...
Benefícios e aplicações dos óleos essenciais para sua saúde e bem-estar – Parte ... Já fizemos um artigo sobre os benefícios e aplicações de óleos essenciais (clique aqui para ler) que abordava muitos dos óleos utilizados na aromaterapia, em massagens e também cosméticos como o alecrim, copaíba, eucalipto, gerânio, hortelã...
Lactase: como funciona e quem pode utilizar A lactase é uma enzima produzida em nosso intestino delgado e tem como função hidrolisar (quebrar) a lactose o chamado ‘açúcar do leite’. Vários estudos apontam que após o desmame, algumas populações se tornam mais propensas à redução da pr...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *