Benefícios e aplicações dos óleos essenciais para sua saúde e bem-estar

Por:
Categoria : Produtos, Saúde | 22/06/2017 | 2 comentários

Print Friendly, PDF & Email

Os óleos essenciais são conhecidos desde a antiguidade por possuírem atividades biológicas, como propriedades antibacteriana, antifúngica e antioxidante. As antigas civilizações já tinham por hábito o uso de ervas e aromas como recurso terapêutico, principalmente na medicina chinesa.

Eles são extratos naturais superconcentrados, extraídos principalmente por método de destilação a vapor ou por prensagem a frio das flores, plantas e frutas. Possuem propriedades terapêuticas e diversos benefícios para a saúde devido a sua alta concentração de matéria-prima e por isso, ao contrário de óleos vegetais, não podem ser usados puros diretamente na pele. Podem ser usados na aromaterapia em difusores pessoais, de ambiente e diluídos em óleos vegetais para massagem e também em cosméticos, shampoos, cremes, hidratantes, entre outros produtos. São totalmente naturais, sem corantes e sem quaisquer aditivos químicos.

livealoe-essenciaisAlecrim

O óleo essencial de alecrim é tônico e estimulante, agindo positivamente sobre o esgotamento físico e mental.  Atua sobre o sistema circulatório, músculos e articulações (excelente para alongamentos musculares), estimulando a oxigenação.

Fortalece a musculatura e a pele quando utilizado combinado com outros óleos vegetais. Externamente também atua como estimulante do couro cabeludo.

Importante: O uso durante a noite pode provocar insônia. Não é indicado a gestantes.

Copaíba

O óleo de copaíba tem função anti-inflamatória, anti-séptica e cicatrizante. Também possui função antibactericida e antiviral, sendo indicada contra urticarias e outras doenças de pele. Já há estudos que indicam que seu efeito antimicrobiano para aspergilose ou candidíase seja similar ou superior ao Nitrato de Miconazol.

Também é indicado no tratamento de caspa e acne.

Importante: não deve ser utilizado em crianças pequenas, gestantes e lactantes.

Eucalipto

O óleo essencial de eucalipto tem propriedades anti-sépticas, prevenindo e tratando doenças das vias respiratórias, também atua como antitérmico.

Gerânio

O óleo essencial de gerânio possui diversos benefícios para a pele, atua como agente anti-idade, antirrugas, clareador da pele, hidratante e tonificante. Ajuda a combater manchas e estrias.

Hortelã/Menta

O óleo essencial de Hortelã (hortelã-pimenta, menta ou hortelã-apimentada) apresenta elevado conteúdo de mentol, substância responsável pelo seu sabor refrescante característico, além do mentol há também a presença da mentona, o que faz deste óleo essencial um excelente antimicrobiano, antifúngico, larvicida e repelente, principalmente quanto a mosquitos adultos. Ele também é muito utilizado como estimulante, analgésico (contra contusões e enxaquecas) e descongestionante.

Importante: não deve ser utilizado em crianças pequenas e lactantes.

Laranja

O óleo essencial de laranja é rico em limoneno e mirceno, substâncias que atuam no Sistema Nervoso Central, daí a existência de estudos que o associam ao controle da desordem obsessiva compulsiva.

Também possui propriedades antidepressivas, antissépticas e hipotensivas. Atua também como desintoxicante para a pele, é muito utilizado como facilitador dos tratamentos de manchas e excesso de oleosidade da pele.

Lavanda

O óleo essencial de lavanda possui diversas aplicações físicas e psicológicas. Ele é considerado um analgésico, anti-séptico, anti-inflamatório e anticonvulsivo, sendo também considerado um excelente cicatrizante e regenerador celular é muito utilizado em queimaduras.

Os efeitos psicológicos também são bem conhecidos, principalmente aqueles relacionados a sua ação calmante e antidepressiva. É indicado para reduzir a insônia, o ronco e variações de humor.

As associações destas propriedades terapêuticas fazem do óleo essencial de lavanda um excelente sedativo natural com potencial inclusive para redução da pressão arterial.

Lemongrass

O óleo essencial de lemongrass também é conhecido como erva-cidreira, capim-limão, campim-santo e chá de estrada. Ele é excelente para a memória, sendo considerado o ‘ginko-biloba’ da aromaterapia, auxilia na concentração e no raciocínio.

Quando utilizado em massagens (associado a outros óleos vegetais condutores) ajuda na redução e prevenção da celulite e da gordura localizada, sendo ideal para as drenagens linfáticas.

Também possui propriedades vasodilatadoras e repelente.

Limão Siciliano

O óleo essencial de limão siciliano tem aroma fresco e cítrico. Ideal para tratar celulite, pele, acne e mãos manchadas. é um excelente tônico geral. Tonifica unhas e cutículas. Atualmente, é utilizado em larga escala para curar garganta inflamada e resfriados. É um tônico eficaz para o coração, muito usado para baixar a pressão arterial em caso de hipertensão. Sua natureza anti-séptica alivia inflamações de garganta, tosses, resfriados e gripe, especialmente quando acompanhados de febre, pois ajuda a baixar a temperatura do corpo.

Importante: não aplicar sob incidência de raios solares e evitar a exposição ao sol. Gestantes e crianças utilizar somente com orientação médica.

Manjerona

O óleo essencial de Manjeronavem despertando interesse por possuir atividade biológica antibacteriana, antifúngica e antioxidante

Sálvia

O óleo essencial de sálvia possui similaridade com o estrogênio (hormônio feminino), agindo como regulador menstrual, redutor dos sintomas da pré-menopausa e da entrometriose.  Também possui propriedades afrodisíacas, sendo utilizado ainda para combater problemas circulatórios como varizes.  Atua também contra o cansaço físico e mental.

Importante: Não deve ser utilizado em crianças e meninas adolescentes que estão para entrar no ciclo menstrual. Seu uso é contraindicado também durante a gravidez.

Sândalo

O óleo essencial de sândalo é indicado como descongestionante linfático e venoso, desintoxica o organismo e fortalece os tecidos. Seu aroma é lenhoso e suave, masculino e afrodisíaco. Diluído em Óleo de Semente de Uva, é um excelente hidratante para a pele e estimulante da microcirculação. Protege contra ressecamentos extremos e contra rachaduras na pele, enrijece tecido e estimula o couro cabeludo e o crescimento de cabelos.

Semente de uva

O óleo da semente de uva não é considerado um óleo essencial, mas sim um óleo vegetal muito utilizado em associação aos óleos essenciais, como um ‘condutor’. Ele possui elevado teor de alfa-tocoferol, ácido linoleico e ácido palmítico,substâncias responsáveis pelaregeneração e manutenção da pele. É empregado em massagens corporais e pode ser usado como hidratantecorporal pós-banho.

Ylang-ylang

O óleo essencial de Ylang-Ylang é extraído de uma flor rechonchuda e macia, com formato de estrela do mar e seu nome significa “flor das flores”.  É muito indicado para mulheres pois atua na regulação do ciclo menstrual, como tônico uterino e hidrata a pele, principalmente das mulheres na menopausa. Também pode ser utilizado por homens, neste caso é excelente quando aplicado em conjunto com outros óleos para pés, cotovelos e joelhos ressecados.

Seu uso aromático ressalta suas propriedades antidepressivas e afrodisíacas. Pesquisa indicam que seu uso atua no controle da ansiedade, frustrações, tensão nervosas, medos e depressão.

Óleos essenciais compostos Livealoe:

sinergiaSinergia Alívio: o alívio é uma combinação dos óleos de eucalipto, copaíba, hortelã, benjoim, pinho e semente de uva.

Sinergia Criativa: o criativa é uma combinação dos óleos de gerânio, lavada e semente de uva.

Sinergia Presença: o presença é uma combinação dos óleos de lavanda, hortelã, manjerona, laranja e semente de uva.

Sinergia Serena: o serena é uma combinação dos óleos de sálvia, sândalo, lavanda, ylang-ylang e semente de uva.

 

Como utilizar óleos essenciais?

Você pode utilizar um óleo essencial de diversas formas as mais comuns são:

No aromatizador: colocar de 8 a 12 gotas para aromatizar o ambiente

No banho: dissolver conforme indicação do fabricante em óleo vegetal (preferencialmente óleo de semente de uva ou aloe vera) e colocar na água da banheira. A concentração do óleo pode variar por essência, daí a importância de verificar a indicação do fabricante.

Compressas: adicionar de 5 a 10 gotas em ½ litro de água e fazer compressas.

Inalação: colocar 2 gotas em um lenço, inalador com água ou esfregar entre as mãos (no caso de hortelã/menta) e inalar.

Massagem corporal: diluir conforme indicação do fabricante em óleo de semente de uva, aloe vera ou outro óleo vegetal.

 

Referências:

SANTOS, C. O. Óleo essencial de Menthapiperita l. uma breve revisão de literatura. 2011.

PIERI, F.A.; MUSSI, M.C.; MOREIRA, M.A.S.. Óleo de copaíba (Copaiferasp.): histórico, extração, aplicações industriais e propriedades medicinais. Rev. Bras. Pl. Med., Botucatu, v.11, n.4, p.465-472, 2009.

AMARAL. F. Manual Técnico. Bem estar, saúde e beleza.

AREAS, T.F.; MOURA, R. B. Laranja da terra: evidências científicas para diferentes aplicações terapêuticas. Revista Fitos. Vol. 7. N.02. Abril/junho 2012.

CARDOSO,M. G. et al. Óleos Essenciais. Universidade Federal de Lavras.

Leia Também

Cuidados com as unhas, os cabelos e a pele: previna-se com estes produtos natura... Pele, unhas e cabelos sofrem com a falta de vitaminas, minerais e proteínas, por isso é tão importante ficar atento à alimentação e aos sinais de deficiências nutricionais para garantir que estejam sempre saudáveis! Unhas As unhas são óti...
Cuidados com Rins e Sistema Urinário: previna-se com estes produtos naturais As doenças renais e do trato urinário estão cada vez mais comuns, os principais fatores de risco são causas genéticas, o diabetes e a hipertensão. No caso das doenças renais &eacut...
Geleia real: para uma saúde de ouro A geleia real é produzida por glândulas que ficam nas mandíbulas das abelhas operárias e é um alimento extremamente necessário para manter a abelha rainha viva e garantir a sobrevivência da ...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (2)

  1. postado por antonio de padua nicacio em 26/06/2017

    bom dia, gostaria de saber sobre  oleo para aliviar dor de reumatuismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *