Colesterol: Herói ou Vilão?

Por:
Categoria : Saúde | 30/08/2011 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email
Colesterol: Herói ou vilão?

Nossa saúde depende muito do que comemos. Certos tipos de alimento podem tanto prejudicar seriamente nossa saúde como melhorá-la em vários aspectos. Uma grande prova disso é o colesterol, uma gordura que possuímos no nosso sangue proveniente do nosso próprio organismo e de alimentos de origem animal como ovo, carne e leite.

Existem dois tipos de colesterol, o HDL comumente chamado de colesterol bom e o LDL chamado de colesterol ruim. Eles são responsáveis pela produção de hormônios, vitaminas e ainda auxiliam na digestão de certas gorduras, porém tudo o que é consumido em excesso se torna prejudicial à saúde.

O consumo excessivo de comidas com muita gordura como creme de leite, manteiga, ovos, leite integral e frituras faz com que o colesterol "vilão" (LDL) aumente e comece a se depositar em nossas veias e artérias diminuindo e até bloqueando a passagem do sangue causando diversos problemas no coração e cérebro como um derrame (AVCI).

O HDL faz o papel de herói no nosso organismo e impede que a gordura do colesterol vilão se deposite nas paredes das veias ajudando o sangue fluir com mais facilidade pelo nosso organismo.

Por isso é muito importante fazer um controle rigoroso do colesterol para que ele não se torne um vilão na sua saúde. Para conseguir isso basta diminuir o consumo de gorduras, frituras e carnes, aumentar o consumo de fibras, vegetais e cereais e não levar uma vida sedentária.

Existem alguns alimentos que diminuem os níveis de colesterol ruim. Fibras insolúveis e principalmente solúveis ajudam a evitar a digestão de novas gorduras e ainda funcionam como uma esponja limpando as já acumuladas.

O consumo de berinjela também é um ótimo jeito de colocar o colesterol vilão na linha. Você pode consumi-la inteira, junto com a sua alimentação normal, ou ainda tomar diariamente 1 copo suco de berinjela que é fácil de fazer, basta cortar 3 fatias de 1 cm da berinjela crua e liquidificar com suco de uma fruta ácida; pode ser a laranja.

Curiosidades:

Nomenclaturas

HDL – High Density Lipoprotein (Lipoproteína de Alta Densidade)
LDL – Low Density Lipoprotein (Lipoproteína de Baixa Densidade)

Mas que diferença isso faz?

O LDL, por ser de baixa densidade tende a se fixar em superfícies esponjosas e de alta absorção, ao utilizar fibras na alimentação, cria-se uma esponja que absorverá este colesterol e eliminará do corpo, enquanto o HDL por ser mais denso passa por esta esponja e é absorvido pelo corpo trazendo consigo os seus benefícios.

Alimentos que ajudam a reduzir o LDL e aumentar o HDL:

Leia Também

Qual a Melhor Atividade Física para a Sua Saúde? #2 No artigo anterior você ficou sabendo dos tipos de exercícios que são mais indicados para cada tipo de problema de saúde, mas por que eles são recomendados, quais os verdadeiros efeitos do exercício na nossa saúde? Diabetes: os exercí...
Conheça os Benefícios da Berinjela Muito rico em minerais, vitaminas e princípios ativos extremamente importantes para a nossa saúde, o fruto berinjela, originário da Índia, tem sido objeto de muitos estudos quanto a sua eficácia em v&aa...
Benefícios da Fibra de Maracujá A fibra de maracujá passou a ser muito conhecida recentemente. Feita a partir da casca e sementes secas e moídas do maracujá, ela tem propriedades muito interessantes para o nosso organismo, principalmente ao se trat...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *