Como escolher o sabonete ideal para você?

Por:
Categoria : Saúde | 15/06/2018 | Seja o 1º a comentar!

Print Friendly, PDF & Email

Escolher um sabonete ao mesmo tempo em que parece uma decisão simples também requer cuidados.

O primeiro deles é reconhecer o seu tipo de pele:

  • Pele seca: é aquela pele que tem aparecia opaca (fosca) que costuma descamar. Tem mais propensão a rugas e marcas de expressão, rachaduras e inflamações provocadas por esses ferimentos. O ressecamento pode ser intensificado pelo clima seca ou por excesso de banhos quentes.
  • Pele oleosa: é aquela que costuma ter mais cravos e espinhas, normalmente apresenta inflamações provocadas pela acne em diversas partes do corpo.
  • Pele mista: as pessoas com pele mista costumam apresentar certa oleosidade no rosto, em especial no nariz e na testa, mas apresente pele mais seca ou normal no restante do corpo.
  • Pele sensível: normalmente são peles muito claras, que costumam ficar muito vermelha e descamar com facilidade.

O que é melhor Sabonete Líquido ou em Barra?

Depois é preciso identificar qual o tipo de sabonete mais adequado: líquido ou em barra.

Os sabonetes líquidos possuem pH um pouco mais ácido variando de 5,5 a 7, o que se aproxima do pH natural da pele que é 5,5, por isso são indicados para quem tem pele sensível ou ressecada.

Os sabonetes em barra são mais alcalinos, com pH entre 8 e 9, por isso são indicados para peles mais oleosas e uso no corpo, onde a pele é menos sensível.

Se sua pele é oleosa e você prefere a textura dos sabonetes líquidos, procure por aqueles que possuem ação adstringente.

IMPORTANTE! Os sabonetes antibacterianos não devem ser utilizados rotineiramente pois são mais agressivos. Sua indicação é apenas para peles muito oleosas (já que ajuda a desobstruir os poros) ou para quem apresenta foliculite (inflamações na pele como aquelas provadas por pelos encravados).  Crianças só devem utiliza-los para lavagem das mãos.

Sabonetes para peles secas

A pele seca requer hidratação extra e cuidados com possíveis ferimentos, inflamações e rachaduras. Além de evitar banhos muito quentes e utilizar outros produtos hidratantes,  é recomendado buscar sabonetes que contribuam para a saúde da pele como aqueles com extrato de semente de uva,  aroeira, calêndula, camomila, que são mais suaves. Outra dica fundamental é: dispense o uso de buchas e esponjas, já que elas aumentam a descamação e ressecamento da pele e evite esfoliações regulares.

Sabonetes para pele oleosa

A pele oleosa requer cuidado não só com o sabonete mas também com loções, hidratantes e protetores solares. A escolha do sabonete deve privilegiar as opções adstringentes como enxofre, arnica, barbatimão, mel e própolis, hamamélis, alecrim, juá, erva-doce e coco. Também pode-se optar pelo sabonete de argila verde que promove também uma leve esfoliação no corpo. É importante destacar que não se deve lavar a pele mais de 2 vezes ao dia, quanto mais lavar, mais oleosidade a pele irá produzir.

Sabonete para pele mista

Apesar de muita gente achar que a pele mista é ‘normal’ e, portanto poderia utilizar qualquer tipo de sabonete, o ideal é buscar um para as regiões oleosas do rosto e outro para o restante do corpo, que pode variar entre pele seca ou normal. Uma forma interessante é utilizar um sabonete adstringente só para o rosto e outro glicerinado, infantil ou com leve esfoliante no corpo como o de argila vermelha, dourada e branca. Também são ótimas opções os sabonetes de capim limão, erva doce, aroeira, arnica e copaíba.

Sabonete para peles sensíveis

As peles sensíveis requerem sabonetes que acalmam e aliviam a vermelhidão. É comum também o aparecimento de rosácea (uma inflamação superficial que deixa a pele vermelha), nestes casos o mais indicado são sabonetes à base se camomila, calêndula, leite de cabra e argila rosa (apenas 2 ou 3 vezes por semana!).  Também são indicados os sabonetes neutros (sem perfumes e corantes) e os glicerinados de perfume suave como o de erva-doce e os infantis.

Dica importante (1) ! Adultos podem utilizar sabonetes infantis, mas as crianças não devem utilizar os sabonetes de adultos! O pH da pele deles é diferente, por isso o sabonete precisa ser adequado. Utilize sabonetes bactericidas apenas para lavar as mãos após brincar no chão, terra, playground, etc.

Dica importante (2)!  Alguns dermatologistas chegam a apontar que algumas pessoas não deveriam sequer utilizar o sabonete em determinadas partes do corpo. A explicação é que ao utilizar um sabonete de forma aleatória você está eliminando a hidratação natural da pele, provocando o ressecamento ou estimulando ainda mais a oleosidade!  Converse com seu dermatologista, ele poderá lhe auxiliar na definição do tipo e uso adequado para você!

Leia Também

Aproveite os benefícios dos chás para ficar com pele e cabelos mais bonitos Você sabia que além dos benefícios de se tomar os chás, muitos deles podem ser utilizados de forma tópica, aplicando sobre a pele ou nos cabelos? Muitos deles possuem benefícios incríveis para auxiliar o crescimento dos cabelos, reduzir a o...
A Laranja Vermelha (Laranja Moro) e seus benefícios para a saúde Você já ouviu falar na Laranja Moro (citrus sinensis (L.))? Ela também é conhecida como Laranja Vermelha ou Laranja de Sangue e recebe esse nome justamente porque diferente das outras espécies de citrus ela tem gomos avermelhados. A colora...
Benefícios e aplicações dos óleos essenciais para sua saúde e bem-estar – Parte ... Já fizemos um artigo sobre os benefícios e aplicações de óleos essenciais (clique aqui para ler) que abordava muitos dos óleos utilizados na aromaterapia, em massagens e também cosméticos como o alecrim, copaíba, eucalipto, gerânio, hortelã...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *