Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Consultar frete
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

Escolher um sabonete ao mesmo tempo em que parece uma decisão simples também requer cuidados.

O primeiro deles é reconhecer o seu tipo de pele

Pele seca: é aquela pele que tem aparecia opaca (fosca) que costuma descamar. Tem mais propensão a rugas e marcas de expressão, rachaduras e inflamações provocadas por esses ferimentos. O ressecamento pode ser intensificado pelo clima seca ou por excesso de banhos quentes.

Pele oleosa: é aquela que costuma ter mais cravos e espinhas, normalmente apresenta inflamações provocadas pela acne em diversas partes do corpo.

Pele mista: as pessoas com pele mista costumam apresentar certa oleosidade no rosto, em especial no nariz e na testa, mas apresenta pele mais seca ou normal no restante do corpo.

Pele sensível: normalmente são peles muito claras, que costumam ficar muito vermelhas e descamar com facilidade.

Tipos de Pele

O que é melhor Sabonete Líquido ou em Barra?

Depois é preciso identificar qual o tipo de sabonete mais adequado: líquido ou em barra.

Os sabonetes líquidos possuem pH um pouco mais ácido variando de 5,5 a 7, o que se aproxima do pH natural da pele que é 5,5, por isso são indicados para quem tem pele sensível ou seca/ressecada.

Os sabonetes em barra são mais alcalinos, com pH entre 8 e 9, por isso são indicados para peles mais oleosas e uso no corpo, onde a pele é menos sensível. Podem ser usados também por quem tem pele normal.

Se sua pele é oleosa e você prefere a textura dos sabonetes líquidos, procure por aqueles que possuem ação adstringente.

IMPORTANTE! Os sabonetes antibacterianos não devem ser utilizados rotineiramente pois são mais agressivos. Sua indicação é apenas para peles muito oleosas (já que ajuda a desobstruir os poros) ou para quem apresenta foliculite (inflamações na pele como aquelas provadas por pelos encravados). Crianças só devem utiliza-los para lavagem das mãos.

Sabonetes para peles secas

A pele seca requer hidratação extra e cuidados com possíveis ferimentos, inflamações e rachaduras. Além de evitar banhos muito quentes e utilizar outros produtos hidratantes, é recomendado buscar sabonetes que contribuam para a saúde da pele como aqueles com extrato de semente de uva, aroeira, calêndula, camomila, que são mais suaves. Outra dica fundamental é: dispense o uso de buchas e esponjas, já que elas aumentam a descamação e ressecamento da pele e evite esfoliações regulares.

Sabonetes para pele oleosa

A pele oleosa requer cuidado não só com o sabonete mas também com loções, hidratantes e protetores solares. A escolha do sabonete deve privilegiar as opções adstringentes como enxofre, arnica, barbatimão, mel e própolis, hamamelis, alecrim, juá, erva-doce, carvão ativado e coco. Também pode-se optar pelo sabonete de argila verde que promove também uma leve esfoliação no corpo. É importante destacar que não se deve lavar a pele mais de 2 vezes ao dia, quanto mais lavar, mais oleosidade a pele irá produzir.

Sabonete para pele mista

Apesar de muita gente achar que a pele mista é 'normal' e, portanto poderia utilizar qualquer tipo de sabonete, o ideal é buscar um para as regiões oleosas do rosto e outro para o restante do corpo, que pode variar entre pele seca ou normal. Uma forma interessante é utilizar um sabonete adstringente só para o rosto e outro glicerinado, infantil ou com leve esfoliante no corpo como o de argila vermelha, dourada e branca. Também são ótimas opções os sabonetes de capim limão, erva doce, aroeira, arnica e copaíba.

Sabonete para peles sensíveis

As peles sensíveis requerem sabonetes que acalmam e aliviam a vermelhidão. É comum também o aparecimento de rosácea (uma inflamação superficial que deixa a pele vermelha), nestes casos o mais indicado são sabonetes à base se camomila, calêndula, leite de cabra e argila rosa (apenas 2 ou 3 vezes por semana!). Também são indicados os sabonetes neutros (sem perfumes e corantes) e os glicerinados de perfume suave como o de erva-doce e os infantis.

DICA IMPORTANTE (1): Adultos podem utilizar sabonetes infantis, mas as crianças não devem utilizar os sabonetes de adultos! O pH da pele deles é diferente, por isso o sabonete precisa ser adequado. Utilize sabonetes bactericidas apenas para lavar as mãos após brincar no chão, terra, playground, etc, para o banho o ideal é o uso de sabonetes próprios para crianças.

DICA IMPORTANTE (2): Alguns dermatologistas chegam a apontar que algumas pessoas não deveriam sequer utilizar o sabonete em determinadas partes do corpo. A explicação é que ao utilizar um sabonete de forma aleatória você está eliminando a hidratação natural da pele, provocando o ressecamento ou estimulando ainda mais a oleosidade! Converse com seu dermatologista, ele poderá lhe auxiliar na definição do tipo e uso adequado para você!