Conheça os Açúcares Mais Saudáveis

Por:
Categoria : Alimentos Funcionais, Saúde | 22/08/2012 | 5 comentários

Print Friendly, PDF & Email
Conheça os Açúcares Mais Saudáveis

“Adoramos doces, mas sempre nos sentimos culpados quando nos esbaldamos com essas gostosuras”. Essa frase não precisa ser totalmente verdade. É possível consumir doces sem peso na consciência. Você não acredita? Então conheça mais sobre as diferenças e vantagens do uso de açúcares pouco processados. (Lembre-se que a moderação é o segredo de uma vida saudável)

Açúcares poucos processados são aqueles que não passam por um tratamento químico intenso que o deixa branco, cristalizado ou ainda refinado. Eles são escuros, mais doces e ainda muito mais vitaminados. Os mais comuns são o açúcar demerara e o açúcar mascavo.

O açúcar brasileiro é, na maioria, originado da cana-de-açúcar, por isso sua composição nutricional pode ser diferenciada dos açúcares que são feitos a partir da beterraba, por exemplo. Para esse artigo vamos considerar apenas os feitos a partir da cana que podem apresentar altos índices de minerais como o cálcio, o magnésio, o potássio e o fósforo.

O açúcar demerara é o tipo de açúcar intermediário, possui grandes concentrações de vitaminas e minerais, mas passa por um processamento leve que o deixe em forma de cristais e com uma coloração marrom clara. Ele é ideal para as pessoas que não são acostumadas com o sabor do açúcar mascavo e perfeito para substituir o açúcar branco em todas as receitas de doces.

O açúcar mascavo é o açúcar mais escuro que não passa por nenhum tipo de processamento. Ele é retirado diretamente depois do cozimento do caldo da cana, por isso ele tem um aspecto úmido e uma coloração bem escura. Esse açúcar tem, no geral, o triplo da concentração de vitaminas e minerais que o açúcar branco oferece. Dentre essas vitaminas e minerais alguns de extrema importância para a saúde humana como o complexo de vitamina B e cálcio.

Quanto à quantidade de carboidrato e valor calórico a diferença entre o branco e o mascavo não é grande, mas o açúcar mascavo tem um sabor mais forte e adoça muito mais que o branco, por isso você já vai reduzir a quantidade de açúcar ingerido reduzindo as calorias da sua receita.

Existe ainda o açúcar mascavo e demerara nas versões orgânicas, que além de não terem sido processados e perdido a maioria dos nutrientes ainda não possuem nenhum traço de agrotóxico ou outra química qualquer.

ATENÇÃO: LEMBRE-SE SEMPRE, o segredo para a vida saudável é não exagerar em nenhum tipo de alimento, mesmo o açúcar mascavo e demerara sendo mais saudáveis, quando há exagero na quantidade diária de consumos de doces, doenças como o biabetes podem ser desencadeadas.

Os açúcares pouco processados não apresentam uma redução significativa dos valores de carboidratos e calorias, por isso não são liberados para os diabéticos que não podem consumir nenhuma quantidade de açúcar.

Consulte sempre o seu médico.

Nas lojas Relva Verde Produtos Naturais você pode encontrar esses doces que podem te trazer mais saúde e menos peso na consciência.

Leia Também

Lactase: como funciona e quem pode utilizar A lactase é uma enzima produzida em nosso intestino delgado e tem como função hidrolisar (quebrar) a lactose o chamado ‘açúcar do leite’. Vários estudos apontam que após o desmame, algumas populações se tornam mais propensas à redução da pr...
Creatina: saiba se você precisa e quais os benefícios para sua saúde ou atividad... A Creatina é uma substância composta por 3 aminoácidos: arginina, glicina e metionina que é produzida no fígado e no pâncreas e pode ser encontra em carnes vermelhas e peixes, em quantidades bem pequenas por sinal. Ela é responsável por fo...
Como escolher o sabonete ideal para você? Escolher um sabonete ao mesmo tempo em que parece uma decisão simples também requer cuidados. O primeiro deles é reconhecer o seu tipo de pele: Pele seca: é aquela pele que tem aparecia opaca (fosca) que costuma descamar. Tem mais p...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (5)

  1. postado por Elias em 28/11/2012

    Parabens pela divulgação da receita da carne de gluten. òtima opção ! Sobre os tipos de açucar gostaria de assinalar também o açucar de palma ( palm sugar) que em geral é fabricada a partir do coqueiro ou outros tipos de Palmeiras ( existem umas duas mil variedades, inclusive a tamara também é uma palmeira e talvez se faz um açucar dela no Oriente) O açucar de palma do coqueiro é extraido das bagas da arvore e não do fruto – o nosso conhecido coco) . “E produzido em grande quantidade na Tailandia, Filipinas, Malásia. È um açucar delicioso e com índice glicemico baixo ( 35). Em Sao Paulo pode ser encontrado num mercadinho chines na rua Conselheiro Furtado, na Liberdade. Recomendo !

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 29/11/2012

      Olá Elias, ficamos felizes que você gostou da receita de carne de glúten. No site você encontra diversas receitas usando essa carne, uma mais deliciosa que a outra vale a apena conferir. Muito obrigada pela dica do açúcar de palma, adoramos a sua contribuição. Sinta-se sempre a vontade para comentar os nossos artigos e receitas.

  2. postado por Andre em 17/11/2016

    Muito show essas informações amei…

     

     

  3. postado por Gilberto em 22/01/2017

    Boa tarde !! eu gostaria de saber qual é o melhor açúcar entre o Mascavo orgânico e o relva verde ? Obrigado 

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 24/01/2017

      Olá Gilberto,

      A única diferença do orgânico, é que a matéria prima não contém nenhum traço de agrotóxicos, sendo que no outro pode conter algum residual destes produtos.

      Obrigado pelo comentário.

      Estamos à disposição ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *