Conheça os Benefícios do Cogumelo Agaricus blazei

Por:
Categoria : Alimentos Funcionais, Saúde | 12/06/2012 | 55 comentários

Print Friendly, PDF & Email
Conheça os Benefícios do Cogumelo do Sol

O cogumelo Agaricus blazei, comumente conhecido como “cogumelo do sol®”, “cogumelo era dourada”, “himematsutake”, “royal sun agaricus”, “cogumelo amêndoa”, “cogumelo da vida”, “cogumelo de Deus”, “Jisongrong” entre outros nomes, tem sido estudado por diversas instituições quanto aos seus benefícios para a saúde humana. E os resultados dessas pesquisas não poderiam ter sido melhores.

Foi descoberto que o cogumelo Agaricus blazei possui diversos benefícios que envolvem propriedades nutricionais, medicinais preventivas e culinárias.

O cogumelo Agaricus blazei é um microrganismo vivo, ou seja, um fungo que sempre foi muito utilizado na culinária oriental agora muito comum, também, no Brasil. Os estudos sobre as propriedades medicinais do cogumelo começaram a ser realizadas exatamente por causa da longevidade atingida pelos orientais, dessa forma descobriu-se que um dos responsáveis era o consumo dos cogumelos.
Além de ser rico em vitaminas, proteínas, aminoácidos, minerais e antioxidantes, o cogumelo Agaricus blazei é rico em betaglucano.

Completo de todos os seus componentes, o cogumelo tem os seguintes benefícios:

  • Fortalecimento do sistema imunológico: com esse fortalecimento você correrá menos risco de ficar com gripes e resfriados, irritações da pele, fadiga causada por estresse mental e físico, reações alérgicas brandas.
  • Antioxidante: diminui a ocorrência de radicais livres e os elimina do seu organismo, além disso, também tem ação antimutagênica que evita que os nossos genes sofram grandes alterações. É uma poderosa arma contra o envelhecimento.
  • Auxílio para melhorar a saúde de pessoas em tratamentos contra o câncer e prevenção do mesmo: além de aumentar o sistema imunológico evitando outras doenças infecciosas muito comuns nessas situações, as propriedades do cogumelo eliminam os radicais livres causados pela quimioterapia e a radioterapia e ainda funcionam como antitumorais.
  • Redutor de colesterol e diabetes: evita que o organismo absorva uma quantidade alta de gorduras e glicose.
  • Potente coadjuvante no tratamento da Hepatite-C: melhorando o apetite.

Para o uso do cogumelo Agaricus blazei em pessoas que estão em tratamento de radioterapia, fazer o uso do chá apenas após a sessão. Já para prevenção e ação antitumoral, deve-se realizar o uso do cogumelo Agaricus blazei concentrado.

Nas lojas Relva Verde você encontra o cogumelo Agaricus blazei em cápsulas. Seu uso junto com a geleia real potencializará o fortalecimento imunológico.

Leia Também

Cuidados com as unhas, os cabelos e a pele: previna-se com estes produtos natura... Pele, unhas e cabelos sofrem com a falta de vitaminas, minerais e proteínas, por isso é tão importante ficar atento à alimentação e aos sinais de deficiências nutricionais para garantir que estejam sempre saudáveis! Unhas As unhas são óti...
Cuidados com a Menopausa/Climatério: previna-se com estes produtos naturais Segundo a Organização Mundial da Saúde, a menopausa é definida por 12 meses consecutivos de amenorreia, sem outra causa patológica ou psicológica evidente.Os sintomas presentes na síndrome climatérica são: ondas de calor, insônia, irritabil...
Cuidados com Rins e Sistema Urinário: previna-se com estes produtos naturais As doenças renais e do trato urinário estão cada vez mais comuns, os principais fatores de risco são causas genéticas, o diabetes e a hipertensão. No caso das doenças renais &eacut...
Gostou? Então compartilhe este artigo!

Comentário (55)

  1. postado por Mauricio dos Santos em 20/08/2014

    Gostaria de saber se o cogumelo diminui o colesterol alto

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 20/08/2014

      Olá Mauricio! Sim, um dos benefícios do cogumelo do sol é evitar que o organismo absorva uma quantidade alta de gorduras e glicose. Estamos à disposição! 😉

    • postado por jane em 11/05/2015

      O cogumelo do sol foi multado em 97 mil reais por propaganda enganosa..

      • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 12/05/2015

        Olá Jane,

        A empresa Cogumelo do Sol Agaricus do Brasil foi multada por fazer propaganda enganosa.

        Já o cogumelo Agaricus blazei ao qual nos referimos no post é comumente conhecido como cogumelo do sol. Essa espécie de cogumelo, nativa do Brasil, é amplamente cultivada no Japão em função de suas propriedades medicinais. O Agaricus blazei tem sido utilizado na medicina complementar e alternativa para o tratamento de muitas doenças imunológicas.

        Trabalhamos apenas com as cápsulas da marca Unilife que possuem certificação internacional Kosher e Halal. Os produtos são inspecionados e validados pela equipe de Controle de Qualidade antes da liberação dos mesmos para o mercado.

        Estamos à disposição! 

      • postado por Rene Matienzo em 13/10/2015

        Consumo o Cogumelo do Sol + Geléia Real, causando a sinergia, ou seja, digamos, 1+1 seriam igual a 3.

        Me sinto muitíssimo melhor, depois que passei a consumir, isso antes do inverno, pela primeira vez, não peguei uma gripe, faz tempo que não tomo nada de remédio pra gripe e resfriado.

        Não se esqueçam que a industria farmacêutica quer vender remédios, então tentam "desviar" nossa atenção para produtos naturais.

        • postado por alexsandra em 13/01/2016

          é amigo, também incluir o cogumelo na alimentação da minha filha, juntamente com o óleo de coco extra virgem. ela estava com as taxas alteradas, alergias, gripes e asma. Depois que tirei todos os remédios, anti alergicos, e bombinha, e acrescentei estes alimentos, ela nunca mais pegou nem se quer uma gripe, nem nada dos problemas que tinha. Não é de se adminirar que os médicos,e a industria farmaceutica não gostam das opções que Deus nos deu na natureza. Louvo a Deus por tudo e estou muito feliz com a melhora da minha filha. Para uma mãe não tem preço. 

      • postado por Tati em 06/07/2016

        "A empresa Cogumelo do Sol Agaricus do Brasil foi multada por fazer propaganda enganosa."
        Verdade, mas não significa que é um falso produto, significa que eles disseram que o produto "cura doenças" em suas propagandas, nenhum produto natural pode ter essa propaganda de cura segundo o ministério da saúde, qualquer produto natural que tiver essa frase "cura doenças" pode ser multado por não ter essa comprovação. Mas todo mundo sabe que isso é apenas a máfia dos medicamentos quimicos.

        Enfim, experimentei ambas as marcas, inclusive minha familia e ambas são muito boas e fazem muito bem a saúde sim!
         

  2. postado por Maria Ivone M Ruiz em 13/09/2014

    TENHO ESPORAO E SOLA DO COM QUENTURAS QUE ME INCOMODA MUITO O COGUMELO DO SOL SERIA BOM ?? MARIA IVONE LONDRINA OBRIGADA.

  3. postado por Vania Luz em 17/09/2014

    Excelente farinha então, vou consumi-la diariamente =D

  4. postado por Telmo Bianchi em 03/10/2014

    Bom dia gostaria de saber se o cogumelo do sol é bom para a pele, pois a minha pele esta muito fraca e se esfola facilmente .Telmo A. Bianchi Taubaté sp.

  5. postado por Walter Jr. em 26/11/2014

    Para mulheres que tem hipotireoidismo e baixa libido, o cogumelo do sol é indicado?
    Obrigado.

  6. postado por Relva Verde Produtos Naturais em 01/12/2014

    Olá Walter,

    O cogumelo do sol não tem função para o hipotireiodismo, mas pode auxiliar nos seus sintomas, assim como o selênio (http://www.lojarelvaverde.com.br/selenio-se-unilife-60-capsulas-500mg-p869) o pólen (http://www.lojarelvaverde.com.br/polen) e a geléia real (http://www.lojarelvaverde.com.br/geleia_real).

    Já para a baixa libido temos a maca peruana, é considerada um afrodisíaco natural e também revitalizante (http://www.lojarelvaverde.com.br/maca_peruana).

    Aconselhamos sempre a consultar o seu médico. Estamos à disposição! 😉

  7. postado por margareth em 09/12/2014

    Olá,

     

      Gostaria de saber se o cogumelo é indicado para pessoas com artrose e osteoporose.

     

    Grata

  8. postado por Relva Verde Produtos Naturais em 10/12/2014

    Olá Margareth,

    O cogumelo do sol não tem função para artrose e osteoporose. Alguns produtos como o chá de arnica: http://www.lojarelvaverde.com.br/arnica-importada-20g-mil-ervas-p456, o Procalcium, que é um suplemento mineral a base de cálcio e magnésio: http://www.lojarelvaverde.com.br/procalcium-po-unilife-800g-p887 e a dolomita: http://www.lojarelvaverde.com.br/dolomita poderão ajudá-la. 

    Veja também o artigo sobre Doenças Inflamatórias nas Articulações e Tratamentos Naturais: http://www.relvaverde.com.br/saude/doencas-inflamatorias-nas-articulacoes-e-tratamentos-naturais

    Estamos à disposição! 😉

     

  9. postado por Arlete aparecida campos domingues em 28/01/2015

    tomo citalopram,rivotril. tem problema se tomar cogumelo do sol também?

     

  10. postado por Andréia em 26/02/2015

    Tenho dores no corpo inteiro, principalmente nos ombros e braços, tem dia que parece que o meu braço vai cair de tanta dor, fui diagnostica com bursite, gostaria de saber se o cogumelo do sol seria bom para essas dores..

    obrigada

  11. postado por Relva Verde Produtos Naturais em 26/02/2015

    Olá Andréia!

    Para dor e inflamação, você pode fazer o chá para dores crônicas, veja a receita no link: http://www.relvaverde.com.br/receita/sofrendo-com-as-dores-cronicas-aprenda-a-fazer-um-cha-mais-eficiente-que-o-do-globo-reporter. 
    Aconselhamos sempre a consultar o seu médico. 
    Estamos à disposição! 😉

  12. postado por vera lucia ribeiro da silva em 05/03/2015

    ola minha mãe morreu com cançer de utero, se eu tomar o cogumelo do sol eu evito o mesmo ou não tem nada a ver . pois minha mãe sofreu muito . espero resposta u mais breve possivel vera

  13. postado por Relva Verde Produtos Naturais em 05/03/2015

    Olá Vera Lucia!

    O cogumelo do sol pode auxiliar no aumento do sistema imunológico. Para prevenção e ação antitumoral, deve-se realizar o uso do cogumelo do sol concentrado.
    Aconselhamos sempre a consultar o seu médico. 
    Estamos à disposição! 😉

  14. postado por Marlon Santos em 06/03/2015

    Boa noite, gostaria de saber se o Cogumelo do Sol, aumenta a fertilidade.

  15. postado por Relva Verde Produtos Naturais em 09/03/2015

    Olá Marlon!
    O cogumelo do sol não tem função para aumento da fertilidade, já a maca peruana é considerada um afrodisíaco natural e também revitalizante, ajuda a regular o ciclo menstrual e aumenta a fertilidade (http://www.lojarelvaverde.com.br/maca_peruana).
    Aconselhamos sempre a consultar o seu médico. 
    Estamos à disposição! 😉

     

     

  16. postado por maria das d s vieira em 24/06/2015

    bom dia!Estou tomando mtos remedios,para circulação, glicose,colesterol,pressão alta,agora para coluna,gostaria de eliminar todos e tomar só o cogumelo do sol.Será q posso?

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 24/06/2015

      Olá Maria!

      O cogumelo do sol é rico em vitaminas, tem como uma de suas principais funções a melhora no sistema imunológico do organismo, estimulando a produção de novas células de defesa, fortalecendo o corpo e, portanto, ajudando a estabelecer o equilíbrio do metabolismo, auxilia também no controle da pressão arterial e colesterol, porém não recomendamos que pare de tomar seus remédios sem antes consultar o seu médico.

      Estamos à disposição! 😉

  17. postado por maria das d s vieira em 24/06/2015

    obrigada

  18. postado por Kassia Barbosa em 10/07/2015

    Essas cápsulas servem para emagrecer?

  19. postado por Rosilene rosa Assumpção em 22/07/2015

    Bom dia gostaria saber se um adolescente de 13 anos que tem artrite juvenil pode usar o cocumelo do sol ela tem muitas dores principalmente nas juntas

  20. postado por Edna em 29/03/2016

    Gostaria de saber realmente para qual finalidade o cogumelo do sol deve ser utilizado quais os beneficios e quem não pode utilizar e porque 

     

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 30/03/2016

      Olá Edna,

      O cogumelo Agaricus blazei, também conhecido como cogumelo do sol possui diversos benefícios que envolvem propriedades nutricionais, medicinais preventivas e culinárias. Pode auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico, tem ação antioxidante, auxília para melhorar a saúde de pessoas em tratamentos contra o câncer e prevenção do mesmo, ajuda a reduzir o colesterol e diabetes e é um potente coadjuvante no tratamento da Hepatite-C.

      Trabalhamos com o Cogumelo Agaricus blazei em cápsulas, não há contra-indicação. Sugere-se a ingestão de 2 cápsulas, 2 vezes ao dia, após as refeições: http://www.lojarelvaverde.com.br/cogumelo-agaricus-blazei-unilife-120-capsulas-400mg-p943

      Estamos à disposição 😉

  21. postado por Lorena em 16/04/2016

    Boa noite!

    Muito interessante! Será q pode ajudar pra quem tem hpv?

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 29/04/2016

      Olá Lorena,

      O cogumelo Agaricus blazei pode auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico, tem ação antioxidante, mas não tem função específica para HPV.

      Consulte sempre o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

  22. postado por helio em 14/05/2016

    ola gostaria de saber se  o cocumelo do sol  me ajudaria, tenho tido gripe meio seguido.e fico muito abatido depois sera que o cocumel do sol seria bom, ou a geleia real, obg.

  23. postado por Lucineia em 13/10/2016

    Ola ajudaria pra quem tem NF neorofrimatose 

     

  24. postado por Lucineia em 13/10/2016

    Gostaria tbm de saber se e bom pra quem tem hermorroda 

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 14/10/2016

      Olá Lucineia,

      O cogume do sol não tem função específica para neorofrimatose e homorroida, mas é antioxidante, diminui a ocorrência de radicais livres e pode auxiliar no aumento do sistema imunológico.

      Aconselhamos sempre a consultar o seu médico.

      Estamos à disposição! 😉

  25. postado por Luiza em 21/12/2016

    Olá, Gostaria de saber se o gogumelo do sol me ajudaria a melhorar a circulação pois estou com as minhas pernas pretas, já jui em vários especialistas e sempre a resposta a mesma sáo os pequenos vasos que rebentam e o sangue derrama causando manchas vermelhas e depois ficam preta e já tomou conta dos pés e pernas abaixo dos joelhos. Aguardo resposta urgente.

  26. postado por Simone Souza em 16/01/2017

    Boa Tarde

    Gostaria de saber se o Cogumelo do Sol traz algum benefício para a labirintite.

    Obrigada

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 16/01/2017

      Olá Simone!

      O cogumelo do sol não tem função específica para tratar a labirintite. É rico em vitaminas, tem como uma de suas principais funções a melhora no sistema imunológico do organismo, estimulando a produção de novas células de defesa, fortalecendo o corpo e, portanto, ajudando a estabelecer o equilíbrio do metabolismo, auxilia também no controle da pressão arterial e colesterol.

      Consulte sempre o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

  27. postado por Carlos em 08/03/2017

    Serve para auxiliar na hipotencia sexual

     

  28. postado por francisca em 30/03/2017

    o cogumelo do sol afina o sangue?

  29. postado por Roseli em 22/08/2017

    Qual a quantidade de cogumelo do sol que deve ingerir para melhorar a imunidade e contribuir
    para controle da diabetes?

  30. postado por Margarete em 25/10/2017

    Estou com mimha cabeca . Pesada . As vezes me da umas tontura o cogumelo e bom para este problema ?

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 06/11/2017

      Olá Margarete,

      O cogumelo Agaricus ajuda a aliviar a fadiga causada por estresse mental e físico, mas o ideal é descobrir a causa destes sintomas, por isso aconselhamos a consulta com o seu médico.

      Estamos à disposição 😉

  31. postado por janaine em 13/06/2018

    Bom dia!
    Posso fazer uso do cogumelo Agaricus junto com óleo de alho?
    Pois já estou tomando óleo de alho para aumentar a imunidade e me surgiu esta dúvida.
    Obg.

    • postado por Relva Verde Produtos Naturais em 19/06/2018

      Olá Janaine,

      Por serem naturais você pode tomar os dois, de acordo com a indicação de uso de cada um.

      Estamos à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *